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Komatsu apresenta dozer semiautônomo

Projeto foi desenvolvido para pedreiras, poços e outras aplicações em condições extremas, que podem colocar o operador em risco

Equipment World

01/06/2016 12h30 | Atualizada em 01/06/2016 18h40

Durante evento para clientes em Cartersville, na Geórgia, a Komatsu lançou uma versão com controle remoto para o modelo D155AXi-8, tornando o dozer o primeiro da marca a ser equipado com controle integrado de operação.

Equipada com motor Komatsu SAA6D140E-7 Tier 4 Final de 354 hp, a máquina semiautônoma é destinada a operações em condições extremas. De acordo com Peter Robson, diretor de máquinas inteligentes da marca, o projeto foi desenvolvido para pedreiras, poços e outras aplicações que podem colocar o operador em risco ou mesmo fazer a operação tornar-se mais árdua na cabine.

O controle remoto via radio opera em um raio de 100 m, permitindo a operação tamb

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Durante evento para clientes em Cartersville, na Geórgia, a Komatsu lançou uma versão com controle remoto para o modelo D155AXi-8, tornando o dozer o primeiro da marca a ser equipado com controle integrado de operação.

Equipada com motor Komatsu SAA6D140E-7 Tier 4 Final de 354 hp, a máquina semiautônoma é destinada a operações em condições extremas. De acordo com Peter Robson, diretor de máquinas inteligentes da marca, o projeto foi desenvolvido para pedreiras, poços e outras aplicações que podem colocar o operador em risco ou mesmo fazer a operação tornar-se mais árdua na cabine.

O controle remoto via radio opera em um raio de 100 m, permitindo a operação também da lâmina. O controle inteligente (iMC) permite que o dozer e a lâmina se comuniquem graças ao emparelhamento dos cilindros hidráulicos equipados com sensores e ao uso de uma unidade de medição inercial. O sistema é acionado automaticamente, sendo que a lâmina é corrigida para o grau correto durante a operação e, depois, levantada ao se obter o carregamento máximo.

O modelo D155AXi-8 é o maior dozer de esteiras iMC já lançado pela Komatsu, que incluiu no projeto transmissão automática e conversor de torque para selecionar a melhor configuração de acordo com as condições do canteiro e de carga. Ao transferir energia do motor diretamente para a transmissão, a perda de potência é eliminada, enquanto o consumo de combustível é reduzido em cerca de 10%, garante a empresa.

 

 

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