Agronegócio
Assessoria de Imprensa
09/05/2018 09h28 | Atualizada em 09/05/2018 13h03
A tecnologia aplicada no campo tem permitido que o agronegócio brasileiro cresça e é o ponto principal para os bons resultados da agricultura.
Segundo o estudo realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), a estimativa é que, até 2025, o impacto do uso de IoT (Internet of Things, traduzindo para o português como Internet das Coisas) no campo alcance US$ 5 bilhões e US$ 21 bilhões.
Com esses prognósticos positivos em relação ao uso da tecnologia no campo, a John Deere busca inserir a tecnologia no dia a dia do produtor rural, apresentando soluções e maquinários que atendem o campo.
<...A tecnologia aplicada no campo tem permitido que o agronegócio brasileiro cresça e é o ponto principal para os bons resultados da agricultura.
Segundo o estudo realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), a estimativa é que, até 2025, o impacto do uso de IoT (Internet of Things, traduzindo para o português como Internet das Coisas) no campo alcance US$ 5 bilhões e US$ 21 bilhões.
Com esses prognósticos positivos em relação ao uso da tecnologia no campo, a John Deere busca inserir a tecnologia no dia a dia do produtor rural, apresentando soluções e maquinários que atendem o campo.
Com esse conceito, durante a Agrishow, a fabricante lançou o Conectividade Rural, que tem como objetivo levar acesso à internet aos agricultores brasileiros, preenchendo a lacuna de infraestrutura do país, para que as tecnologias destinadas a melhorar a agricultura possam ser utilizadas em todo o seu potencial.
A iniciativa, em parceria com a Trópico – empresa dedicada ao desenvolvimento, produção e distribuição de modernos equipamentos de telecomunicações –, consiste na instalação de torres de transmissão de acordo com o perfil de cada produtor, que permitirão que ele esteja conectado à internet, mesmo em locais onde as operadoras móveis não alcançam.
“O Conectividade Rural representa a real conexão entre a lavoura, as máquinas e as pessoas. A partir dele, o agricultor pode transferir o escritório par ao campo e integrar todas as plataformas e softwares da John Deere, além de programas externos, para gerenciar sua propriedade e seus colaboradores a qualquer momento e em qualquer lugar”, explica Paulo Hermann, presidente da John Deere Brasil e vice-presidente de vendas e marketing para a América Latina.
Segundo Hermann, hoje, a conexão à internet já é tão importante quanto as estradas para o agronegócio, pois, é a partir dela que é possível transportar as informações.
“Não adianta termos diversas tecnologias embarcadas se o sinal disponível em campo é falho”, afirma.
Ainda durante o evento, a John Deere anunciou o lançamento do Operation Center, que consiste em uma plataforma de gerenciamento de dados online que integra todas as informações do campo, de máquinas a sensores, permitindo que sejam monitorados online vários indicadores como os relativos a plantio, aplicações de insumos até a colheita.
“O Operations Center, aliado ao Conectividade Rural, será peça-chave para transformar de vez a agricultura de precisão no que chamamos agricultura de decisão”, observa Herrmann.
A empresa tem investido mundialmente cerca de US$ 4 milhões em pesquisa e inovação. No Brasil conta com o Centro de Agricultura de Precisão e Inovação (CAPI) em Indaiatuba, SP.
23 de junho 2020
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