Assessoria de Imprensa
21/10/2025 12h56 | Atualizada em 21/10/2025 13h34
A JCB foi fundada em 23 de outubro de 1945 por Joseph Cyril Bamford CBE em uma pequena garagem na cidade mercantil de Uttoxeter, em Staffordshire, na Inglaterra.
A base para o crescimento foi a fabricação de um reboque basculante feito com sucata da guerra, hoje orgulhosamente exposto no showroom da sede mundial.
Em 1947, a empresa estava em expansão quando Bamford mudou-se para um estábulo em Crakemarsh Hall, a poucos quilômetros de distância.
Em 1950 a JCB estava novamente em mudança, desta vez para uma antiga fábrica de queijo em Rocester, onde atualmente se encontra a sede mundial.
O ano de 1953 revelou-se crucial para novos produtos, quando
...A JCB foi fundada em 23 de outubro de 1945 por Joseph Cyril Bamford CBE em uma pequena garagem na cidade mercantil de Uttoxeter, em Staffordshire, na Inglaterra.
A base para o crescimento foi a fabricação de um reboque basculante feito com sucata da guerra, hoje orgulhosamente exposto no showroom da sede mundial.
Em 1947, a empresa estava em expansão quando Bamford mudou-se para um estábulo em Crakemarsh Hall, a poucos quilômetros de distância.
Em 1950 a JCB estava novamente em mudança, desta vez para uma antiga fábrica de queijo em Rocester, onde atualmente se encontra a sede mundial.
O ano de 1953 revelou-se crucial para novos produtos, quando Bamford inventou a retroescavadeira, com o lançamento do modelo JCB Mk 1.
Museu na sede de Rocester preserva a memória de uma epopeia
industrial e o legado de um visionário | Imagem: Marcelo Januário
Em 1953, o famoso logotipo da JCB foi usado pela primeira vez, sendo registrado como marca comercial cinco anos depois.
Com o início da década de 1960, a empresa também passou a aproveitar novas ferramentas para gerar negócios e promover a marca.
Em 1961, a JCB Aviation foi criada e o primeiro avião da empresa, um bimotor de Havilland Dove, fez seu voo inaugural.
Em 1962, a JCB Dancing Diggers fez sua primeira apresentação e a primeira subsidiária internacional foi inaugurada na Holanda.
Um ano depois, foi lançada a retroescavadeira JCB 3C, um projeto clássico reconhecido mundialmente.
Em 1964, a JCB exportou sua primeira máquina para os Estados Unidos – uma retroescavadeira 4C.
Em 1969, a empresa produziu um recorde de 4.500 máquinas e, nessa altura, já exportava mais de metade delas.
Em reconhecimento ao sucesso nas exportações, a empresa recebeu seu primeiro Queen's Award – o primeiro de 27 prêmios do tipo.
Foi um ano de prêmios, pois Bamford também se tornou Comandante do Império Britânico (CBE) em homenagem aos feitos da empresa nas exportações.
No início de 1970, a JCB iniciou suas atividades nos EUA, estabelecendo uma base em Whitemarsh, Baltimore.
Entre 1971 e 1973, o faturamento dobrou para £ 40 milhões.
Em 1975, o fundador se aposentou, dizendo à equipe em uma mensagem de despedida na qual ungia o filho como sucessor.
Expansão – E assim começou uma nova era, que veria uma enorme expansão tanto das instalações de fabricação quanto da linha de produtos.
Em 1972, foi inaugurada a JCB França. Em 1977, foi lançada a empilhadeira telescópica Loadall, que se tornou um dos produtos de maior sucesso na história da JCB.
Em 1978, outro marco foi alcançado, com a construção da segunda fábrica no Reino Unido, a JCB Transmissions, em Wrexham.
Mas foi a decisão de iniciar a fabricação na Índia em 1979 que marcou o início de um período de expansão global, quando Anthony Bamford percebeu o potencial desse mercado.
Hoje, a JCB possui fábricas em Nova Délhi, Pune, Jaipur e Vadodara, tornando o país o maior mercado da JCB depois do Reino Unido.
A JCB Índia produziu a 500.000ª máquina em 2023.
A inovação de produtos continuou a ser a força motriz da empresa e, em 1985, foi lançada a retroescavadeira 3CX Sitemaster, que se tornou a retroescavadeira mais vendida da marca.
Foi também naquele ano que a empresa comemorou a produção de sua 100.000ª retroescavadeira.
Em 1988, foi revelada a JCB GT, uma retroescavadeira capaz de atingir 160 km/h.
Em 1990, a JCB estava se expandindo para novos campos com o lançamento do trator JCB Fastrac – o primeiro modelo de alta velocidade com suspensão total do mundo, desenvolvido ao custo de £ 12 milhões.
O desenvolvimento de produtos continuou com o lançamento da retroescavadeira 2CX em 1990, seguida três anos depois pela 1CX, ainda menor.
Em 1997, foi lançada a empilhadeira Teletruk, que pode levantar e colocar cargas sobre obstáculos.
Em 1998, a JCB abriu sua segunda fábrica em Wrexham, no País de Gales e, um ano depois, abriu a JCB Earthmovers em Cheadle, Staffordshire.
Em 2000, as primeiras máquinas começaram a sair da linha de produção na nova sede norte-americana da JCB em Savannah, Geórgia.
Em 1º de março de 2001, as bandeiras nas fábricas da JCB em todo o mundo foram hasteadas a meio mastro após a notícia da morte do fundador da empresa, Joseph Cyril Bamford.
Em 2004, os funcionários se reuniram na sede mundial para uma foto comemorativa para marcar a produção da 500.000ª máquina.
Foi também o ano em que a JCB deu um passo ousado na produção de motores com o lançamento do motor Dieselmax, fabricado na JCB Power Systems em Derbyshire.
Em 2005, a JCB inaugurou sua fábrica em Pudong, na China, e anunciou a maior encomenda da sua história: um contrato de US$ 140 milhões para fornecer ao Exército dos EUA uma retroescavadeira de alta velocidade, conhecida como High Mobility Engineer Excavator (HMEE).
Em 2008, a JCB Heavy Products — que fabrica escavadeiras sobre esteiras e rodas — mudou-se para uma nova fábrica nos arredores de Uttoxeter.
Em 2009, seguiu-se um investimento de £ 40 milhões na fábrica de Ballabgarh, na Índia, para criar a maior fábrica de retroescavadeiras do mundo.
A escassez nacional de engenheiros inspirou Lord Bamford a fundar a JCB Academy em Rocester, Staffordshire, em 2010, para treinar os engenheiros e líderes empresariais do futuro do país.
A JCB também anunciou um projeto de US$ 40 milhões para desenvolver uma nova linha de minicarregadeiras e carregadeiras de esteira, a ser fabricada na sede na América do Norte.
Marcos históricos – A produção global se expandiu para o Brasil em 2012, quando foi inaugurada oficialmente uma fábrica de £ 63 milhões no estado de São Paulo.
Fábrica brasileira no interior de São Paulo recebeu investimento de £ 63 milhões | Imagem: JCB
Naquele ano, a companhia também comemorou a conquista de um pedido de £ 60 milhões para mais de 1.000 retroescavadeiras do governo brasileiro.
Na Índia, a produção no novo complexo fabril da JCB em Jaipur começou em 2014, no valor de £ 62 milhões, e foram anunciados planos para uma nova sede de £ 20 milhões para a JCB Alemanha, em Colônia.
Em 2015, a JCB comemorou seu 70º aniversário com o lançamento da nova retroescavadeira compacta 3CX, uma máquina 35% menor que sua irmã maior.
Um ano de marcos importantes se deu em 2016, quando a empresa comemorou a produção do 200.000º manipulador telescópico Loadall.
No mesmo ano, a fabricante também marcou a produção de sua 100.000ª miniescavadeira e comemorou 25 anos de produção do trator Fastrac.
Foi ainda o ano em que o novo JCB Hydradig foi lançado, com aclamação internacional.
O ano de 2017 também foi importante, com o lançamento de uma nova linha de equipamentos de acesso motorizados, após dois anos de desenvolvimento secreto.
No final do ano, a JCB comemorou a produção de seu 500.000º motor.
Em 2018, a principal revelação foi a primeira escavadeira elétrica da JCB, modelo 19C-1E.
O ano viu ainda o lançamento da linha de escavadeiras sobre esteiras X-Series, além do início da fabricação de dumpers em Rocester.
A JCB também anunciou investimento de £ 50 milhões em uma nova fábrica para cabines em Uttoxeter.
Em 2019, a nova miniescavadeira elétrica estava em plena produção na JCB Compact Products em Cheadle, Staffordshire, com as primeiras 50 encomendas entregues aos clientes.
Em 2019, o presidente Lord Bamford inaugurou oficialmente uma nova sede de £ 50 milhões para a JCB Alemanha.
Em 2020, foi lançada uma linha renovada de tratores JCB Fastrac Série 4000, com novas opções de pneus e um diferencial de eixo dianteiro com bloqueio para maior tração no campo.
Em março de 2020, a JCB comemorou a produção da 750.000ª retroescavadeira.
Quando as linhas de produção reabriram após a pandemia, a empresa apresentou a primeira escavadeira (220X, de 20 ton) movida a hidrogênio do setor de construção.
No ano seguinte, a fábrica de Derbyshire recebeu investimento de mais de £ 100 milhões para produzir uma linha de motores a hidrogênio supereficientes.
Também em 2021, a revolucionária máquina Pothole Pro foi apresentada.
Em 2022, a miniescavadeira elétrica da JCB, vencedora de dois prêmios, marcou um marco significativo em sua curta história: a produção da milésima máquina.
A mais nova fábrica no Reino Unido, a JCB Cab Systems, foi inaugurada oficialmente em novembro de 2022.
Pioneirismo – Com a chegada de 2023, o motor de combustão a hidrogênio da JCB foi apresentado pela primeira vez na exposição ConExpo-CON/AGG 2023, em Las Vegas.
Com investimentos massivos em tecnologias de hidrogênio, a marca
tornou-se uma das líderes na transição energética | Imagem: JCB
No outono de 2023, a JCB anunciou que iria construir uma nova fábrica em San Antonio, Texas – o maior investimento em seus 78 anos de história.
Em 2024, JCB lançou o DualDrive, a mais recente inovação para aumentar a produtividade de seus modelos de retroescavadeiras, que permite que o operador dirija e reposicione a máquina enquanto fica de frente para a escavadeira, sem precisar virar o assento para a posição frontal.
Em outubro de 2024, a JCB marcou outro importante marco com a fabricação com a produção de seu milionésimo motor.
Em janeiro, a milionésima retroescavadeira da JCB saiu da linha de produção.
Em 2025, a JCB obteve a primeira homologação completa da União Europeia (EU) para o seu motor a hidrogênio para utilização em máquinas móveis não rodoviárias.
“Os clientes da JCB aguardam pacientemente que nossos equipamentos movidos a hidrogênio façam a diferença em seus locais de trabalho. Eles não terão que esperar muito mais tempo”, afirmou Lord Bamford.
A JCB Transmissions produzirá em breve seu terceiro milhão de componentes, e o ano de comemorações culminará em 23 de outubro – um momento verdadeiramente histórico na história da indústria britânica e mundial.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade