Corporativo
WEBTRANSPO
24/05/2010 14h29 | Atualizada em 24/05/2010 17h31
Nesta quinta-feira, 20, a Iveco inaugurou oficialmente o COPI (Centro de Operações de Peças da Iveco) em Sorocaba, interior de São Paulo. A empresa transferiu as operações da unidade que possuía em Diadema (SP), com cinco mil metros, para o novo local, onde a área agrega dez mil metros quadrados.
Projetado em 2007, quando a Iveco deu início ao seu plano de expansão no País, o centro recebeu investimentos de R$ 30 milhões. Segundo Maurício Gouveia, Diretor de Pós-Venda da Iveco na América Latina, a unidade visa atender a demanda de crescimento da empresa.
O COPI é compartilhado com a CNH, empresa do Grupo Fiat que atua com máquinas agrícolas e de construção e instalou recentemente uma unidade fabril na cidade de Sorocaba.<
...Nesta quinta-feira, 20, a Iveco inaugurou oficialmente o COPI (Centro de Operações de Peças da Iveco) em Sorocaba, interior de São Paulo. A empresa transferiu as operações da unidade que possuía em Diadema (SP), com cinco mil metros, para o novo local, onde a área agrega dez mil metros quadrados.
Projetado em 2007, quando a Iveco deu início ao seu plano de expansão no País, o centro recebeu investimentos de R$ 30 milhões. Segundo Maurício Gouveia, Diretor de Pós-Venda da Iveco na América Latina, a unidade visa atender a demanda de crescimento da empresa.
O COPI é compartilhado com a CNH, empresa do Grupo Fiat que atua com máquinas agrícolas e de construção e instalou recentemente uma unidade fabril na cidade de Sorocaba.
No local, a Iveco ocupa parte do galpão de distribuição de peças e divide com a CNH a gestão administrativa, segurança, alimentação e controle de portarias, entre outras atividades.
Gouveia mencionou que o espaço pode ser facilmente ampliado já que foi construído com base em um sistema modular. A sinergia com a CNH permitirá a Iveco expandir suas operações com custo reduzido. “Dobramos de tamanho sem aumento de custo operacional. Com isso, podemos ser mais competitivos”, observa o executivo.
Visando melhorar a operação dentro do COPI, a montadora implantou na unidade o Commom Spare Parts System - um novo software de gestão já adotado pela Fiat mundialmente.
O componente permite controlar 100% a movimentação da peça dentro do armazém, desde a entrada até a saída. Nesse mesmo conceito, o software Click contribui para o controle em tempo real do estoque, o que possibilita administrar variáveis em relação à alta nas vendas.
De acordo com a montadora, o COPI contribui de forma direta para a agilidade das operações nas concessionárias. Esses postam os seus pedidos em um portal e acompanham o faturamento, expedição e tempo de trânsito das peças.
Os pedidos de emergência são atendidos em até 24 horas, enquanto os de estoque podem levar de quatro a cinco dias para chegar nas concessionárias fora do Estado. Na Grande São Paulo, a reposição de peças pode ser feita em até 12 horas.
Conceito Sustentável
Projetado dentro do conceito “edifício verde”, o COPI integra, no lugar do asfalto, blocos de concreto que permitem a absorção de chuva pelo solo. O sistema recupera a água para uso em vasos sanitários, jardinagem e sistema anti-incêndio.
O depósito possui teto feito em material translúcido, que diminui a necessidade de energia elétrica em até 15%.
Atualmente, a expedição média da Iveco é de, em média, 80 mil peças e 135 toneladas por mês. As peças têm origem de 150 fornecedores brasileiros e alguns componentes são importados dos centros de distribuição da Iveco na Europa e Argentina.
Foto: Divulgação
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade