Assessoria de Imprensa
09/10/2025 10h53
Em um momento decisivo para a transição energética e a competitividade industrial no mundo, mais uma iniciativa relevante vem à luz com o lançamento oficial do Instituto MBCBrasil.
Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, que se declara “independente e multissetorial”, dedicada a promover soluções concretas para a descarbonização do setor da mobilidade no Brasil.
Com uma proposta de estrutura própria, sólida governança e atuação abrangente, a nova entidade se propõe a apoiar a “transição viável’ do transporte terrestre por meio de soluç&otild
...Em um momento decisivo para a transição energética e a competitividade industrial no mundo, mais uma iniciativa relevante vem à luz com o lançamento oficial do Instituto MBCBrasil.
Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, que se declara “independente e multissetorial”, dedicada a promover soluções concretas para a descarbonização do setor da mobilidade no Brasil.
Com uma proposta de estrutura própria, sólida governança e atuação abrangente, a nova entidade se propõe a apoiar a “transição viável’ do transporte terrestre por meio de soluções disponíveis de baixo carbono.
“O Instituto MBCBrasil nasce para transformar evidências técnicas em políticas públicas e acelerar a adoção de tecnologias sustentáveis no setor”, destaca José Eduardo Luzzi, Presidente do Conselho de Administração do Instituto.
“A criação do Instituto é a materialização de um trabalho coletivo com atuação técnica e política, integrada e inclusiva, com o compromisso de unir inovação, sustentabilidade e competitividade industrial”, completa.
Com tendência de expansão, a nova entidade já reúne uma parte significativa de players do setor de mobilidade, incluindo Abimaq, Abiogás, Abipeças, AEA, Alcopar, Bioind, Biosul, Bosch, Bruning Tecnometal, Conarem, Copersucar, Cummins, IPT, John Deere, Mahle, SAE Brasil, Scania, SIAMIG, SIFAEG, Sindaçúcar-PE, Sindaçúcar-AL, Sindalcool-PB, Stellantis, Toyota do Brasil, TUPY-MWM, ÚNICA e Sindicato dos Trabalhadores.
O Instituto MBCBrasil estruturará sua atuação em três eixos estratégicos: Descarbonização Viável, Tecnologias da Bioeletricidade e Transição Energética Justa.
“Trata-se de um marco histórico para o país, pois unimos segmentos com interesses convergentes em um propósito comum, que é consolidar a posição do Brasil como líder global em mobilidade de baixo carbono, combatendo a desinformação e promovendo ações que beneficiem a economia, gerando emprego e renda”, resume Orlando Merluzzi, Gestor Operacional do Instituto.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade