Corporativo
Assessoria de Imprensa
12/08/2015 07h28 | Atualizada em 12/08/2015 11h51
Em razão da crescente produtividade, puxada pelo uso intensivo de tecnologias, o agronegócio brasileiro segue como setor competitivo nos mercados internacionais de commodities.
Discutir tendências tecnológicas que alavanquem mais a produtividade na agricultura é uma das propostas do 7º Simpósio SAE Brasil de Máquinas Agrícolas, que reunirá indústria, academia e entidades setoriais no dia 2 de setembro, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre, RS.
Segundo Leandro Pires, presidente do encontro, o Brasil atingiu alto nível de competitividade mundial porque apresentou grande eficiência.
“Nos últimos 25 anos, nós dobramos a
...Em razão da crescente produtividade, puxada pelo uso intensivo de tecnologias, o agronegócio brasileiro segue como setor competitivo nos mercados internacionais de commodities.
Discutir tendências tecnológicas que alavanquem mais a produtividade na agricultura é uma das propostas do 7º Simpósio SAE Brasil de Máquinas Agrícolas, que reunirá indústria, academia e entidades setoriais no dia 2 de setembro, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre, RS.
Segundo Leandro Pires, presidente do encontro, o Brasil atingiu alto nível de competitividade mundial porque apresentou grande eficiência.
“Nos últimos 25 anos, nós dobramos a nossa capacidade produtiva enquanto incrementamos as áreas plantadas em quantidade não superior a 20%. Esse dado demonstra que estamos conseguindo produzir mais sobre a mesma terra, o que não seria possível sem a atualização tecnológica do campo”, avalia o engenheiro.
Programação
Organizado pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL, sob o comando do engenheiro Elton Antonello, o encontro é a principal plataforma brasileira de discussão sobre tendências e novas tecnologias em máquinas agrícolas. Este ano haverá quatro palestras e três painéis de debate
No período da manhã, o encontro apresentará perspectivas do agronegócio e a visão dos principais fabricantes de máquinas agrícolas em relação ao mercado. Na abertura, Antônio da Luz, economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsu), ministrará a palestra Fundamentos dos Mercados de Máquinas Agrícolas e Perspectivas para Médio e Longo Prazos.
Em seguida, Carlos Cogo, sócio-diretor da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica, fará a apresentação sobre O Agronegócio Mundial e Brasileiro: Perfil Atual e Tendências de Longo Prazo”. A mediação será do economista Hercílio Matos.
À tarde, o simpósio abordará os avanços em tecnologias para o aumento de produtividade, por meio da integração de máquinas agrícolas, assim como os desafios relacionados ao controle de emissões de motores agrícolas no Brasil.
O painel Produtividade e Tecnologia terá abertura com a apresentação de Ricardo Inamasu, pesquisador e coordenador da Rede Agricultura de Precisão da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que falará sobre A Influência da Automação Agrícola e da Agricultura de Precisão para o Aumento de Produtividade.
Na sequência, o painel contará com debate entre José Paulo Molin, professor e pesquisador da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/ USP), Marcos Arbex, diretor de vendas e marketing da Auteq (John Deere Company), Ricardo Inamasu, pesquisador e coordenador da Rede Agricultura de Precisão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), André Salvador, diretor digital Farming Brasil da Bayer CropScience, e Telmo Jorge Carneiro Amado, professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A mediação do painel será feita por Arno U. Dallmeyer, sócio-fundador da Dallcom Comunicação e Mercado.
O último painel, Introdução do Proconve MAR-I para Máquinas Agrícolas – Tecnologias, Processos e Desafios, será aberto com palestra de Luis Chain Faraj, diretor de marketing e vendas da Cummins, sobre Impacto na Introdução do MAR-I no Mercado de Máquinas Agrícolas”.
Em seguida, haverá debate com Alessandro Silva, responsável pela segurança do produto e homologação para América Latina da CNH Industrial; Alexandre Pott, gerente de gerenciamento de programas de novos produtos – tratores da John Deere; Luis Chain Faraj, diretor de marketing e vendas da Cummins, e Ricardo Huhtala, diretor de manufatura da AGCO Power.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade