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Hyundai aumenta competição no mercado europeu de caminhões a hidrogênio

O novo caminhão Xcient, equipado com células de combustível com durabilidade ampliada, deve chegar à Europa no quarto trimestre

Reuters

01/06/2021 11h00 | Atualizada em 01/06/2021 11h27

A Hyundai Motor planeja vender uma nova família de caminhões movidos a células de combustível na Europa ainda neste ano, ampliando a competição em uma batalha para testar a viabilidade do uso de hidrogênio para movimentar veículos pesados.

O novo caminhão Xcient, equipado com células de combustível com durabilidade ampliada, deve chegar à Europa no quarto trimestre, afirmou o presidente-executivo da Hyundai Hydrogen Mobility (HHM), Mark Freymueller.

A tecnologia de hidrogênio está atrás da motorização por baterias porque é mais cara, mas os defensores afirmam que para transporte de longo percurso

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A Hyundai Motor planeja vender uma nova família de caminhões movidos a células de combustível na Europa ainda neste ano, ampliando a competição em uma batalha para testar a viabilidade do uso de hidrogênio para movimentar veículos pesados.

O novo caminhão Xcient, equipado com células de combustível com durabilidade ampliada, deve chegar à Europa no quarto trimestre, afirmou o presidente-executivo da Hyundai Hydrogen Mobility (HHM), Mark Freymueller.

A tecnologia de hidrogênio está atrás da motorização por baterias porque é mais cara, mas os defensores afirmam que para transporte de longo percurso caminhões equipados têm vantagem.

A Joint venture entre Hyundai e a companhia suíça focada em hidrogênio H2 Energy, a HHM tem alugado caminhões movidos com a tecnologia para clientes comerciais na Suíça desde outubro, no piloto mais avançado do mundo envolvendo o combustível.

A HHM planeja ingressar em outros mercados europeus no próximo ano. “Alemanha e Holanda provavelmente”, comentou Freymueller.

Entre os rivais da Hyundai no desenvolvimento da tecnologia estão Daimler, Volvo e Iveco, que está cooperando com a startup norte-americana de caminhões de baixa emissão de carbono Nikola.

A Europa quer que as emissões de CO2 de caminhões sejam cortadas em um terço até 2030 em relação aos níveis de 2019, ameaçando imposição de maiores impostos e prometendo pedágios 75% mais baratos para veículos “verdes”.

Apesar de mais caro que os motores elétricos, os veículos a hidrogênio potencialmente vão se beneficiar do interesse da Europa em incentivar a tecnologia.

Um estudo da consultoria Berylls Strategy Advisors afirma que até 2030, 25% das vendas de caminhões novos na Europa serão de modelos movidos a bateria e 10% a células de hidrogênio.

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