Assessoria de Imprensa
29/10/2021 11h00 | Atualizada em 29/10/2021 15h17
Uma grua de 25 toneladas está trabalhando na construção da Ponte Anji Khad, a primeira ponte ferroviária estaiada da Índia, suspensa sobre um desfiladeiro e que deve ser entregue em dezembro de 2022 ao custo de 40 milhões de euros.
Trata-se de um projeto histórico para a infraestrutura ferroviária indiana, reconhecido como uma maravilha da engenharia graças às dificuldades envolvidas no processo de construção e à tecnologia utilizada.
Em janeiro de 2017, a Indian Railways concedeu à HCC (Hindustan Construction Company) o contrato para a construção da ponte para o Projeto Udhampur Srinagar Baramulla Rail Link
...Uma grua de 25 toneladas está trabalhando na construção da Ponte Anji Khad, a primeira ponte ferroviária estaiada da Índia, suspensa sobre um desfiladeiro e que deve ser entregue em dezembro de 2022 ao custo de 40 milhões de euros.
Trata-se de um projeto histórico para a infraestrutura ferroviária indiana, reconhecido como uma maravilha da engenharia graças às dificuldades envolvidas no processo de construção e à tecnologia utilizada.
Em janeiro de 2017, a Indian Railways concedeu à HCC (Hindustan Construction Company) o contrato para a construção da ponte para o Projeto Udhampur Srinagar Baramulla Rail Link (USBRL), que está sendo desenvolvido pela Konkan Railway Corporation Limited (empresa pública da Índia) conectando as estações Katra e Reasi da linha Jammu-Baramulla.
Inicialmente, foi planejada uma ponte em arco, porém o comitê técnico decidiu que o local era inadequado para esse tipo de construção devido à instabilidade geológica.
Assim, optou-se por construir uma ponte estaiada de torre única com 750 metros de comprimento e vão central de mais de 260 metros, suspensa 331 metros acima do leito do rio Chenab.
Para atender às exigências do projeto e ao desafio envolvido na construção da torre em local tão remoto e complexo, a HCC selecionou um guindaste 21CM550, da série 2100 da Comansa.
Além dos desafios logísticos ligados aos aspectos topográficos, a construção exige o uso de um sistema de proteção contra raios, projetado para evitar danos aos dispositivos eletrônicos do equipamento.
“Graças à montagem facilitada e à reduzida necessidade de espaço, o guindaste flat-top patenteado superou os desafios logísticos ligados à complexa topografia da área. Além disso, a troca automática de cabo trolley, juntamente ao sistema Power Lift, permite que cargas variáveis sejam içadas com eficiência”, comenta a fabricante, destacando ainda a importância do serviço técnico e da disponibilidade de peças de reposição na operação.
Ponte estaiada já é considerada uma maravilha da engenharia
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