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Guindaste da Terex desloca veículo espacial nos EUA

Modelo CC 2800-1 foi utilizado no transporte do Space Shuttle Discovery, de 89 toneladas

Cranes Today

17/07/2012 09h32 | Atualizada em 18/07/2012 10h44

A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) utilizou um guindaste Terex CC 2800-1 de 600 t para posicionar o Space Shuttle Discovery no local onde ficará guardado após sua última missão exploratória.

Como os equipamentos especializados da agência só podem ser utilizados em seus centros espaciais, foi necessário empregar o modelo CC 2800-1 para desembarcar o veículo espacial de 89 ton das “costas” de um avião Boeing 747, colocá-lo no chão e rebocá-lo até o Museu Aeroespacial do Instituto Smithsonian, em Washington.

A J. F. Lomma, empresa contratada para a missão, começou a planejar a operação há cerca de dois anos. Foram necessários dois içamentos: um para descer

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A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) utilizou um guindaste Terex CC 2800-1 de 600 t para posicionar o Space Shuttle Discovery no local onde ficará guardado após sua última missão exploratória.

Como os equipamentos especializados da agência só podem ser utilizados em seus centros espaciais, foi necessário empregar o modelo CC 2800-1 para desembarcar o veículo espacial de 89 ton das “costas” de um avião Boeing 747, colocá-lo no chão e rebocá-lo até o Museu Aeroespacial do Instituto Smithsonian, em Washington.

A J. F. Lomma, empresa contratada para a missão, começou a planejar a operação há cerca de dois anos. Foram necessários dois içamentos: um para descer o Discovery do avião transportador e outro para colocar o Enterprise – cujo lugar o Discovery ocupou – no 747 que o levaria para sua nova casa, no Intrepid Museum, em Nova Iorque.

O guindaste foi configurado com uma lança principal de 54 m e contrapeso principal de 160 ton, além de um mastro Superlift (extensão que aumenta o potencial de içamento) de 30 m com 124,7 ton de contrapeso adicional. "Normalmente, um içamento como este requer somente 99,7 ton no kit Superlift, mas por segurança a NASA exigiu um reforço extra de 24,9 ton", explicou Josh Barnett, representante de serviços de campo da Terex. “De fato, esta foi uma experiência única.”

Na etapa final da operação, o guindaste manteve a nave um pouco acima do solo, enquanto a equipe de apoio utilizou a própria potência hidráulica auxiliar do Discovery para acionar seu trem de pouso e posicioná-lo em definitivo no museu.

 

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