Assessoria de Imprensa
06/05/2025 03h34
Marca parceira com soluções diversificadas, a FPT Industrial apresentou na Agrishow 2025 motores ainda mais sustentáveis para o campo, com uma abordagem focada em combustíveis como etanol, alternativa limpa e econômica, e a remanufatura de motores, pilar sustentável que amplia a vida útil dos componentes dos veículos e reduz significativamente os resíduos e as emissões.
Durante o evento, realizado de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto, SP, a marca do Iveco Group aproveitou a proximidade com o público de uma das maiores feiras agrícolas do mundo para apresentar os motores N67 Etanol e CURSOR 13 Etanol, junto à Case IH, os mo
...Marca parceira com soluções diversificadas, a FPT Industrial apresentou na Agrishow 2025 motores ainda mais sustentáveis para o campo, com uma abordagem focada em combustíveis como etanol, alternativa limpa e econômica, e a remanufatura de motores, pilar sustentável que amplia a vida útil dos componentes dos veículos e reduz significativamente os resíduos e as emissões.
Durante o evento, realizado de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto, SP, a marca do Iveco Group aproveitou a proximidade com o público de uma das maiores feiras agrícolas do mundo para apresentar os motores N67 Etanol e CURSOR 13 Etanol, junto à Case IH, os motores CURSOR 11 Reman e N67, no espaço da Tracan/TMA.
Como parte da sua estratégia para descarbonização e geração de fontes de energia renováveis no Brasil e na América Latina, a FPT Industrial confirmou recentemente investimentos de R$ 127 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão, no período de 2024 a 2028.
“A FPT Industrial tem um papel fundamental na descarbonização e no cumprimento de metas globais, com grandes oportunidades na América Latina”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.
“Ao apresentar soluções movidas a etanol e remanufaturadas na Agrishow 2025, aprimoramos a sustentabilidade de toda a linha, fortalecendo nossa posição em oferecer soluções de powertrain de baixo impacto ambiental”.
Etanol – Na América Latina, a FPT Industrial entende que a solução para a descarbonização começa por tecnologias adequadas ao grande potencial em biocombustíveis da região. Dentro dessa estratégia, a marca desenvolveu, em parceria com a CNH, os motores N67 Etanol e CURSOR 13 Etanol com Ciclo Otto, com conceito semelhante ao de carros flex.
Entre os benefícios do uso do etanol estão o fato de ser um combustível renovável, que reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 90% em relação aos combustíveis fósseis, além de proporcionar redução de custos operacionais com transporte e logística e ter menos oscilações de preços, em relação aos derivados do petróleo.
A primeira fase do projeto, com o motor CURSOR 13 Etanol, foi apresentada durante a Agrishow 2024.
O motor seguiu para testes de bancada e foi introduzido em uma colhedora de duas linhas da série Austoft 9000, da Case IH, para ser levado para o campo, em uma usina de cana-de-açúcar. Os resultados foram positivos e a máquina voltará a campo no início da próxima colheita. Completando o ciclo produtivo, o motor N67 Etanol será aplicado no trator Case IH Puma 230, que atua no apoio da colheita.
“O etanol é um combustível sustentável, já conhecido do Brasil, grande produtor mundial, e de fácil investimento por parte do produtor rural, com grande demanda da indústria sucroalcooleira. A apresentação dos motores a etanol abre caminho para um portfólio de máquinas movidas pelo combustível”, aponta Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial para a América Latina.
“A FPT Industrial desenvolveu motores próprios para funcionar com o combustível. A receita de ter motores ciclo Otto é um grande diferencial em relação a outros motores do mercado. Não são motores diesel adaptados. Tratam-se de novos desenvolvimentos que consideram as especificidades do etanol”, acrescenta.
Original Reman – Dentro do conceito de lifecycle thinking do Iveco Group, em que os recursos são utilizados integralmente pelo maior tempo possível, o Original Reman FPT oferece uma ampla gama de remanufatura, que inclui os motores F1A, F1C, N67, CURSOR 11 e CURSOR 13, turbos compressores, cabeçotes, bicos injetores e bombas de alta pressão.
A solução garante economia de custos na aquisição, comparada à troca por um motor novo, atende todas as especificações de fábrica, além de reduzir o tempo de máquina ou veículo parado, com orçamento imediato no momento da avaliação do motor usado.
De acordo com o executivo, o motor Reman traz de volta a vida inicial do motor, reestabelecendo aspectos de originalidade de potência, consumo de combustível e consumo de óleo lubrificante, garantindo a disponibilidade do veículo.
Em todo o mundo, a FPT Industrial remanufatura 12.000 motores e transmissões e 22.000 peças de reposição anualmente.
28 de maio 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade