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Foton apresenta caminhão 100% elétrico voltado para entregas urbanas

O iBlue é um caminhão semileve da Foton que já vem sendo comercializado nas concessionárias da marca em todo o país

Assessoria de Imprensa

03/04/2024 09h42 | Atualizada em 17/04/2024 11h16

Um caminhão semileve 100% elétrico, com baixo custo operacional e que foi projetado para gerar o mínimo de impacto ambiental e sonoro durante operações urbanas de entrega de carga.

Este é o iBlue, caminhão semileve da Foton que já está vem sendo comercializado nas concessionárias da marca em todo o país.

Com Peso Bruto Total (PBT) de 6.000 kg e capacidade máxima de carga útil de 3.575 kg, o iBlue vem equipado com duas baterias CATL de 81 kWh cada uma, que acionam um motor com potência contínua de 64 kW (87 cv) e potência máxima de 115 kW (156 cv).

“O caminhão não emite polu

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Um caminhão semileve 100% elétrico, com baixo custo operacional e que foi projetado para gerar o mínimo de impacto ambiental e sonoro durante operações urbanas de entrega de carga.

Este é o iBlue, caminhão semileve da Foton que já está vem sendo comercializado nas concessionárias da marca em todo o país.

Com Peso Bruto Total (PBT) de 6.000 kg e capacidade máxima de carga útil de 3.575 kg, o iBlue vem equipado com duas baterias CATL de 81 kWh cada uma, que acionam um motor com potência contínua de 64 kW (87 cv) e potência máxima de 115 kW (156 cv).

“O caminhão não emite poluentes, não gera gastos com combustíveis e possui nível de ruído próximo de zero quando está em movimento”, afirma Darren Lu, Gerente Geral da Foton no Brasil.

Entre seus itens de série, o veículo traz freio auxiliar, controle de assistência em subida, farol automático, farol de milha, MP3 com USB, vidros elétricos, ar-condicionado e alarme.

Já a cabine é espaçosa, com design moderno e para-brisas e retrovisores com ótima visibilidade para o condutor.

Suas dimensões compactas, por sua vez, permitem que o iBlue cruze grandes cidades com muita agilidade: o caminhão tem comprimento total de 5.960 mm, largura máxima dianteira de 2.260 mm e distância entre eixos de 3.360 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 4.140 mm.

Também vem com sistema de freio hidráulico com ABS (Sistema de Freios Anti-travamento) + EBD (Distribuição Eletrônica dos Freios) + ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), ajuste automático de folga e impulsionador de vácuo. E o freio de estacionamento conta com acionamento com trava de tambor central.

“Antes de ser importado para o Brasil, o iBlue foi testado e aprovado nas grandes cidades da China, muitas das quais com características semelhantes às metrópoles do Brasil. O veículo provou ser capaz de realizar operações logísticas em grandes cidades gerando baixíssimos impactos no meio ambiente e entregando excepcionais resultados para frotistas e empresários”, afirma Darren Lu.

Após receber uma carga completa, o iBlue tem autonomia para rodar por aproximadamente 200 km.

Para recarregar o caminhão no Brasil, os clientes utilizam estações de recarga CCS TIPO 2, hoje disponíveis em diversos pontos do País.

“Quando um frotista adquire o iBlue, ele é detalhadamente assessorado pelos técnicos de nossa rede de concessionárias sobre as soluções de carregamento perfeitas para o caminhão e onde encontrar as estações de carregamento, cada vez mais presentes no Brasil”, diz Darren. “Além disso, muitos clientes adquirem suas próprias estações de carregamento de baixa potência, para carregar o veículo durante a noite”.

A Foton também desenvolveu, no Brasil, ampla rede de distribuição de peças de reposição para o iBlue.

“Possuímos um grande estoque de peças do iBlue no Brasil. As peças da carroceria, por exemplo, são semelhantes às dos modelos de motor a diesel que comercializamos no país. E temos fartura de peças específicas do iBlue”, afirma Darren.

Além disso, a garantia do Foton iBlue EIC é de 5 anos ou 200 mil km rodados. O sistema EIC inclui bateria de alimentação, sistema de gerenciamento do veículo, unidade eletrônica de potência, motor de acionamento e unidade de distribuição de energia.

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