Corporativo
Assessoria de Imprensa
11/03/2015 08h19 | Atualizada em 11/03/2015 18h21
A fábrica brasileira da Volvo Construction Equipment completa 40 anos em 2015. Com um dos maiores índices de qualidade do Grupo Volvo e reconhecida internacionalmente por seus projetos inovadores, segundo a empresa, a planta é atualmente um dos principais elos do sistema industrial global da corporação.
Única unidade fabril da Volvo CE na América Latina, produz carregadeiras, motoniveladoras, caminhões articulados, escavadeiras, retroescavadeiras e compactadores de solo.
“São 40 anos de experiência”, comemora Wladimir Garcia, diretor-geral da fábrica, destacando que, de um fornecedor exclusivamente local nos anos 70, a planta brasileira passou a provedor mundia
...A fábrica brasileira da Volvo Construction Equipment completa 40 anos em 2015. Com um dos maiores índices de qualidade do Grupo Volvo e reconhecida internacionalmente por seus projetos inovadores, segundo a empresa, a planta é atualmente um dos principais elos do sistema industrial global da corporação.
Única unidade fabril da Volvo CE na América Latina, produz carregadeiras, motoniveladoras, caminhões articulados, escavadeiras, retroescavadeiras e compactadores de solo.
“São 40 anos de experiência”, comemora Wladimir Garcia, diretor-geral da fábrica, destacando que, de um fornecedor exclusivamente local nos anos 70, a planta brasileira passou a provedor mundial, enviando atualmente máquinas da marca para toda a América Latina e para os principais mercados internacionais, como Estados Unidos, Europa e Ásia. Cerca de 60% da produção é hoje voltada para o Brasil e o restante é exportado.
Localizada em Pederneiras, a 330 Km de São Paulo, a unidade local foi pioneira em muitos momentos. É a primeira planta multiproduto da Volvo CE em todo o mundo, fabricando paralelamente vários modelos nas mesmas instalações. Também foi inédita ao operar com duas marcas, produzindo máquinas Volvo e SDLG.
“Fomos vanguarda em diversas situações”, lembra Garcia. Com foco em melhoria contínua, foi ainda a primeira do Grupo a fazer usinagem a seco e está entre as líderes mundiais em Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta).
A fábrica do Brasil começou a operar em 1975, quando ainda funcionava com a marca Clark Michigan, para a produção de empilhadeiras e pás-carregadeiras. Em 1984, a Volvo forma uma nova unidade industrial, a VME (Volvo Michigan Euclid). Em 1995, a VME é incorporada ao Grupo Volvo. Nos anos seguintes, Pederneiras passa a fazer parte do sistema industrial mundial da marca.
A fábrica funciona num terreno de 390 mil m², em uma área construída de 75,3 mil m². Atualmente, 648 pessoas trabalham no local.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade