P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
EVENTOS
Voltar

Exposibram 2022 atualiza mercado de mineração

Feira volta em edição presencial em Belo Horizonte entre os dias 12 e 15 de setembro

Assessoria de Imprensa

12/09/2022 18h07 | Atualizada em 13/09/2022 11h33

Considerada um dos maiores eventos do setor na América Latina, a Exposibram 2022 – Expo & Congresso Brasileiro de Mineração acontece entre os dias 12 e 15 de setembro, no pavilhão da ExpoMinas, em Belo Horizonte (MG).

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o evento volta a ser realizado de forma presencial, reunindo a cadeia produtiva da mineração e apresentando as principais tendências em tecnologia, equipamentos, produtos ligados à indústria mineral, projetos minerários, dados sobre investimentos, dentre outros assuntos.

Nesta edição, a área da exposição conta com mais d

...

Considerada um dos maiores eventos do setor na América Latina, a Exposibram 2022 – Expo & Congresso Brasileiro de Mineração acontece entre os dias 12 e 15 de setembro, no pavilhão da ExpoMinas, em Belo Horizonte (MG).

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o evento volta a ser realizado de forma presencial, reunindo a cadeia produtiva da mineração e apresentando as principais tendências em tecnologia, equipamentos, produtos ligados à indústria mineral, projetos minerários, dados sobre investimentos, dentre outros assuntos.

Nesta edição, a área da exposição conta com mais de 13 mil m² e cerca de 450 estandes. Confira alguns destaques preparados pela redação da Revista M&T.


ArcelorMittal – Como patrocinadora da Exposibram 2022, a empresa será responsável pela gestão do resíduo gerado pelo evento, separação dos materiais e encaminhamento para reciclagem ou correta destinação.

A empresa também está representada no Congresso com o painel “Mudanças Climáticas: Guia e Ações Setoriais”, no qual Guilherme Corrêa Abreu, gerente geral de Sustentabilidade da empresa, é um dos palestrantes.

Na abertura da feira, Raquel Bonesana, gerente geral de Segurança e Saúde Ocupacional da ArcelorMittal, Aércio Januzzi, gerente de Tecnologia e Mineração CTO, e Paulo Ermelindo Vasconcelos, mecânico de Manutenção Industrial da Mina do Andrade, recebem do Ibram uma placa comemorativa dos 30 anos de atividade da mina sem registro de acidente de trabalho com perda de tempo.

A empresa também foi responsável pela doação e entrega de 500 quilos de rejeitos da Mina do Andrade ao ateliê-escola Cerâmica Santana, que é um projeto social em andamento no Aglomerado da Serra, a maior favela de Belo Horizonte. Com o material, o ceramista Alex Santana e seus alunos produziram 480 peças que foram adquiridas pelo Ibram e estarão expostas durante o evento.


Bamin – A Bamin apresenta soluções de logísticas integrada, incluindo o Porto Sul, em Ilhéus (BA) e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), Trecho 1, que ligará Caetité a Ilhéus, com 537 km de extensão.

“Em 2026, quando a FIOL trecho 1 e o Porto Sul estiverem prontos, iremos produzir 26 milhões de toneladas de minério de ferro”, afirma Eduardo Ledsham, CEO da empresa.

Durante a Exposibram, Ledsham, é um dos palestrantes no Congresso Brasileiro de Mineração, além de Eduardo de Come, diretor executivo de finanças da Ero Brasil e Mauro Barros, sócio & CEO da Ore Investments.


Belgo Bekaert – Player nacional na produção e transformação de arames de aço, a empresa apresenta a nova linha “easyworks” de gabiões de malha soldada, lançada em agosto pela marca Belgo GeoTech, e a linha de produtos 100% adequados à NR-12, da unidade de negócios Belgo Protec.

“Inédito no Brasil, o projeto easyworks é composto pelos gabiões easy S e monotecR, resulta de dois anos de estudos e pesquisas da Belgo Geotech, incluindo imersões em uma planta da Bekaert na República Tcheca, especializada em gabiões soldados”, conta o gerente de negócios da Belgo GeoTech, Emerson Ananias.

Já a Belgo Protec traz suas soluções em barreiras físicas e móveis para máquinas e equipamentos. Destaque para a linha de módulos para proteção física na lateral de correias transportadoras, impedindo o acesso do trabalhador aos roletes giratórios e à correia de borracha fracionada por puxadores.

“Além disso, o Protec permite que o operador visualize toda a operação, ampliando a prevenção à integridade física do empregado em casos de necessidade de manutenção da correia, sem prejuízo à produtividade”, completa o executivo da Belgo Protec, Rogério Marinho.


GHT – O Grupo Hidrau Torque chega à Exposibram para anunciar nova fase de expansão e fortalecer a proximidade com os clientes. A empresa vai reforçar esse posicionamento na feira, com a oferta de contratos de venda de peças, suporte especializado e treinamento de equipes

O Grupo está reformulando o modelo de negócios, iniciando a descentralização do atendimento ao cliente, com a estruturação de filiais pelo Brasil. Junto a essa novidade, a exposição de componentes das marcas Vega Fire, SKF, Donaldson, IPD, Maringá e L&H também promete movimentar o estande da empresa.

O gerente de marketing, Fernando Cassiano Júnior, comenta que, por agregar companhias mineradoras com atuação nacional e global, a Exposibram é capaz de mobilizar o setor. “Com nosso projeto de expansão, encontramos no evento o ecossistema ideal para as nossas novidades”, comenta.

Com grandes investimentos para estruturar equipes, estoques e instalação física, a empresa inaugurou filial em Ribeirão Preto (SP). Para 2022, a expectativa do GHT é a abertura de filiais em Santa Catarina, em Itajaí, e outra no Pará, em Belém. O processo continuará em 2023 e 2024.

“Já estamos estudando outras capitais como Goiânia (GO) e Fortaleza (CE), bem como cidades de grande porte como Feira de Santana (BA), como potenciais para nosso modelo de expansão nos próximos anos”, antecipa.


Mercedes-Benz – O destaque é o caminhão basculante extrapesado Arocs, projetado para situações extremas de operações off-road da mineração, construção pesada e grandes obras de infraestrutura

No estande, clientes e visitantes serão atendidos por equipes dos concessionários Cardiesel e Minasmáquinas. “O Arocs vem obtendo sucesso no país nas situações extremas de operações fora de estrada, como as da mineração, reafirmando que nosso gigante off-road está entregando o que foi prometido em seu lançamento no final do ano passado, especialmente economia e produtividade”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing Caminhões e Ônibus da empresa no Brasil.

Além do Arocs 8x4, os visitantes encontrarão soluções de pré e de pós-venda oferecidas pela marca, incluindo financiamentos e seguros, consórcio, ofertas de seminovos SelecTrucks, peças de reposição (genuínas, remanufaturadas e Alliance), planos de manutenção e sistema de gestão de frota e telemetria Fleetboard.

A marca expõe um kit de peças para o segmento off-road com itens de peças genuínas e remanufaturadas. No estande, ganha destaque ainda a divulgação do movimento “A Voz Delas”, criado para conscientizar sobre a importância da participação das mulheres no transporte.


Metso Outotec – A emprea participa do congresso da Exposibram 2022 com quatro palestras. Os especialistas falam sobre serviços baseados em performance, tecnologias sustentáveis para produção de aço verde, soluções digitais para a mineração e como as mineradoras podem ter mais segurança e aumentar a vida útil de escavadeiras.

Os conteúdos contemplam casos reais de aplicação em campo e a experiência da empresa na redução de custos e no aumento de produção e da segurança das operações.

O destaque da palestra é a apresentação do conceito de serviços baseados em performance (LCS, da sigla em inglês Life Cycle Services), que ganham cada vez mais espaço na indústria mineração. Esse tipo de contrato apresenta diversos benefícios aos clientes como, por exemplo, o acesso ao portfólio de tecnologias sem aporte em custos de capital (Capex), além do menor risco e prazos de implantação igualmente menores.


SSAB – A siderúrgica sueca apresenta os benefícios do aço Hardox 500 Tuf, geração de chapas antidesgaste Hardox para caminhões basculantes, caçambas de escavadeiras, contêineres e peças de desgaste em geral, além de demonstrar como é possível a fabricação de implementos inovadores com reduções agressivas de peso em equipamentos para a área de mineração.

Além da redução de peso, o material da SSAB promete maior durabilidade, menos intervalos de manutenções, maior produtividade e maior carga útil a cada ciclo operacional. Soma-se, ainda, a redução do consumo de pneus e combustíveis, dois dos principais custos operacionais de qualquer mina.


Tracbel – A distribuidora apresenta produtos e serviços da Volvo, Tigercat e Kalmar, destacando máquinas como a carregadeira Volvo L150H, de 25 toneladas, agora fabricada no Brasil.

O estande exibe ainda uma escavadeira Volvo EC220D, reconhecida por – segundo a fabricante – "sua grande eficiência de combustível e voltada para a produtividade, mas com menores custos operacionais".


Weir Esco – As duas divisões grupo Weir Esco e Minerals mostram soluções para a área de mineração, da escavação ao processamento mineral, incluindo equipamentos de tecnologia que prometem alta performance e controle remoto das operações.

A Esco apresenta, em primeira mão, seu novo sistema de GETs Esco Genosys para máquinas a cabo, que está em exposição juntamente com outros GETs Esco de última geração Nemisys. Outra novidade é a geração 3 dos produtos Motion Metrics, referência em Inteligência Artificial (IA) e tecnologia 3D de monitoramento por imagem de equipamentos e frentes de operação.

No local, o visitante pode ainda operar miniaturas de equipamentos, verificar a performance em área de simulação de cava de mina e conversar com o time de especialistas em tecnologia da Motion Metrics Brasil e Canadá.

Confira como foi a abertura neste link.

Serviço:

Exposibram 2022 – Expo & Congresso Brasileiro de Mineração
Data:
12 a 15 de setembro
Horário: 13h às 21h
Local: Expominas – Belo Horizonte (MG)
Informações: no site

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E