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Assessoria de Imprensa
12/11/2013 14h41 | Atualizada em 12/11/2013 17h45
As diversas obras realizadas no Rio de Janeiro, como a BRT TransCarioca, o Arco Metropolitano, o Parque Olímpico, antigo autódromo Nelson Piquet, o Projeto Asfalto Liso, entre outros, contam com máquinas do Grupo Wirtgen, formado pelas marcas Wirtgen, Vögele, Hamm, Kleemann e Ciber.
Na BRT, ou corredor expresso de ônibus articulado, com 39 km de extensão e que fará a ligação da Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Galeão, passando por 14 bairros, as obras utilizam a pavimentadora Wirtgen SP 250 e o cilindro Hamm HD70.
A intervenção, que teve início em março de 2011 e previsão de conclusão para o final deste ano, explica a empresa, consiste na
As diversas obras realizadas no Rio de Janeiro, como a BRT TransCarioca, o Arco Metropolitano, o Parque Olímpico, antigo autódromo Nelson Piquet, o Projeto Asfalto Liso, entre outros, contam com máquinas do Grupo Wirtgen, formado pelas marcas Wirtgen, Vögele, Hamm, Kleemann e Ciber.
Na BRT, ou corredor expresso de ônibus articulado, com 39 km de extensão e que fará a ligação da Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Galeão, passando por 14 bairros, as obras utilizam a pavimentadora Wirtgen SP 250 e o cilindro Hamm HD70.
A intervenção, que teve início em março de 2011 e previsão de conclusão para o final deste ano, explica a empresa, consiste na mudança do pavimento nos trajetos dos ônibus, substituindo o asfalto convencional por concreto, material que tem maior durabilidade e deixa menos irregularidades, evitando o desgaste e permitindo maior velocidade aos veículos.
Segundo Alzamir Araujo, engenheiro da coordenadoria geral de Obras da Prefeitura do Rio de Janeiro, a avenida dos Campeões, em Bonsucesso, também conta com as mesmas máquinas utilizadas nas obras do BRT, além de uma pavimentadora Super 1100-2 Vögele, Nesse caso, os equipamentos têm trabalhado no asfaltamento entre Jacarepaguá e a Penha.
Já os compactadores Hamm 3411 e 3411P estão sendo usados no trecho do Lote 1, entre Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na construção das pontes, do Arco Metropolitano.
Além dos rolos Hamm, as usinas de asfalto da Ciber UACF 15P-1 e UACF 17P-1 também estão sendo utilizadas no Arco Metropolitano.
Além dessas obras, no mês de agosto, a capital inaugurou a usina asfáltica, a Ciber UAB 18 E, instalada no bairro do Caju, Zona Portuária.
Segundo a empresa, com esse equipamento, a cidade do Rio de Janeiro passa a contar com uma produção de 140 t de asfalto por hora, além de tecnologia nacional, com 25 funcionários, que será abastecida a gás natural.
Ela dispõe, ainda, de dois sistemas inovadores. Um deles já foi aplicado pelo DER do Rio de Janeiro, e trata de mistura asfáltica morna, também conhecido como Warm Mix Asphalt ou WMA.
Esta tecnologia permite reduzir as temperaturas de usinagem e compactação apenas com a mistura de água no ligante, sob determinadas condições.
O segundo diferencial da nova usina é o uso de material reciclado, também chamado de RAP (Reclaimed Asphalt Pavement). Este material entra como um novo insumo para produção de mistura asfáltica usinada a quente.
14 de julho 2020
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