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Assessoria de Imprensa
06/09/2016 00h00 | Atualizada em 06/09/2016 01h18
Comunidades inteiras destruídas, muitas vidas perdidas e dezenas de milhares de pessoas deslocadas, em função de um acidente nuclear. Estas foram as terríveis consequências do terremoto e do tsunami que atingiram o leste do Japão em 11 de março de 2011. Hoje, pouco mais de cinco anos depois, a região está se recuperando.
De acordo com Ken Sato, funcionário do departamento de desenvolvimento urbano da cidade, uma área de cerca de 100 hectares está sendo nivelada, e até a operação terminar, estima-se que serão escavados mais de 12 milhões de m3 de material.
A perfuração e detonação começaram em janeiro de 2013. O trabalho está sendo realizado pela Happa JV, um co
...Comunidades inteiras destruídas, muitas vidas perdidas e dezenas de milhares de pessoas deslocadas, em função de um acidente nuclear. Estas foram as terríveis consequências do terremoto e do tsunami que atingiram o leste do Japão em 11 de março de 2011. Hoje, pouco mais de cinco anos depois, a região está se recuperando.
De acordo com Ken Sato, funcionário do departamento de desenvolvimento urbano da cidade, uma área de cerca de 100 hectares está sendo nivelada, e até a operação terminar, estima-se que serão escavados mais de 12 milhões de m3 de material.
A perfuração e detonação começaram em janeiro de 2013. O trabalho está sendo realizado pela Happa JV, um consórcio formado pelas empreiteiras Japan Rock e Japan Blasting Technics.
As empresas estão usando uma frota de sete plataformas de perfuração PowerROC T35 e T45, da Atlas Copco.
As plataformas de perfuração Atlas Copco estão em uso na cidade de Rikuzentakata. Elas são parte fundamental do projeto. Escombros estão sendo detonados a partir de uma colina próxima à parte central da cidade, que foi arrasada pelo tsunami de 2011. No local, será necessário um aterro de 10 metros de altura.
"A principal luta aqui tem sido a quantidade diária de rocha a ser movida", explica Takashi Sasada, administrador da obra, da empresa Japan Rock.
"É consideravelmente mais do que qualquer local de construção normal. Durante o período de pico, a frota de plataformas estava escavando mais de 20 mil metros cúbicos por dia". Sasada acrescenta que assegurar um fornecimento adequado de explosivos para o local também é um desafio constante. O material é despachado de diferentes regiões do país para Rikuzentakata.
A frota da Japan Rock tem sido utilizada em uma variedade de projetos de reconstrução cima e para baixo da costa, mas nenhuma pode ser comparado, em escala, com a reconstrução de Rikuzentakata.
Sasada disse que a empresa escolheu as plataformas PowerROC T35 e T45 por sua alta disponibilidade e suporte de serviço.
Depois de cada rodada de perfuração e detonação, toneladas de materiais são transportadas para as planícies costeiras por um sistema de correias transportadoras de 3 km, projetado e construído por outra empresa, a Shimizu Corp.
A correia transportadora de 1,8 m promete realizar a operação de transporte no menor tempo possível, e as plataformas de perfuração da Atlas Copco são consideradas fundamentais para que essa promessa seja cumprida.
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