Inovação
Assessoria de Imprensa
10/02/2016 00h00 | Atualizada em 17/02/2016 12h40
A nova tecnologia idealizada pela Mahle prevê a utilização de camisas de cilindro com revestimento externo de níquel, que promove uma maior aderência metalúrgica (maior área de contato) entre o ferro fundido do cilindro e o bloco de alumínio, e reduz o consumo de óleo lubrificante.
O aumento da transferência de temperatura entre a câmara de combustão e os canais de refrigerante do bloco do motor vem de uma maior aderência do cilindro com o bloco, diminuindo sua distorção. Uma grande distorção do cilindro tem como consequência o aumento o consumo de óleo.
Assim como o desenvolvimento de uma tecnologia dessa relevância exigiu altos conhecimentos de engenharia, co
...A nova tecnologia idealizada pela Mahle prevê a utilização de camisas de cilindro com revestimento externo de níquel, que promove uma maior aderência metalúrgica (maior área de contato) entre o ferro fundido do cilindro e o bloco de alumínio, e reduz o consumo de óleo lubrificante.
O aumento da transferência de temperatura entre a câmara de combustão e os canais de refrigerante do bloco do motor vem de uma maior aderência do cilindro com o bloco, diminuindo sua distorção. Uma grande distorção do cilindro tem como consequência o aumento o consumo de óleo.
Assim como o desenvolvimento de uma tecnologia dessa relevância exigiu altos conhecimentos de engenharia, comprovar a sua eficácia demandou o uso de equipamentos de alta acuracidade.
Como esse é um tipo de medição que requer avançados níveis de precisão, as conclusões sobre a validade da nova tecnologia só puderam ser realmente comprovadas nas instalações do Centro Tecnológico da Mahle, em Jundiaí, interior de São Paulo, por meio do uso do Lubrisense.
Segundo a empresa, o Lubrisense é um espectrômetro de massa que tem condição de avaliar em tempo real o consumo de óleo lubrificante de um motor que esteja em processo evolutivo.
No mundo, existem apenas seis unidades do equipamento em atividade e somente uma na América Latina.
Os testes foram feitos a partir de um mesmo motor – moderno e produzido em série por uma montadora – e com camisas semelhantes, porém, revestidas e não revestidas de níquel.
A redução do consumo de óleo feita pelos métodos usuais de medição existentes no país mostrou um valor médio absoluto de economia da ordem de 35%, mesma grandeza apresentada pelo Lubrisense.
Porém, o consumo de óleo medido em tempo real pelo Lubrisense tem a vantagem de apontar em que condições de utilização do motor ele é mais eficiente.
Com o Lubrisense ficou demonstrado que os maiores índices de economia, que chegaram a até 75% nos testes com motor com a nova camisa com revestimento de níquel, ocorriam em altos regimes de giros e de torque.
Outra vantagem do uso do Lubrisense na detecção da introdução das novas tecnologias, afirma a empresa, diz respeito ao menor tempo de avaliação que é necessário para se obter essas conclusões, que pode ser até 80% menor em relação aos métodos anteriormente utilizados.
Portanto, a nova tecnologia de revestimento do cilindro se mostrou robusta para novas aplicações reduzindo as distorções dos cilindros, o que proporciona combinação de designs de menor atrito ainda mais agressivos, contribuindo também com redução de consumo de combustível.
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