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Assessoria de Imprensa
19/11/2014 08h52 | Atualizada em 19/11/2014 14h14
Nos primeiros seis meses de 2013 foram investidos o equivalente a 160 bilhões de euros em projetos de engenharia e infraestrutura civil na China. De acordo com National Bureau of Statistics da China, este foi um aumento de mais de 21% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
De acordo com o atual plano que inclui cinco anos de planejamento (2011-2015), serão construídas 65.000 km de novas estradas na China até o ano de 2015. Somado a isso, no mesmo período, serão 30.000 km de novas vias férreas em todo o país com um volume de investimento acumulado de 2,8 trilhões de yuans (moeda chinesa).
A maior parte desse dinheiro foi para a construção de estradas
...Nos primeiros seis meses de 2013 foram investidos o equivalente a 160 bilhões de euros em projetos de engenharia e infraestrutura civil na China. De acordo com National Bureau of Statistics da China, este foi um aumento de mais de 21% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
De acordo com o atual plano que inclui cinco anos de planejamento (2011-2015), serão construídas 65.000 km de novas estradas na China até o ano de 2015. Somado a isso, no mesmo período, serão 30.000 km de novas vias férreas em todo o país com um volume de investimento acumulado de 2,8 trilhões de yuans (moeda chinesa).
A maior parte desse dinheiro foi para a construção de estradas. Segundo Bernd Schaaf da Germany Trade & Invest (GTAI), agência de desenvolvimento econômico da Alemanha, as atividades no país estão cada vez mais se concentrando no oeste.
Apesar de todos estes grandes projetos de construção, o mercado de máquinas de construção chinesa não é fácil, segundo Sebastian Popp, responsável pela seção de máquinas de materiais de construção e de construção do VDMA - federação de engenharia da Alemanha: "Até 2011, o país estava experimentando um boom de construção, pois este setor da economia estava superaquecido”, diz.
Com isso, diversos fabricantes de máquinas de construção chinesas reagiram a este cenário com uma expansão significativa das suas capacidades. De acordo com Popp, como resultado de medidas do governo central para esfriar o setor de construção, a demanda por máquinas de construção caiu acentuadamente em 2012.
“Agora, a situação é de excesso de capacidade e enormes frotas de máquinas produzidas recentemente no mercado."
Para os fabricantes internacionais que estão produzindo na China, a capacidade em excesso de equipamentos, no entanto, de acordo com o especialista da VDMA, geralmente não é um problema tão grande.
"Em um mercado cada vez mais competitivo é ainda mais importante fornecer equipamentos que estão sintonizados com a demanda chinesa”, diz.
De olho neste cenário, acontece em Xangai, a Bauma China – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos para Construção, entre os dias 25 e 28 de novembro.
Novas máquinas e tecnologias serão apresentadas pelos expositores na Bauma China 2014, considerado o mais importante evento do setor no ano por toda a Ásia. A feira ocupará um espaço de 300 mil m², no Shanghai New International Expo Centre.
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