Assessoria de Imprensa
10/01/2023 10h11
O lançamento de um foguete, no litoral do Maranhão, irá marcar o início da parceria público-privada para lançamentos de pequenos satélites entre o governo federal e a startup aeroespacial da Coreia do Sul.
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), é um espaçoporto da Agência Espacial Brasileira no município de Alcântara, localizada na costa Atlântica Norte do Brasil, no Estado do Maranhão.
O primeiro lançamento do foguete produzido pela empresa sul-coreana Innospace está previsto para ocorrer em breve.
Durante o lançamento, batizado de Operação Astrolábio, o
...O lançamento de um foguete, no litoral do Maranhão, irá marcar o início da parceria público-privada para lançamentos de pequenos satélites entre o governo federal e a startup aeroespacial da Coreia do Sul.
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), é um espaçoporto da Agência Espacial Brasileira no município de Alcântara, localizada na costa Atlântica Norte do Brasil, no Estado do Maranhão.
O primeiro lançamento do foguete produzido pela empresa sul-coreana Innospace está previsto para ocorrer em breve.
Durante o lançamento, batizado de Operação Astrolábio, o foguete vai usar propulsores à base de oxigênio líquido e parafina. Seu sistema patenteado de alimentação de bomba elétrica vai levar como carga útil um Sistema de Navegação Inercial, desenvolvido por profissionais civis e militares do Instituto de Aeronáutica e Espaço do Brasil.
Para a movimentação do foguete foi utilizado o caminhão guindaste Sany todo terreno SAC2500S, lançado no Brasil há pouco mais de um ano e que, segundo a empresa, tem alcançado bons resultados no mercado de locação de guindastes para grandes cargas, bem como o caminhão guindaste Sany QY50.
Com a capacidade máxima de 250t, o caminhão guindastes Sany SAC2500S é indicado para operações de longo alcance e para elevação de carga pesada.
Michael Araújo, diretor comercial da Araújo Guindastes, proprietária dos guindastes, indicou o equipamento para a movimentação do foguete, já que este possui 16,5 metros de comprimento e pesa 8,4 toneladas.
Montagem – No início de dezembro, as partes do foguete chegaram no aeroporto internacional de São Luís (MA), em um Boeing 747; mais de 8 toneladas de componentes foram transportadas até a cidade de Alcântara, a cerca de 30 km da capital maranhense.
Foram 15 dias de montagem da base até a movimentação do foguete para o local de lançamento. O guindaste Sany SAC2500S operado pela empresa Araujo Guindastes, teve ótimo desempenho tanto na movimentação das peças para montagem da base, quanto no içamento do foguete até a base de lançamento.
O contrato acordado com o governo brasileiro neste ano tem a duração de cinco anos e já prevê outros lançamentos para o ano que vem partindo dessa mesma base.
“Um setor promissor e com bastante potencial a nível de Brasil, e agora, principalmente para o Estado do Maranhão. Temos uma base considerada estratégica e com a melhor localização geográfica do mundo por estar próxima a linha do equador. Com isso, os lançamentos chegam mais rapidamente ao espaço e com uma maior economia de combustível”, completa Araújo.
25 de novembro 2024
25 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade