Inovação
Assessoria de Imprensa
18/09/2017 16h38 | Atualizada em 27/09/2017 12h34
Durante quase dois anos, o Scherm Group usou um cavalo-mecânico 100% elétrico Terberg YT202-EV, com uma transmissão totalmente automática Allison, para a entrega materiais da forma mais eficiente na planta local do BMW Group.
"O caminhão elétrico, que foi aprovado para a distribuição na cidade e para a entrega just-in-time para a BMW, trabalha com grande desenvoltura", afirma Ulf Frenzel, gerente de frota do grupo Scherm.
"A transmissão Allison possibilita o uso de toda a potência do motor elétrico da melhor maneira possível. Além disso, o e-truck (caminhão elétrico) pode ser manobrado com facilidade e é extremamente fácil de dirigir", diz Frenzel.
...Durante quase dois anos, o Scherm Group usou um cavalo-mecânico 100% elétrico Terberg YT202-EV, com uma transmissão totalmente automática Allison, para a entrega materiais da forma mais eficiente na planta local do BMW Group.
"O caminhão elétrico, que foi aprovado para a distribuição na cidade e para a entrega just-in-time para a BMW, trabalha com grande desenvoltura", afirma Ulf Frenzel, gerente de frota do grupo Scherm.
"A transmissão Allison possibilita o uso de toda a potência do motor elétrico da melhor maneira possível. Além disso, o e-truck (caminhão elétrico) pode ser manobrado com facilidade e é extremamente fácil de dirigir", diz Frenzel.
O cavalo-mecânico elétrico está equipado com um motor síncrono trifásico (614 V), que desenvolve a potência máxima de 138 kW (188 hp), e uma transmissão Allison da Série 3000™ totalmente automática.
A automática Allison é destaque no sistema de tração: o caminhão que está sendo apresentado tem peso bruto combinado (PBTC) de até 65 toneladas, e atinge a velocidade máxima o mais rápido possível para poder cumprir rigorosos prazos de entrega.
Isto é possível, afirma o executivo, graças ao conversor de torque da transmissão, que multiplica o torque do motor durante as arrancadas e retomadas de velocidade.
O veículo elétrico de 65 toneladas trabalha em uma operação de dois turnos oito vezes ao dia, cinco dias por semana, entre a planta da BMW, em Munique, e o centro logístico da Scherm, que está a três quilômetros de distância.
Desde que entrou em atividade, em 2015, o veículo já completou mais de três mil ciclos de transporte, rodando aproximadamente 17 mil quilômetros. Nos últimos dois anos, mais de oito mil litros de diesel foram economizados — deixando de emitir o equivalente a 22 toneladas de dióxido de carbono.
"Queríamos provar que a mobilidade elétrica também funciona no transporte de mercadorias e alcançamos nosso objetivo", comenta Frenzel.
Após o sucesso obtido pela Scherm, a Elflein Spedition & Transport também começou a usar um caminhão elétrico, equipado com Allison, para transportes de curta distância para o BMW Group, em Leipzig, em novembro de 2016.
Devido ao maior desempenho — seguindo o exemplo do veículo de Munique —, será possível reduzir em até 21 toneladas as emissões de dióxido de carbono, em Leipzig, a cada ano.
05 de maio 2020
14 de abril 2020
07 de abril 2020
17 de março 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade