P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Inovação
Voltar

Inovação

Caminhão autônomo já está rodando nos Estados Unidos

O piloto eletrônico só funciona em rodovias, nos centros urbanos, deverá ser pilotado pelo homem

O Globo

13/05/2015 07h35 | Atualizada em 15/07/2015 14h41

A Daimler Trucks North America (DTNA) apresentou no dia 5 de maio, em Las Vegas, o caminhão autônomo, considerado pela empresa o primeiro em circulação.

O protótipo Freightliner Inspiration Truck já está licenciado para circular pelo estado de Nevada. Foi emplacado pessoalmente pelo governador Brian Sandoval.

O Freightliner Inspiration Truck com sistema de piloto automático Highway Pilot é o primeiro caminhão autônomo do mundo a conseguir licença para uso em estradas públicas, o que acaba de ser autorizado pelo estado de Nevada, nos EUA.

Em julho do ano passado, a Daimler Trucks deu a primeira demonstração ao mundo de um caminhão autônomo em ação, quando o Mercedes-Benz Future Truck 2025 rodou em um trecho isolado

...

A Daimler Trucks North America (DTNA) apresentou no dia 5 de maio, em Las Vegas, o caminhão autônomo, considerado pela empresa o primeiro em circulação.

O protótipo Freightliner Inspiration Truck já está licenciado para circular pelo estado de Nevada. Foi emplacado pessoalmente pelo governador Brian Sandoval.

O Freightliner Inspiration Truck com sistema de piloto automático Highway Pilot é o primeiro caminhão autônomo do mundo a conseguir licença para uso em estradas públicas, o que acaba de ser autorizado pelo estado de Nevada, nos EUA.

Em julho do ano passado, a Daimler Trucks deu a primeira demonstração ao mundo de um caminhão autônomo em ação, quando o Mercedes-Benz Future Truck 2025 rodou em um trecho isolado da rodovia expressa A14 próxima a Magdeburg, na Alemanha.

O inovador Freightliner Inspiration Truck é agora o próximo marco de progresso rumo à produção em série do Highway Pilot.

Os engenheiros de desenvolvimento da Daimler Trucks transferiram o sistema para a marca americana Freightliner e o adequaram para uso nas rodovias dos EUA. Como resultado: o estado de Nevada certificou nada menos do que dois caminhões Freightliner Inspiration Truck para operações regulares em rodovias públicas.

Segundo Wolfgang Bernhard, membro do conselho da divisão de caminhões e ônibus da Daimler AG, o Inspiration Truck ainda terá um motorista. Aos caminhoneiros do futuro caberá apenas apertar um botão no volante que ativará o dispositivo de direção automática.

Depois, bastará monitorar os sistemas eletrônicos de veículo e intervir em caso de mau funcionamento. Além disso, o piloto eletrônico só funciona em rodovias, nos centros urbanos, deverá ser pilotado pelo homem.

Segundo Bernhard, o motorista pode assumir o controle da máquina a qualquer momento. E é ele quem será responsabilizado em caso de acidente.

“Os caminhões autônomos ajudarão a reduzir acidentes, consumo e congestionamentos”, afirma Bernhard.

Dois protótipos foram construídos para testes e demonstrações. São autônomos “Nivel 3″, ou seja: os sistemas eletrônicos podem assumir totalmente o controle em determinadas condições de tráfego, mantendo o veículo na faixa, a velocidade legal e guardando distância segura para o carro da frente.

O caminhão inteligente não requer estradas especiais e pode rodar pelas rodovias atuais. Os sensores e computadores empregados para o modo autônomo já são usados em um dos modelos da Freightliner.

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E