Inovação
O Globo
13/05/2015 07h35 | Atualizada em 15/07/2015 14h41
A Daimler Trucks North America (DTNA) apresentou no dia 5 de maio, em Las Vegas, o caminhão autônomo, considerado pela empresa o primeiro em circulação.
O protótipo Freightliner Inspiration Truck já está licenciado para circular pelo estado de Nevada. Foi emplacado pessoalmente pelo governador Brian Sandoval.
O Freightliner Inspiration Truck com sistema de piloto automático Highway Pilot é o primeiro caminhão autônomo do mundo a conseguir licença para uso em estradas públicas, o que acaba de ser autorizado pelo estado de Nevada, nos EUA.
Em julho do ano passado, a Daimler Trucks deu a primeira demonstração ao mundo de um caminhão autônomo em ação, quando o Mercedes-Benz Future Truck 2025 rodou em um trecho isolado
...A Daimler Trucks North America (DTNA) apresentou no dia 5 de maio, em Las Vegas, o caminhão autônomo, considerado pela empresa o primeiro em circulação.
O protótipo Freightliner Inspiration Truck já está licenciado para circular pelo estado de Nevada. Foi emplacado pessoalmente pelo governador Brian Sandoval.
O Freightliner Inspiration Truck com sistema de piloto automático Highway Pilot é o primeiro caminhão autônomo do mundo a conseguir licença para uso em estradas públicas, o que acaba de ser autorizado pelo estado de Nevada, nos EUA.
Em julho do ano passado, a Daimler Trucks deu a primeira demonstração ao mundo de um caminhão autônomo em ação, quando o Mercedes-Benz Future Truck 2025 rodou em um trecho isolado da rodovia expressa A14 próxima a Magdeburg, na Alemanha.
O inovador Freightliner Inspiration Truck é agora o próximo marco de progresso rumo à produção em série do Highway Pilot.
Os engenheiros de desenvolvimento da Daimler Trucks transferiram o sistema para a marca americana Freightliner e o adequaram para uso nas rodovias dos EUA. Como resultado: o estado de Nevada certificou nada menos do que dois caminhões Freightliner Inspiration Truck para operações regulares em rodovias públicas.
Segundo Wolfgang Bernhard, membro do conselho da divisão de caminhões e ônibus da Daimler AG, o Inspiration Truck ainda terá um motorista. Aos caminhoneiros do futuro caberá apenas apertar um botão no volante que ativará o dispositivo de direção automática.
Depois, bastará monitorar os sistemas eletrônicos de veículo e intervir em caso de mau funcionamento. Além disso, o piloto eletrônico só funciona em rodovias, nos centros urbanos, deverá ser pilotado pelo homem.
Segundo Bernhard, o motorista pode assumir o controle da máquina a qualquer momento. E é ele quem será responsabilizado em caso de acidente.
“Os caminhões autônomos ajudarão a reduzir acidentes, consumo e congestionamentos”, afirma Bernhard.
Dois protótipos foram construídos para testes e demonstrações. São autônomos “Nivel 3″, ou seja: os sistemas eletrônicos podem assumir totalmente o controle em determinadas condições de tráfego, mantendo o veículo na faixa, a velocidade legal e guardando distância segura para o carro da frente.
O caminhão inteligente não requer estradas especiais e pode rodar pelas rodovias atuais. Os sensores e computadores empregados para o modo autônomo já são usados em um dos modelos da Freightliner.
05 de maio 2020
14 de abril 2020
07 de abril 2020
17 de março 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade