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Brasil exporta US$ 5,6 bi em máquinas e equipamentos no 1º semestre 

Somente em negociações para os Estados Unidos, o fluxo comercial nos seis primeiros meses do ano foi de US$ 1,4 bilhão

Assessoria de imprensa

11/08/2022 08h36 | Atualizada em 15/08/2022 15h30

O setor brasileiro de máquinas e equipamentos exportou um total de US$ 5,6 bilhões no 1º semestre deste ano, um volume 29% superior ao mesmo período de 2021.

Desse total, os Estados Unidos importaram US$ 1,4 bilhão, um crescimento de 18% na comparação com o 1º semestre de 2021.

Entre os principais segmentos movimentados aparecem Máquinas Rodoviárias (40,1%), Motores e Grupos Geradores (15,4%) e Equipamentos Navais, Offshore e Onshore (8,3%).

Programas como o BMS – Brazil Machinery Solutions, uma parceria entre a ApexBrasil e Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), têm promovido empresas brasileiras ao organizar missões empresariais e patrocinar suas participações nos principais eventos internacionais.

Somente no 1º semestre de 2021, 13 eventos foram realizados em setores como agrícola, avícola, metal-mecânico, têxtil, alimentício, plásticos e de mineração.

Segundo Patrícia Gomes, diretora de mercado externo da Abimaq, as ações são estratégicas por demonstrarem a importância

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O setor brasileiro de máquinas e equipamentos exportou um total de US$ 5,6 bilhões no 1º semestre deste ano, um volume 29% superior ao mesmo período de 2021.

Desse total, os Estados Unidos importaram US$ 1,4 bilhão, um crescimento de 18% na comparação com o 1º semestre de 2021.

Entre os principais segmentos movimentados aparecem Máquinas Rodoviárias (40,1%), Motores e Grupos Geradores (15,4%) e Equipamentos Navais, Offshore e Onshore (8,3%).

Programas como o BMS – Brazil Machinery Solutions, uma parceria entre a ApexBrasil e Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), têm promovido empresas brasileiras ao organizar missões empresariais e patrocinar suas participações nos principais eventos internacionais.

Somente no 1º semestre de 2021, 13 eventos foram realizados em setores como agrícola, avícola, metal-mecânico, têxtil, alimentício, plásticos e de mineração.

Segundo Patrícia Gomes, diretora de mercado externo da Abimaq, as ações são estratégicas por demonstrarem a importância do comércio exterior como parte determinante da política externa brasileira.

“O BMS tem apostado em feiras, no desenvolvimento de estudos de mercado e em rodadas de negócios, aproveitando a demanda por participações internacionais e a mobilidade internacional facilitada”, diz ela.

“O incentivo às exportações – incluindo as pequenas e médias empresas do setor, que são as principais responsáveis pela geração de emprego no país – traz resultados importantes à economia”, acentua.

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