Mineração
Assessoria de Imprensa
18/09/2017 16h40 | Atualizada em 27/09/2017 12h34
Melhorar a produtividade, proporcionar mais segurança e redução de custos, além de estimular a sustentabilidade são os pilares da Bosch para contribuir de forma eficiente com os desafios e tendências do setor de mineração.
Com esta proposta é que a empresa apresentará suas soluções integradas e customizadas durante a Exposição Internacional de Mineração – Exposibram, que ocorre de 18 a 21 de setembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
A Bosch desenvolve tecnologias para agregar valor à toda cadeia produtiva, assim, conta com um portfólio diversificado para suprir diferentes demandas do mercado, incluindo ainda soluções dentro do conceito de Mining 4.0,
...Melhorar a produtividade, proporcionar mais segurança e redução de custos, além de estimular a sustentabilidade são os pilares da Bosch para contribuir de forma eficiente com os desafios e tendências do setor de mineração.
Com esta proposta é que a empresa apresentará suas soluções integradas e customizadas durante a Exposição Internacional de Mineração – Exposibram, que ocorre de 18 a 21 de setembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
A Bosch desenvolve tecnologias para agregar valor à toda cadeia produtiva, assim, conta com um portfólio diversificado para suprir diferentes demandas do mercado, incluindo ainda soluções dentro do conceito de Mining 4.0, que envolvem a Internet das Coisas (IoT) e que favorecem o gerenciamento automatizado, preditivo e preventivo das operações de uma mina.
Mina conectada
A IoT confere à mina, principalmente, aumento da produtividade e da segurança das operações.
A coleta de informações de forma remota acelera e aprimora o processo de tomada de decisões, permite que a manutenção dos equipamentos ou veículos sejam feitos apenas quando necessário, o que aumenta a segurança da utilização deles, além de reduzir custos relacionados, como a compra de insumos, tempo de parada de máquina e utilização de mão de obra.
Neste contexto, dentre as soluções que a Bosch apresentará na Exposibram 2017 está a Plataforma Mina Conectada, que contempla seis tecnologias, conectando pessoas e equipamentos com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões em todas as etapas do processo, desde a extração até o porto.
Segundo a empresa, uma dessas tecnologias é o Connected Lockout System, um inovador sistema de segurança desenvolvido pela Bosch para reduzir o tempo de bloqueio de energia para processo de manutenção.
“Com esta tecnologia, evita-se o deslocamento da equipe entre o ponto de bloqueio e o de trabalho, reduzindo significativamente o tempo do processo e agilizando a retomada das operações”, diz a empresa.
Sistemas de monitoramento para prevenção e segurança
A Bosch possui tecnologias para minimizar os riscos de acidentes nas minas, especialmente direcionadas para preservação da vida dos trabalhadores.
Neste sentido, durante o evento, a empresa contará com um Centro de Controle de Operações (CCO) para demonstrar soluções de monitoramento atreladas tanto aos processos quanto aos equipamentos.
Por meio de câmeras IP e de recursos de análise de vídeo inteligente (IVA) integrado ao sistema de sonorização, são estabelecidas regras para capturar situações inerentes às operações e criadas mensagens pré-programadas de orientação e de alerta para ações mais assertivas.
Além disso, a Bosch também desenvolveu o Sistema Surround View EasyFit, direcionado para aplicação em caminhões e máquinas.
Segundo a empresa, de fácil instalação e calibração, esta solução atua por meio de um conjunto de quatro câmeras robustas e uma unidade de comando Bosch que oferecem aos operadores uma visão 360º do entorno do equipamento com até 17 modos de visualização, o que aumenta a eficiência em manobras e a segurança na mina.
02 de junho 2020
02 de junho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade