Assessoria de Imprensa
27/03/2023 14h56 | Atualizada em 30/03/2023 08h45
Equipamentos com bateria de íon-lítio ou chumbo ácido apresentam suas peculiaridades e vantagens. Mas além do custo-benefício e performance, a velocidade e o processo de recarga da bateria são itens fundamentais que devem ser avaliados na hora de montar e organizar a frota de empilhadeiras elétrica e dos equipamentos intralogísticos, como plataforma elevatória e veículos de carga autoguiados.
Segundo Ludmila Silva, consultora de vendas da Perfect Charging, da Fronius do Brasil, unidade especializada em equipamentos e soluções para estações de carregamento de baterias, uma estrutura eficiente de sistema de recarga de empilhadeiras &
...Equipamentos com bateria de íon-lítio ou chumbo ácido apresentam suas peculiaridades e vantagens. Mas além do custo-benefício e performance, a velocidade e o processo de recarga da bateria são itens fundamentais que devem ser avaliados na hora de montar e organizar a frota de empilhadeiras elétrica e dos equipamentos intralogísticos, como plataforma elevatória e veículos de carga autoguiados.
Segundo Ludmila Silva, consultora de vendas da Perfect Charging, da Fronius do Brasil, unidade especializada em equipamentos e soluções para estações de carregamento de baterias, uma estrutura eficiente de sistema de recarga de empilhadeiras é vital para organizar os turnos dos veículos e otimizar a operação intralogística.
“Enquanto a tecnologia de íon-lítio vem desempenhando um papel cada vez mais importante por sua praticidade e apelo ecológico por não emitir gases na atmosfera, o sistema de chumbo-ácido pode agilizar a rotatividade da frota”, afirma o especialista da Fronius Perfect Charging.
Em primeiro lugar é preciso conhecer as características dos modelos de bateria utilizados por veículos disponíveis no mercado, bem como a velocidade e processos de carregamento de energia necessários para manter as máquinas sempre abastecidas e operando constantemente conforme a demanda.
Baterias de chumbo-ácido
– O tempo de carregamento é mais longo, além disso, a bateria precisa ser removida da empilhadeira e ser esfriada, a fim de liberar os gases e evitar superaquecimento interno, para fazer a recarga;
– O operador pode ter baterias extras de reserva para garantir o abastecimento em vários turnos da operação;
– Requer uma infraestrutura de carregamento localizada no meio do centro logístico, com sistema de exaustão, pois a eletrólise das baterias de chumbo-ácido produz gás oxi-hidrogênio, que é altamente inflamável;
– As baterias de chumbo-ácido precisam de manutenção, como reposição regular de água desmineralizada;
– O processo de carregamento deve ser controlado pelo carregador de baterias, de acordo com o nível de energia da bateria e as características do carregamento necessárias para preservar o equipamento e evitar acidentes.
Porém, Ludmila ressalta que não é preciso trocar toda a frota de empilhadeiras com bateria de chumbo-ácido por modelos com baterias de íon-lítio. “À medida que há intensificação no ritmo de carga e descarga e a frota de empilhadeiras cresce, as operações podem ser ajustadas com mudanças no processo de carregamento, como por exemplo, aquisição de baterias reservas para atender vários turnos”, complementa.
Além disso, hoje existem carregadores com funções inteligentes que agilizam a recarga de baterias de chumbo-ácido com segurança, como é o caso da Selectiva 4.0, que vem com o recurso Power Charging Option, que abastece em curto espaço de tempo, e curva RI que ajusta o fornecimento de energia elétrica de acordo com as condições, tempo de uso e a temperatura da bateria. Esse sistema promove maior eficiência no carregamento (em torno de 84% contra 74% dos simi lares do mercado).
Baterias de íon-lítio
– Permite carregamento rápido e com frequência, como por exemplo, durante a pausa para o almoço ou troca de turnos. O que permite o uso em vários turnos;
– Durante o carregamento, a bateria de íon-lítio permanece na empilhadeira. A recarga é feita por meio de uma conexão de encaixe;
–- A infraestrutura de carregamento pode ser descentralizada e instalada em diversos pontos do centro de logística, inclusive na área externa;
– As baterias de íon-lítio praticamente não exigem manutenção;
– Sustentáveis, as baterias de íon-lítio não emitem gases inflamáveis;
– Essas baterias possuem um sistema de gerenciamento (BMS – Battery Management System) que se conecta ao carregador, para monitorar todos os parâmetros do equipamento e promover uma recarga controlada e segura, de acordo com a temperatura do equipamento e nível de descarga da bateria.
18 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade