Agência Brasil
02/11/2021 11h00
Impactos nos preços dos insumos no transporte de mercadorias e até na demanda por commodities, essa é a repercussão esperada para a cadeia produtiva da agropecuária após os sucessivos aumentos nos valores do barril de petróleo no mercado internacional.
É o que explica Aline Veloso, coordenadora da gerência técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais.
Segundo Aline, é muito importante destacar que, para o setor agropecuário, os combustíveis são insumos, tanto para produção em si, dentro das propriedades – para tocar máquinas, equipamentos, implementos nas pr
...Impactos nos preços dos insumos no transporte de mercadorias e até na demanda por commodities, essa é a repercussão esperada para a cadeia produtiva da agropecuária após os sucessivos aumentos nos valores do barril de petróleo no mercado internacional.
É o que explica Aline Veloso, coordenadora da gerência técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais.
Segundo Aline, é muito importante destacar que, para o setor agropecuário, os combustíveis são insumos, tanto para produção em si, dentro das propriedades – para tocar máquinas, equipamentos, implementos nas propriedades rurais – e isso representa significativa dos custos de produção dos diversos produtos da agropecuária.
Além disso, o combustível também é utilizado pra distribuição, transporte, processamento até chegar nas gôndolas dada às cadeias produtivas.
"Apesar de não está relacionado diretamente transporte, dos produtos da cadeia do agronegócio, como é o caso do diesel, os aumentos na gasolina, especificamente, também podem ter uma relação com a alta dos preços dos alimentos. Isso porque o preço dos combustíveis sobe quando ocorre uma valorização no mercado internacional do petróleo, e o petróleo é uma matéria prima utilizada na produção de ureia, por exemplo, uma das substâncias que são usadas para produção de fertilizantes agrícolas".
"A alta do petróleo também afeta o preço das commodities agrícolas pela maior demanda por biocombustíveis. Com o aumento do valor cobrado pela os consumidores que procuram então consumir o álcool, o etanol, pressionando a cotação dos produtos utilizados para sua fabricação, como a cana-de-açúcar e o milho", comenta Aline.
27 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade