Assessoria de Imprensa
25/04/2025 08h05
A Armac leva à 29ª Intermodal, de 22 a 24 de abril, na capital paulista, toda a experiência que a faz presente nos principais portos e terminais ferroviários do Brasil.
São mais de mil colaboradores e mil equipamentos da empresa envolvidos em operações neste setor.
No total, são 16 grandes modais logísticos atendidos pela companhia. Somando todas as operações de longo prazo neste setor, são mais de 70 operadas pela Armac, em todas as regiões do Brasil.
Nestes pontos, a empresa movimenta, por ano, mais de 95 milhões de toneladas de fertilizantes, grãos, farelos, açúcar, enxofre, minério
...A Armac leva à 29ª Intermodal, de 22 a 24 de abril, na capital paulista, toda a experiência que a faz presente nos principais portos e terminais ferroviários do Brasil.
São mais de mil colaboradores e mil equipamentos da empresa envolvidos em operações neste setor.
No total, são 16 grandes modais logísticos atendidos pela companhia. Somando todas as operações de longo prazo neste setor, são mais de 70 operadas pela Armac, em todas as regiões do Brasil.
Nestes pontos, a empresa movimenta, por ano, mais de 95 milhões de toneladas de fertilizantes, grãos, farelos, açúcar, enxofre, minérios e sal, além de outros tipos de materiais.
Os bons resultados, afirma a empresa, são amparados pela alta disponibilidade da maior frota de equipamentos multimarcas do país, que somam mais de 11.200 máquinas e equipamentos, e pela qualificação técnica da linha de frente das operações realizadas por mecânicos, operadores e encarregados.
A companhia está há mais de 6 anos nos dois principais portos brasileiros, Santos (SP) e Paranaguá (PR), e há quase uma década em importantes terminais ferroviários, como Rondonópolis (MT).
Recentemente, também levou os serviços especializados para o Complexo Ferroviário de Rio Verde (GO) e assumiu operações de manutenção e serviços especializados da malha ferroviária em 43 pontos de atendimento espalhados ao longo de 4 mil quilômetros de trilhos, que passam por oito estados.
“As operações em modais logísticos necessitam de alta produtividade. Para isso, os equipamentos devem apresentar sempre eficiência máxima, o que é garantido pela nossa estrutura com foco em manutenção. Operações em portos e terminais não podem parar e somos comprometidos em entregar essa condição para nossos clientes”, afirma Bárbara Laudano, gerente sênior de Portos, Terminais Ferroviários e Fertilizantes.
Atuação forte em fertilizantes – Além da movimentação de fertilizantes em portos e terminais ferroviários, a Armac atua em importantes indústrias de fertilizantes do país, com destaques para operações no Rio Grande (RS), Cubatão (SP), Barcarena (PA) e São Luís (MA). Só em operações exclusivas de fertilizantes, são mais de 15 milhões de toneladas movimentadas por ano pela Armac.
Em um dos clientes, uma das principais empresas do Brasil no setor, a companhia atua em 45 operações com mais de 190 equipamentos e 380 colaboradores. As operações de fertilizantes estão entre aquelas que mais exigem dos equipamentos, pelo contato direto das máquinas com produtos químicos.
Para evitar que essa exposição prejudique o desempenho da frota e a produtividade das operações, é importante uma equipe de manutenção especializada e com excelência nos processos de manutenção preventiva e corretiva.
A Armac faz a gestão das oficinas dentro das operações dos clientes, além de manter 30 estruturas próprias de manutenção por todo país, incluindo o maior complexo de oficinas da América Latina, com 300 mil m², em Vargem Grande Paulista.
Contêiner inteligente – A Armac lançou no ano passado uma tecnologia que permite que as operações em portos e ferrovias tenham a disponibilidade de peças para manutenção a pronta entrega. Trata-se de contêiners inteligentes de peças e produtos.
O contêiner inteligente é uma solução de gestão automatizada de estoque de peças, em que o próprio mecânico consegue entrar no espaço, pegar o produto que precisa para manutenção das máquinas e, por meio de um sistema tecnológico integrado, escanear a peça e dar baixa no estoque.
A principal vantagem para o cliente, comenta a empresa, é a agilidade nos processos de manutenção. O contêiner possibilita que a equipe da oficina tenha em mãos as peças necessárias para que os equipamentos sigam rodando o maior tempo possível, garantindo a máxima produtividade para a operação.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade