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ArcelorMittal inicia operação com caminhão elétrico

Para avançar na estratégia de descarbonização, empresa vai implementar mais quatro caminhões na frota de transporte de bobinas de aço

Assessoria de Imprensa

21/10/2024 12h34

Para reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) nas operações logísticas e contribuir para sua meta de descarbonização, a ArcelorMittal passou a contar desde agosto com o primeiro caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas de aço.

Agora parte da frota da transportadora WOEU, o veículo (na imagem) é o primeiro caminhão Volvo FM elétrico em Santa Catarina e tem capacidade de transportar 30 toneladas de carga por viagem.

Até o final deste ano, está prevista a entrada de mais quatro caminhões na operação, cada um com capacidade de 48 toneladas por viagem, em parceria com outras transpo

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Para reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) nas operações logísticas e contribuir para sua meta de descarbonização, a ArcelorMittal passou a contar desde agosto com o primeiro caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas de aço.

Agora parte da frota da transportadora WOEU, o veículo (na imagem) é o primeiro caminhão Volvo FM elétrico em Santa Catarina e tem capacidade de transportar 30 toneladas de carga por viagem.

Até o final deste ano, está prevista a entrada de mais quatro caminhões na operação, cada um com capacidade de 48 toneladas por viagem, em parceria com outras transportadores

Juntos, os veículos irão viabilizar o transporte de 120 mil toneladas de aço ao ano, representando a diminuição de mais de 800 toneladas de GEE nas emissões anuais da companhia.

Os veículos estão previstos para operação em rotas regionais de até 200 km, a partir da unidade da ArcelorMittal em São Francisco do Sul (SC).

Os testes se iniciaram em janeiro deste ano, em um percurso de 488 km que incluiu trechos de serra e envolveu três rotas de entrega.

Após as avaliações, a empresa constatou que “o caminhão elétrico apresenta a mesma condição de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação”.

“Além disso, possui custos de manutenção inferiores aos caminhões convencionais e pode operar em regime ininterrupto, com paradas curtas para recarregar as baterias”, argumenta a empresa.

Segundo Eduardo Crescente Raya, diretor de planejamento e logística do segmento de Aços Planos da ArcelorMittal, o próximo passo é avaliar novas alternativas e rotas para a empresa avançar no modelo com as transportadoras.

“O uso de energia elétrica torna o transporte de cargas mais viável, sustentável e limpo”, avalia Raya.

“Além de agregar o valor ao negócio, mostrando aos clientes nosso compromisso com a descarbonização, que representa um grande passo para consolidação da estratégia de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta”, aponta.

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