P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
EMPRESAS
Voltar

ArcelorMittal inicia operação com caminhão elétrico

Para avançar na estratégia de descarbonização, empresa vai implementar mais quatro caminhões na frota de transporte de bobinas de aço

Assessoria de Imprensa

21/10/2024 12h34

Para reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) nas operações logísticas e contribuir para sua meta de descarbonização, a ArcelorMittal passou a contar desde agosto com o primeiro caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas de aço.

Agora parte da frota da transportadora WOEU, o veículo (na imagem) é o primeiro caminhão Volvo FM elétrico em Santa Catarina e tem capacidade de transportar 30 toneladas de carga por viagem.

Até o final deste ano, está prevista a entrada de mais quatro caminhões na operação, cada um com capacidade de 48 toneladas por viagem, em parceria com outras transpo

...

Para reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) nas operações logísticas e contribuir para sua meta de descarbonização, a ArcelorMittal passou a contar desde agosto com o primeiro caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas de aço.

Agora parte da frota da transportadora WOEU, o veículo (na imagem) é o primeiro caminhão Volvo FM elétrico em Santa Catarina e tem capacidade de transportar 30 toneladas de carga por viagem.

Até o final deste ano, está prevista a entrada de mais quatro caminhões na operação, cada um com capacidade de 48 toneladas por viagem, em parceria com outras transportadores

Juntos, os veículos irão viabilizar o transporte de 120 mil toneladas de aço ao ano, representando a diminuição de mais de 800 toneladas de GEE nas emissões anuais da companhia.

Os veículos estão previstos para operação em rotas regionais de até 200 km, a partir da unidade da ArcelorMittal em São Francisco do Sul (SC).

Os testes se iniciaram em janeiro deste ano, em um percurso de 488 km que incluiu trechos de serra e envolveu três rotas de entrega.

Após as avaliações, a empresa constatou que “o caminhão elétrico apresenta a mesma condição de dirigibilidade, segurança e facilidade de operação”.

“Além disso, possui custos de manutenção inferiores aos caminhões convencionais e pode operar em regime ininterrupto, com paradas curtas para recarregar as baterias”, argumenta a empresa.

Segundo Eduardo Crescente Raya, diretor de planejamento e logística do segmento de Aços Planos da ArcelorMittal, o próximo passo é avaliar novas alternativas e rotas para a empresa avançar no modelo com as transportadoras.

“O uso de energia elétrica torna o transporte de cargas mais viável, sustentável e limpo”, avalia Raya.

“Além de agregar o valor ao negócio, mostrando aos clientes nosso compromisso com a descarbonização, que representa um grande passo para consolidação da estratégia de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta”, aponta.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E