Corporativo
Assessoria de Imprensa
10/12/2014 08h17
A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) realizou no início de dezembro a solenidade de entrega do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2014.
Para Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, a diversificação de projetos inscritos no Prêmio Obra do Ano reforça a aplicabilidade do sistema pré-fabricado em diferentes segmentos.
“A premiação destaca os projetos arquitetônicos que aliam beleza, estética e inovação, podendo ser executados com estruturas pré-fabricadas de concreto. Mesmo sendo indicado para projetos modulares, com repetitividade de peças, nosso sistema tem vencido desafios e sendo viabilizado em distintos p
...A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) realizou no início de dezembro a solenidade de entrega do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2014.
Para Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, a diversificação de projetos inscritos no Prêmio Obra do Ano reforça a aplicabilidade do sistema pré-fabricado em diferentes segmentos.
“A premiação destaca os projetos arquitetônicos que aliam beleza, estética e inovação, podendo ser executados com estruturas pré-fabricadas de concreto. Mesmo sendo indicado para projetos modulares, com repetitividade de peças, nosso sistema tem vencido desafios e sendo viabilizado em distintos projetos, cumprindo ousados prazos de execução e agregando qualidade a diversos empreendimentos”, ressalta.
O vencedor do Prêmio foi o Tietê Plaza Shopping, localizado no bairro de Pirituba, zona oeste de São Paulo, com área total construída de 130.334 m2.
Para sua construção, foram utilizados aproximadamente 25.000 m3 de concreto pré-fabricado, considerando vigas, lajes alveolares, painéis arquitetônicos de fachada estruturais e não estruturais, além de escadas.
A obra foi executada pela Racional Engenharia e contou o projeto arquitetônico de Maria de Fátima Rodrigues Alves, e com projeto estrutural de Carlos Eduardo Melo. A Concrebem Pré-Moldados foi responsável por fornecer as estruturas de pré-fabricados.
A Comissão Julgadora ainda conferiu menção honrosa a outros dois empreendimentos que se destacaram no uso de estruturas pré-fabricadas de concreto. O primeiro é o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe (BA), um projeto arquitetônico assinado pelo Consórcio PSG (Planave, Sondotécnica e Genpro), cujo projeto estrutural é de autoria do engenheiro George Maranhão. Trata-se de uma obra cujas estruturas pré-fabricadas foram fornecidas pela T&A Pré-Fabricados, num total de 11.000 m3 de concreto pré-fabricado.
A segunda menção honrosa foi concedida para as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília, cujas estruturas pré-fabricadas foram produzidas pela Cassol Pré-fabricados Ltda.
O projeto arquitetônico é de autoria de Gerardo Pucciarello e Marcelo Minoliti; e o projeto estrutural foi feito pelo engenheiro Luis Roberto Moritz. A obra, que demandou um volume de 7.318 m3 de concreto, ocupa uma área total de 50.405 m2 e é composta por uma interligação que conecta a obra já existente com o Pier Sul e o Pier Norte.
Nesta edição, a Comissão Julgadora optou por destacar duas obras com grande relevância e importância que utilizaram o sistema pré-fabricado para receber o Prêmio Destaque do Júri: a Arena Corinthians, com projeto arquitetônico de autoria do escritório CDC Arquitetos em parceria com DDG Arquitetura, estrutura de pré-fabricado fornecida pela CPI Engenharia, projeto estrutural da EGT Engenharia e Fhecor do Brasil, e o Monumento a Copa, relógio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que realizou a contagem regressiva até a abertura do evento, no dia 12 de junho, com estrutura de pré-fabricado fornecida pela Leonardi.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade