Assessoria de Imprensa
31/10/2023 13h28
Em parceria com a Boliden e a LKAB, a ABB concluiu os testes da primeira tecnologia automatizada do mundo para instalação de explosivos em minas subterrâneas.
O programa foi coduzido na Boliden Garpenberg, uma mina subterrânea de zinco localizada a 180 km a noroeste de Estocolmo, na Suécia.
O objetivo é tornar as minas mais seguras, automatizando um dos poucos processos manuais que ainda restam na mineração.
Os cronogramas de detonação em minas subterrâneas podem variar, sendo que em minas maiores o processo ocorre até 15 vezes por dia, à medida que as câmaras são expandidas para a extração de m
...Em parceria com a Boliden e a LKAB, a ABB concluiu os testes da primeira tecnologia automatizada do mundo para instalação de explosivos em minas subterrâneas.
O programa foi coduzido na Boliden Garpenberg, uma mina subterrânea de zinco localizada a 180 km a noroeste de Estocolmo, na Suécia.
O objetivo é tornar as minas mais seguras, automatizando um dos poucos processos manuais que ainda restam na mineração.
Os cronogramas de detonação em minas subterrâneas podem variar, sendo que em minas maiores o processo ocorre até 15 vezes por dia, à medida que as câmaras são expandidas para a extração de minérios.
O robô detecta automaticamente os furos de sondagem e os preenche com as cargas, eliminando a necessidade de pessoas próximas durante as sequências de detonação.
Segundo a fabricante, a fase de testes recém-concluída validou a integração do robô ao veículo transportador e a comunicação com a emulsão e os sistemas de visão, assim como a incorporação de um segundo braço robótico para montagem do escorvador e do detonador.
Operada por controle remoto, a tecnologia garantiu acesso a todos os níveis de furos e áreas na face da rocha, relata a companhia.
O desenvolvimento da tecnologia está previsto para terminar este ano, com a execução da sequência completa de detonação na mina subterrânea, seguida pela entrega do robô ao cliente.
A ABB afirma já ter iniciado contatos com outras mineradoras, de modo que a tecnologia possa ser testada em diferentes ambientes e em regiões além do norte da Europa, com clima e composição de rocha variados.
"Trata-se de um desenvolvimento tecnológico significativo para a ABB e para o setor de mineração em geral", disse Vedrana Spudic, líder de tecnologia da linha de negócios de mineração da ABB.
"Os testes demonstraram que todos os pontos podem ser alcançados e carregados em um ciclo totalmente automatizado, eliminando a necessidade de operadores humanos em uma área apertada e sem suporte", completou.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade