P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.290 - Dez / Jan
Voltar
FENATRAN 2024

Vocação para os negócios

Com foco em redução de emissões, a 24ª edição do evento também comprovou o bom momento vivido pelas montadoras, tanto na área de caminhões como em implementos rodoviários
Por Redação

Com projeção de R$ 4 bilhões em negócios, a 24ª Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas) manteve o nível de relevância ao receber mais de 70 mil visitantes, que puderam conferir de perto as principais novidades de mais de 600 marcas, incluindo 74 novos expositores no evento, que neste ano foi profundamente marcado pela eletrificação e combustíveis alternativos, inclusive na programação de painéis, que apresentou mais de 40 h de conteúdo na feira.

Iniciativa da NTC&Logística e da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), com apoio institucional da Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários), o evento ocorreu entre os dias 4 e 8 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista.

Para Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da feira, o sucesso da edição demonstra a importância do evento para o ecossistema de tran


Com projeção de R$ 4 bilhões em negócios, a 24ª Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas) manteve o nível de relevância ao receber mais de 70 mil visitantes, que puderam conferir de perto as principais novidades de mais de 600 marcas, incluindo 74 novos expositores no evento, que neste ano foi profundamente marcado pela eletrificação e combustíveis alternativos, inclusive na programação de painéis, que apresentou mais de 40 h de conteúdo na feira.

Iniciativa da NTC&Logística e da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), com apoio institucional da Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários), o evento ocorreu entre os dias 4 e 8 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista.

Para Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da feira, o sucesso da edição demonstra a importância do evento para o ecossistema de transporte rodoviário no país.

“Mais uma vez a Fenatran comprova sua vocação de gerar negócios e difundir as mais relevantes tendências do futuro da mobilidade e da logística”, comentou.

Nesta edição, a abertura ficou por conta do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

“Essa feira simboliza negócios, geração de emprego, renda e desenvolvimento para um setor tão fundamental como o transporte”, disse ele, que também é ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da atual gestão federal.

“Conseguimos implementar iniciativas para renovação da frota, mas é essencial manter o estímulo e garantir a modernização dos veículos antigos e a ampliação da eficiência energética.”

MOMENTO


Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (4º a partir da direita)
destacou iniciativas para renovação da frota

De acordo com a RX Brasil, organizadora da feira, a chegada de novos expositores contribuiu para um avanço de 20% da área ocupada, que superou 100 mil m2.

“Esta edição consolida a Fenatran como um evento essencial do setor”, comemorou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

“O transporte faz a economia do país girar, especialmente em um ano de crescimento, em um momento de olhar para a frente”, disse ele, apontando a renovação da frota como uma “atitude de responsabilidade social”.

Lembrando que o transporte – principalmente o rodoviário de cargas – é uma atividade estratégica, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, ratificou a necessidade da renovação escalonada da frota.

Para ele, isso deve estar vinculado à substituição de veículos antigos, com um programa coordenado de retirada de circulação e sucateamento. “Temos objetivos comuns na defesa da cadeia produtiva do transporte”, acentuou.

Na outra ponta, as montadoras tiveram motivos para celebrar o bom momento do setor. A projeção da Anfavea aponta um volume de 121 mil unidades vendidas em 2024, o que representa um avanço de +12% ano a ano.

“Voltamos em um momento favorável, em que a economia vive uma alta”, observou o presidente e CEO da Volkswagen Caminhões, Roberto Cortes

. “Temos estabilidade, há investimentos e programas, ou seja, navegamos em mares calmos e com bom tempo”, pontuou o executivo, citando o crescimento da produção industrial, que saltou de 8 para 12 mil unidades até setembro. “O que vende caminhão é o PIB”, afirmou.

A seguir, confira alguns dos principais destaques do evento, que se mantém como a principal feira do setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina.

CAMINHÕES


As “estrelas” da exposição (em sentido horário): Iveco S-Way “Metallica”, Mercedes Actros 300,
DAF CF Mineração, VW Meteor Hybrid, Volvo FM Electric e Scania 30G Electric

Entrante no fora de estrada, a DAF apresentou sua nova Linha DAF Vocacional. Ampliação da família CF, a linha inclui o modelo CF Mineração, em versões 6x4 e 8x4, ambas com CMT de 150 t e PBT de 48 t e 58 t, respectivamente.

Com chassi remodelado, a configuração inclui ainda motor MX-13 de 480 cv, freio motor MX Engine Brake com 490 cv, transmissão automatizada TraXon 12-TX2621 TD de 12 velocidades, eixos dianteiros de 10 t e suspensão traseira de 38 t.

Com PBT de 28,1 t e CMT de 42 t, o modelo CF Construção possui tração 6x4 e traz motor PX-7 de 310 cv, além de freio motor com 245 cv e transmissão manual EcoMid 9S1510 TO de 9 velocidades.

Já o CF Florestal em versão rígida apresenta PBT de 41 t e CMT de 150 t, em configuração 6x4 com motor MX-13 de 480 cv, freio motor MX Engine Brake de 490 cv, transmissão automatizada TraXon 12-TX2840 TO de 12 velocidades e três modelos de cabine.

“A nova linha é nosso maior esforço de engenharia desde a renovação feita em 2020”, comentou Alan Messias, diretor de desenvolvimento da DAF. “Agora, entramos em todas as aplicações fora de estrada.”

O estande também recebeu a linha CF Trator Rodoviário 4x2 e 6x2, que chega em 2025 com novo motor PX-9 de 8,9 l (em versões de 340 cv, 360 cv e 380 cv), ao lado de três modelos da linha XF e um driveline de XF Elétrico de 350 kW, com autonomia de 500 km.

A companhia estrou ainda o modelo XF Special Edition Fenatran 2024, uma versão em edição limitada do XF 530 6x2 com suspensão pneumática.

“Olhando para o futuro, é impossível não destacar a relevância do Brasil, pois somos um dos mercados mais estratégicos para as companhias”, ressaltou Larisa Gambrell, presidente da DAF Brasil.

Em sua maior participação, a IVECO destacou seu portfólio multienergético “Alternative Power”, com soluções em gás natural, biometano e propulsão elétrica.

Com lançamentos nas linhas Daily, Tector e S-Way, a montadora deu amplo destaque à edição especial S-Way “Metallica”, com oferta no país a partir de 2025.

Outra novidade é a entrada da marca no segmento de locação, com o inédito serviço por assinatura Iveco Rental.

“Esse serviço vai cuidar de todo o ciclo de vida do produto”, disse Bernardo Brandão, diretor de serviços da montadora.

Além da versão eletrificada eDaily, a companhia também mostrou a nova versão 8x2 do Tector, de 31 t. Com autonomia de 700 km, a versão Natural Gas (gás natural e biometano) também já está sendo produzida em Sete Lagoas (MG).

“Já o pesado S-Way é o melhor caminhão desenvolvido pela Iveco no Brasil”, ressaltou o diretor de marketing, Carlos Fraga, lembrando que a oferta inclui versões 4x2, 6x2 e 6x4, na faixa de 480 a 540 cv, além de opções pneumáticas 4x2 e 6x2 para cargas frágeis.

“Também trouxemos as plataformas de conectividade Iveco On e NexPro Connect, que permitem gerenciar a frota em um único portal”, acrescentou Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

Segundo ele, as soluções em conectividade já geraram economia de 115 milhões de reais em combustível, ou 50 mil t/ano de CO2. Em conectividade, a companhia conseguiu multiplicar por dez o número de veículos conectados, dobrando a participação desde 2020. “Estabelecemos um novo padrão em um período de transformação da marca”, acentuou Querichelli, citando a evolução em contratos de manutenção e customizações.

Na MERCEDES-BENZ, um dos destaques foi o lançamento da nova versão Actros Evolution, com motor OM 471 LA de 530 cv a 1.600 rpm e freio-motor de 580 cv.

Além desse extrapesado, foram divulgados os modelos Actros Evolution 2045, 2548 e 2553 6x2 (agora com suspensão metálica e câmeras de monitoramento), Actros Estrela Delas 2553 6x2 (com motor OM 471 LA de 530 cv), Accelo 917, 1117 e 1417 6x2 (aplicações leves e médias), Atego 1719 Full Air (cargas sensíveis) e o novo Arocs 4051 8x4 (madeireiro).

“O Actros Evolution é o caminhão mais seguro do Brasil, com mais de 20 itens de segurança, mas também o mais inteligente e conectado”, frisou Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços da marca.

A montadora também anunciou testes com caminhões eActros (versões 300 4x2 e 400 6x2) a bateria, para aplicações interurbanas de cargas médias e pesadas, além do caminhão leve eCanter, para transporte urbano na faixa de 7,5 e 8,5 t de PBT.


Sucesso do evento refletiu o otimismo do setor de transporte
com o desempenho de mercado

“Até 2030, a Mercedes-Benz terá um portfólio de produtos com zero emissões em todos os segmentos”, garantiu Achim Puchert, presidente da marca no Brasil e CEO da Mercedes-Benz para a América Latina.

Em cinco versões, os veículos eActros têm tração 4x2 ou 6x2, com 19 t ou 27 t de PBT e 40 t de CMT na versão cavalo mecânico, em conjuntos de 3 ou 4 baterias NMC que entregam uma autonomia de 220 a 400 km.

A empresa também divulgou o novo plano Complete Flex de manutenção, com mensalidade por quilômetros rodados.

“Anunciamos ainda a quarta linha de peças, que movimenta a marca Alliance Truck Parts”, completou Ferrarez.

Com uma gama ampliada de matrizes alternativas, a SCANIA apresentou o modelo 30 G 4x2, o 1º caminhão elétrico da marca no país, além de veículos movidos a gás e biodiesel e do novo motor DC13 507A para geração de energia, com potências de 579 kW e 573 kW e baixa emissão de CO2.

“Nossos investimentos vêm permitindo a adoção de parâmetros de descarbonização de Nível 3”, observou Christopher Podgorski, presidente e CEO da montadora na América Latina, citando os ciclos 2016-2020 (R$ 2,6 bi), 2020-2024 (R$ 1,4 bi) e 2025-2028 (R$ 2 bi).

Importado da Suécia, o cavalo mecânico elétrico 30 G é equipado com dois pacotes de baterias (total de 416 kWh), eixo R780 (até 66 t de capacidade) e máquina elétrica EMC1-4 (com potência de regeneração de 330 kW e torque de 1.150 Nm), sendo projetado para distâncias de até 200 km em operações “hub to hub” e de distribuição

A montadora lançou ainda os modelos P 280 6x4 XT (280 cv) para construção, Performance G-Line 370 (370 cv), 500 RH 6x4 Super B100 (100% movido a biodiesel) e a nova versão a gás GH 460 6x2, com 650 km de autonomia.

Em serviços, a novidade foi a solução digital ProDriver, que faz avaliação dos motoristas de forma automática, prometendo ganhos de até 5% no consumo. “É o próximo passo na excelência da produção”, ressaltou o diretor de serviços Fernando Valiate.

Sobre o mercado, as vendas da montadora avançaram mais de 70% em 2024, enquanto o mercado acima de 16 t cresceu 19%.

“Essa é a posição que merecemos, pois temos um portfólio espetacular, seja com diesel, gás, biodiesel, biometano, biogás ou elétricos”, disse Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Brasil, citando um “ano maravilhoso” para a marca no país.

Apostando em elétricos e biodiesel, a VOLVO exibiu caminhões que integram sua estratégia de descarbonização.

Com potência de 490 kW (660 hp), o modelo FM Electric oferece opções de PBTC de até 50 t, podendo ser equipado com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh), atingindo autonomia de 300 km.

“A indústria de transporte é parte do problema, mas queremos ser parte da solução também”, afirmou Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.

A estratégia New Energy Vehicles (NEV) da marca almeja obter emissões zero de CO2, lembrou Lirmann, prevendo a introdução de três linhas tecnológicas: combustão interna (diesel e combustíveis alternativos), baterias e células de combustível.

“Isso impulsiona nossa estratégia 3x100, entregando caminhões 100% mais produtivos, 100% seguros e 100% livres de CO2”, acrescentou.

O estande também recebeu o modelo FH B100 Flex, que permite uso de até 100% de biodiesel. Produzido sob consulta, o veículo é voltado para frotistas que produzem o próprio combustível.

“Com motor exclusivo, trata-se de uma alternativa rápida e viável para a descarbonização do transporte pesado”, observou Lirmann.

No vocacional, a marca destacou as novas linhas 2025 dos modelos FH, FM e FMX, agora com sistema I-See Plus mais inteligente e novidades como leitor de placas de trânsito e opção de retrovisores por câmeras.

No evento, foram expostos os modelos FMX Max e VMX Max, além do modelo FMX 6x6 para hexatrens, que oferece até 250 t de carga. Completando a mostra, a companhia deu destaque especial à série de 30 anos do modelo FH.

“Essa série prevê apenas 60 unidades, sendo 30 unidades do modelo FH 540 6x4 e outras 30 do FH 500 6x2, ambos com pintura vermelha metálica com pigmentos em dourado”, informou o diretor executivo Alcides Cavalcanti.

A VOLKSWAGEN CAMINHÕES apresentou um protótipo com motor híbrido para aplicações rodoviárias de longa distância. Exibido no estande, o caminhão-conceito VW Meteor Hybrid (HVO+elétrico) é equipado com sistema de regeneração, pacote aerodinâmico e sistema inteligente de tração, desenvolvido em parceria com a Suspensys.

O veículo possui sistema de recarga rápida de alta voltagem, com sistema CCS2 padrão.

“Nossa participação em extrapesados chegou a 12% em um curto período, com aumento de 5 pp no ano”, celebrou Cortes.

“Há crescimento da procura nesse nicho, que é cobiçado por todas as marcas e mais que dobrou na última década.”

Outro destaque, o veículo Constellation 26.280 Biometano 6x2 deve iniciar testes no país a partir de 2025. O modelo traz transmissão automática e motor de 280 cv de potência e 1.100 Nm de torque.

“Esse caminhão responde às oportunidades do alto potencial do biometano”, comentou o CEO da montadora do Grupo Traton, que também mostrou a 2ª geração do eDelivery, agora com novo motor e maior capacidade.

Disponível para test drive, houve espaço ainda para o cavalo mecânico Constellation 20.480 4x2 para média e longa distância.

Com 56 t de peso bruto, o modelo traz motor D26 de 13 l com 480 cv e transmissão automatizada V-Tronic de 12 velocidades.

“A renovação de frotas é a melhor forma de descarbonização, trazendo benefícios como redução de emissões, melhora da qualidade do ar e mais segurança”, destacou Cortes.


Fenatran mantém-se como um termômetro
do setor de caminhões e implementos rodoviários

IMPLEMENTOS

A FACCHINI apresentou novidades que prometem melhorias estéticas e estruturais aos principais produtos do portfólio.

Na feira, a empresa alinhou produtos como Rodotrem Basculante 35 + 35 m³ em aço inoxidável, Semirreboque Furgão Frigorífico de 3 eixos com eixo elétrico, Semirreboque Furgão Carga Seca de 3 eixos com 15,4 m, Semirreboque Graneleiro de 4 eixos em aço inoxidável e Semirreboque Furgão Lonado de 4 eixos.

Em relação ao mercado, o especialista da área comercial, André Pavane, afirmou que a empresa deve terminar o ano com mais de 22 mil produtos vendidos na linha pesada, o que representa 25% de market share, seguido pela linha leve, como mais de 9 mil produtos e 15% de participação.

“Para 2025, as expectativas são as melhores possíveis”, comentou. “Em se tratando de um ano sem eleições e com perspectivas de redução de taxas de juros, prevemos um aumento das vendas acompanhando o crescimento do PIB.”

Com presença nas principais linhas de implementos rodoviários, a LIBRELATO apresentou diversos equipamentos no evento, incluindo a Graneleira Inox Série 55, lançada em comemoração aos 55 anos da empresa.

“Esse equipamento conta com chassi e caixa de carga com componentes em inox e sistema de telemetria Sigaway”, explicou o diretor comercial e de marketing, Silvio Campos.

Outro destaque foi o Rodotrem Basculante Evolut, também com revestimento em inox e engate esférico, além do novo sistema de enlonamento Arco Fácil, que recolhe os arcos juntamente com a lona a partir da parte traseira do veículo.

“Entre as vantagens está a redução do tempo de parada, além de opcional de enlonamento elétrico”, destacou Campos, apontando ainda como diferencial o EBS com inclinômetro integrado.

“O uso passa a ser obrigatório a partir de 2025, garantindo mais segurança para o transporte”, completou.

O diretor executivo Roberto Lopes Júnior destacou o ciclo de investimentos de R$ 405 milhões até 2028, voltado para infraestrutura, digitalização e lançamentos.

O objetivo, disse ele, é elevar a participação para 20% e produzir 100 produtos por dia.

“Ao longo dos últimos cinco anos, mantivemos o market share em 14%, ocupando o Top 3 entre as fabricantes de implementos no país”, ressaltou.

Celebrando 75 anos, a RANDONCORP lançou um Bitrem Tanque com capacidade de 63 mil l, caixa de carga em formato cilíndrico e múltiplas setas de aferição, além de divulgar sistemas inteligentes e de telemetria. No pavilhão, foram expostos os modelos Semirreboque Graneleiro e Sider Modular Hybrid R 75 anos, o lado de uma linha especial comemorativa.

A principal novidade apresentada, no entanto, foi a exclusiva tecnologia AT4T (Autonomous Technology for Transportation), um produto-conceito 100% elétrico com tecnologia autônoma.

De acordo com Daniel Randon, presidente da empresa, o projeto experimental foi exibido pela primeira vez ao público. “Integrados a um algoritmo patenteado, esses sistemas permitem a operação autônoma e precisa em ambientes confinados”, afirmou.


Em implementos, as novidades incluíram produtos como (em sentido horário)
o graneleiro inox da Facchini, a Série 55 da Librelato, a caçamba basculante VR
da Rossetti, a prancha carrega tudo da Sergomel e a tecnologia
autônoma AT4T da Randoncorp

Desenvolvida com o Instituto Hercílio Randon (IHR), a tecnologia integra hardwares de alto desempenho, funções para identificação de ambientes e movimentação guiada por IA.

“Esse protótipo pode ser acoplado a diferentes tipos de implementos, além de encontrar a melhor rota de forma automática e precisa, ajustando o comportamento dinâmico de acordo com o implemento”, completou Sérgio L. Carvalho, CEO da companhia, que deve fechar o ano com receita líquida entre R$ 11,5 e 12,5 bilhões.

“Fizemos três aquisições que devem aumentar a receita”, declarou.

Para a Fenatran, a ROSSETTI preparou alguns produtos com opcionais sugeridos por clientes.

Entre os destaques, a empresa exibiu a Caçamba Basculante VR, com enlonador manual e porta de corrente como diferenciais, sendo indicada para caminhões de até 30 t utilizados na construção leve.

Já o Semirreboque Basculante 4 eixos – voltado para aplicação com carga geral e graneleiro – também inclui opcionais como manta antiaderente e estabilizador.

O executivo comentou que o ano foi estável para a empresa, mantendo a produção ajustada.

“Apesar de a carteira ter diminuído em comparação ao ano passado, conseguimos manter a produção em um nível satisfatório”, disse Rossetti, projetando um aumento em 10% nas vendas em 2025.

Em sua estreia no evento, a SERGOMEL apresentou produtos como Prancha Carrega Tudo, Tritem e Rodotrem de 11 eixos.

Desenvolvida para a linha rodoviária, a Prancha Carrega Tudo traz estrutura reforçada, sendo destinada para transporte de cargas indivisíveis e excedentes. Disponível em dois e três eixos, o produto é projetado com aço de alta resistência, em um chassi robusto, porém leve.

“Composto por peças reforçadas, o conjunto mecânico garante maior vida útil aos componentes, reduzindo o custo da operação”, afirmou a diretora de marketing, Elaine Brasca.

Outra novidade, o Rodotrem 11 eixos da Linha Leve Canavieira tem 30 m de comprimento, 2,6 m de largura e 91 t de capacidade.

“Já na linha florestal, exibimos o Bitrem ‘Bitrenzão’, um equipamento com diferenciais como aço de alta resistência e suspensão pneumática rebaixada, com aumento da caixa de carga”, destacou a executiva.


MERCADO
ANFIR projeta crescimento na venda de implementos em 2025

Durante a Fenatran, a Anfir – que reuniu 58 associados no evento – demonstrou confiança no crescimento do mercado de implementos rodoviários no próximo ano, “mesmo que moderado”.

De acordo com José Carlos Sprícigo, presidente da entidade, a projeção do setor é comercializar 155 mil unidades em 2025, sendo 65 mil unidades na linha leve (Carroceria sobre Chassi) e 90 mil unidades em pesados (Reboques e Semirreboques).


Expectativa da Anfir é que o setor feche o ano
com cerca de 150 mil implementos vendidos

Para 2024, a expectativa é fechar o ano em torno de 150 mil equipamentos vendidos, sendo 90 mil pesados e 60 mil leves.

“A Fenatran é um termômetro do setor, pois muitos operadores logísticos esperam o evento para adquirir produtos”, argumentou Sprícigo em coletiva de imprensa no evento.


Saiba mais:
Fenatran: www.fenatran.com.br

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E