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Revista M&T - Ed.78 - Ago/Set 2003
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M&TEXPO’2003 CARGA & MOVIMENTAÇÃO

VCE apresenta o novo articulado A30D

Fabricado em Pederneiras (SP), o A30D substitui com vantagens o modelo A25C - com quase 25% a mais de capacidade de carga e custo bastante similar.

Transportar o maior volume de cargas pesadas, no menor tempo possível e com menor custo por tonelada. O modelo A30D foi concebido como forma de potencializar ainda mais essas características, já presentes em seu antecessor, o A25C. O novo modelo traz uma série de avanços. Equipado com o motor diesel Volvo de 10 litros e baixas emissões, com injeção eletrônica e intercooler, o veículo tem uma capacidade de carga de 28 toneladas. O motor proporciona alto torque em baixas rotações, facilitando as manobras em terrenos difíceis. Uma das grandes vantagens do novo modelo são os longos intervalos de manutenção. “O cliente não necessita fazer manutenção diária ou semanal do equipamento. A primeira lubrificação só é necessária após 250 horas de utilização”, diz Boris

Sanchez, da área de engenharia de equipamentos da VCE. Segundo ele, outros equipamentos exigem essa manutenção diária, semanal e a primeira lubrificação é feita com 100 horas de uso. “O frotista conta com mais horas de operação. Consequentemente, há uma redução no custo da hora trabalhada”.

Sistema inteligente — A exemplo dos demais modelos Volvo, a tecnologia embarcada é um dos pontos altos do A30D. Uma unidade de controle eletrônica trabalha em harmonia com a eletrônica da transmissão, criando um sistema inteligente que se adapta automaticamente às condições de utilização. Um exemplo disso é o sistema de arrefecimento, que se adapta à condição de trabalho e faz com que o ventilador hidraulicamente acionado consuma potência somente quando necessário.</p></strong><div id=


Fabricado em Pederneiras (SP), o A30D substitui com vantagens o modelo A25C - com quase 25% a mais de capacidade de carga e custo bastante similar.

Transportar o maior volume de cargas pesadas, no menor tempo possível e com menor custo por tonelada. O modelo A30D foi concebido como forma de potencializar ainda mais essas características, já presentes em seu antecessor, o A25C. O novo modelo traz uma série de avanços. Equipado com o motor diesel Volvo de 10 litros e baixas emissões, com injeção eletrônica e intercooler, o veículo tem uma capacidade de carga de 28 toneladas. O motor proporciona alto torque em baixas rotações, facilitando as manobras em terrenos difíceis. Uma das grandes vantagens do novo modelo são os longos intervalos de manutenção. “O cliente não necessita fazer manutenção diária ou semanal do equipamento. A primeira lubrificação só é necessária após 250 horas de utilização”, diz Boris

Sanchez, da área de engenharia de equipamentos da VCE. Segundo ele, outros equipamentos exigem essa manutenção diária, semanal e a primeira lubrificação é feita com 100 horas de uso. “O frotista conta com mais horas de operação. Consequentemente, há uma redução no custo da hora trabalhada”.

Sistema inteligente — A exemplo dos demais modelos Volvo, a tecnologia embarcada é um dos pontos altos do A30D. Uma unidade de controle eletrônica trabalha em harmonia com a eletrônica da transmissão, criando um sistema inteligente que se adapta automaticamente às condições de utilização. Um exemplo disso é o sistema de arrefecimento, que se adapta à condição de trabalho e faz com que o ventilador hidraulicamente acionado consuma potência somente quando necessário.

Os caminhões Volvo são dotados de tração em todas as rodas, com bloqueio total dos diferenciais, possibilitando opções variadas de operação. A possibilidade de emprego de tração 6x4 em boas condições de terreno, por exemplo, reduz o consumo de combustível e o desgaste dos pneus. O que, no final das contas, se traduz em menor custo de operação para o frotista.

O A30D também está equipado com um exclusivo sistema de direção auto- compensado de atuação hidromecânica, que torna o veículo fácil de operar em altas velocidades. Uma outra vantagem da linha de caminhões Volvo é o freio para carga e descarga. Acionando apenas um botão, o operador aciona os freios da unidade de carga e coloca a transmissão em neutro. O sistema aumenta a segurança, além de minimizar o desgaste do sistema de frenagem e do trem de força.

No novo modelo conta com retardador de escape. Todas as máquinas Volvo contam ainda com retardador variável, de atuação hidráulica na transmissão. Respostas rápidas e uma frenagem confiável permitem que o operador mantenha uma velocidade média alta durante todo o ciclo de trabalho, com aplicação mínima dos freios principais. Novamente, isso representa menor desgaste dos componentes.

As cabines de seus caminhões articulados foram desenvolvidas a partir de uma ampla e moderna pesquisa sobre ergonomia. Espaçosas e de fácil acesso, elas apresentam baixo nível de ruído. Além disso, o compartimento de operação conta com uma ampla área envidraçada e espelhos retrovisores grandes, proporcionando excelente visibilidade. A verificação dos níveis de óleo é feita por meio de sistema informatizado, com display. O sistema de comunicação alerta o operador se a caçamba de descarga estiver levantada, se o cinto de segurança estiver desatado ou a porta estiver aberta. O volante de direção é ajustável e os pedais estão em posição ideal para proporcionar maior conforto. O sistema de comunicação, de fácil leitura e compreensão, registra e armazena todas as informações de operação durante o ciclo de trabalho. Dispostas em ordem de importância, estes dados ajudam a planejar melhor a produção.

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