Evolução da linha mundial, segunda geração FG incorpora diversas melhorias, como diagnóstico de falhas, sistema hidráulico sensível à carga e gerenciamento eletrônico da transmissão.
A Fiatallis, fabricante de máquinas rodoviárias da holding CNH, está lançando na M&T Expo’2003 a segunda geração das motoniveladoras FG. A nova série é uma evolução da linha mundial lançada em 1998 e incorpora diversas melhorias, agregando mais tecnologia a um produto já amadurecido e amplamente testado pelo mercado nesses cinco anos de estrada. Aliás, a Fiatallis sempre liderou as transformações desse segmento de máquinas no Brasil, sendo a primeira fabricante nacional a introduzir inovações em seus equipamentos, como comandos hidráulicos, lâminas frontais e chassi articulado. “Agora, mais uma vez, apresentamos uma série bem melhor que a anterior, certamente as máquinas mais avan&ccedi
Evolução da linha mundial, segunda geração FG incorpora diversas melhorias, como diagnóstico de falhas, sistema hidráulico sensível à carga e gerenciamento eletrônico da transmissão.
A Fiatallis, fabricante de máquinas rodoviárias da holding CNH, está lançando na M&T Expo’2003 a segunda geração das motoniveladoras FG. A nova série é uma evolução da linha mundial lançada em 1998 e incorpora diversas melhorias, agregando mais tecnologia a um produto já amadurecido e amplamente testado pelo mercado nesses cinco anos de estrada. Aliás, a Fiatallis sempre liderou as transformações desse segmento de máquinas no Brasil, sendo a primeira fabricante nacional a introduzir inovações em seus equipamentos, como comandos hidráulicos, lâminas frontais e chassi articulado. “Agora, mais uma vez, apresentamos uma série bem melhor que a anterior, certamente as máquinas mais avançadas do mercado”, avalia o diretor comercial da Fiatallis, Gino Cucchiari.
A linha FG é composta por três modelos de motoniveladoras^ a FG 140B, a FG 170B e a FG 200B. À primeira vista, o que chama atenção nas novas máquinas é o design do capô traseiro, com linhas arredondadas que unem uma aparência moderna a uma elevada visibilidade para o operador. Além disso, o sistema basculante do capô permite amplo acesso para manutenção de rotina, tais como verificação do nível de óleo, substituição de filtros e verificação do nível do óleo hidráulico através de um mostrador óptico de fácil leitura,
Diagnóstico de falhas — Ainda sobre manutenção, a Série FG B conta com o dispositivo Go Home com diagnóstico de falhas, um sistema que permite ao operador, em caso de pane, transportar a máquina até um local mais adequado para realizar a manutenção. Os motores Cummins, reconhecidos mundialmente por sua excelente performance, estarão presentes em todas as máquinas da nova série. Atendendo às normas internacionais de ruído e emissões de poluentes, o Cummins garante maior conforto para o operador e maior facilidade de manutenção, com 40% a menos de peças do que outros motores.
Esses motores - 6BTA5.9 e 6CT8.3 - também possuem ventiladores comandados hidraulicamente que reduzem ainda mais as manutenções, com maior eficiência do sistema. As lâminas rolhaway construídas em aço de alta resistência e abrasão continuam a equipar a nova geração de máquinas. Com perfil envolvente, elas provocam o tombamento do material, o que facilita o trabalho e reduz o esforço sobre a máquina. Isso gera maior produtividade e menor consumo de combustível.
A transmissão é do tipo Direct Drive, projetada para atender às demandas de força, torque e precisão que exigem os trabalhos de movimentação de terra, permitindo mudanças de marcha e de sentido com a máquina em movimento. A transmissão da série B também incorpora diversos avanços tecnológicos. O principal desses componentes é o processador eletrônico ECU (Eletronic Control Unit), que gerencia todas as informações durante o funcionamento da transmissão e faz com que o conjunto opere de forma otimizada.
A direção das novas máquinas é hidrostática, do tipo orbitrol, alimentada por bomba de engrenagens e com ângulo de 40 graus para ambos os lados e articulação de chassis de 25 graus para a direita ou esquerda, proporcionando um raio de giro de 7.250 mm. Desta forma, o operador pode executar trabalhos em áreas restritas com maior facilidade e também realizar operações em curvas sinuosas.
Sensibilidade à carga — O sistema hidráulico é do tipo “Load and Flow Sense” (sensível à carga), o que significa que a bomba fornece fluxo e pressão somente quando o operador aciona uma das alavancas de controle. Quando não há demanda hidráulica, a bomba não consome potência do motor e o sistema trabalha mais arrefecido, reduzindo, consequentemente, o consumo de combustível.
O compartimento do operador também se destaca por oferecer um amplo espaço interno, com 5,8 m2 de área envidraçada. Desenvolvido para propiciar mais conforto e visibilidade, ele é equipado com vidros de segurança, limpadores de para-brisas dianteiro e traseiro com lavador, climatizador (ar condicionado quente e frio, quando a cabine é fechada), assento flutuante totalmente ajustável, console de direção ajustável para trabalhar em pé ou sentado, entre vários outros componentes que garantem o bem-estar durante a operação.
Além disso, todos os comandos de direção estão ergonomicamente posicionados ao alcance do operador e o EDM da máquina (Eletronic Data Monitor) monitora todas suas funções vitais, garantindo informações seguras sobre o funcionamento do equipamento. O painel lateral possui mostradores de fácil leitura, tais como nível de combustível, temperaturas e pressões de óleo e transmissão.
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