P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.176 - Fevereiro 2014
Voltar
Mineração Submarina

Tecnologias auxiliam na exploração do solo marinho

Recursos atuais utilizam métodos eletromagnéticos, sondas de múltiplos feixes e veículos operados remotamente para mapear e explorar o fundo dos oceanos

Atualmente, existem diversas técnicas para explorar os mares e mapear a presença de depósitos minerais marinhos, tais como rochas fosfatadas, sulfetos metálicos e depósitos polimetálicos. Muitas explorações submarinas são iniciadas a partir de indicações de presença vulcânica na região, encontrada muitas vezes sob a forma de Guyots, ilhas submersas originadas de atividade vulcânica, e fontes hidrotermais, as famosas “chaminés de água quente” presentes do leito oceânico.

Uma das técnicas mais interessantes foi desenvolvida por Andrei Swedinsky, pesquisador da Escola de Minas do Colorado, nos EUA. A tecnologia proposta pelo especialista consiste de um método eletromagnético, utilizado para encontrar objetos condutores de energia elétrica. Ou seja, trata-se de um enorme “detector de metais oceânico”. Segundo Swedinsky, essa tecnologia já vem sendo utilizada há mais de 80 anos em terra.

STREAMERS

Em termos operacionais, os equipamentos conhecidos como “streamers” são conectados via cabo a um navio e levados até o solo oceânico, geralmente em profundidades


P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Mais matérias sobre esse tema

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, de acordo com nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. As configurações de cookies podem ser alteradas no seu navegador da web. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.