Entre as diversas configurações de equipamentos de apoio para operações fora de estrada, o caminhão-borracheiro tem se destacado nos últimos dois anos, principalmente para atender projetos que demandam a utilização de grande quantidade de equipamentos, como mineração e obras de infraestrutura.
Tido como uma segmentação dos caminhões-oficina equipados para fazer reparos mecânicos das máquinas em campo – o veículo borracheiro comporta equipamentos especiais exclusivamente para tratativa de pneus. “As oficinas móveis convencionais não têm como finalidade principal o transporte e, consequentemente, a reposição de pneus de grandes dimensões”, contextualiza Júlio Cesar de Oliveira, diretor da Impacto Implementos Rodoviários.
E, no caso da Impacto, o aumento da demanda por esse tipo de equipamento de apoio pode ser demonstrado em números. Em 2012, a empresa comercializou ao menos 37 caminhões-borracheiros, contra 24 em 2011 e 16 em 2010. Na avaliação de Oliveira, o resultado crescente – a demanda mais que o dobrou em dois anos, se deve à especificação do equipamento.
Afinal,
Entre as diversas configurações de equipamentos de apoio para operações fora de estrada, o caminhão-borracheiro tem se destacado nos últimos dois anos, principalmente para atender projetos que demandam a utilização de grande quantidade de equipamentos, como mineração e obras de infraestrutura.
Tido como uma segmentação dos caminhões-oficina equipados para fazer reparos mecânicos das máquinas em campo – o veículo borracheiro comporta equipamentos especiais exclusivamente para tratativa de pneus. “As oficinas móveis convencionais não têm como finalidade principal o transporte e, consequentemente, a reposição de pneus de grandes dimensões”, contextualiza Júlio Cesar de Oliveira, diretor da Impacto Implementos Rodoviários.
E, no caso da Impacto, o aumento da demanda por esse tipo de equipamento de apoio pode ser demonstrado em números. Em 2012, a empresa comercializou ao menos 37 caminhões-borracheiros, contra 24 em 2011 e 16 em 2010. Na avaliação de Oliveira, o resultado crescente – a demanda mais que o dobrou em dois anos, se deve à especificação do equipamento.
Afinal, enquanto as oficinas móveis podem ser dotadas de apenas alguns componentes auxiliares para a operação de borracharia – como guindastes, compressor de ar e carroceria para carga seca, os caminhões-borracheiros levam todos os aparatos necessários para essa atividade. “Entre os principais itens desse equipamento estão um guincho (munck) e carroceria especial composta de modulo dianteiro para acomodação de acessórios, como compressor de ar, carretéis e calibrador pneumático”, explica o diretor.
RECURSOS
O equipamento é acionado pela tomada de força do caminhão, que leva uma bomba hidráulica acoplada. Assim, os acionamentos são feitos pelo operador por meio de alavancas. A quantidade de alavancas é proporcional aos componentes oferecidos pelo caminhão-oficina.
Nos equipamentos oferecidos pela Impacto, Oliveira destaca a presença de tanque lastro para água, que possui uma capacidade volumétrica variável, dependendo do modelo, e exerce ainda a função de base para todos os pneus montados. O compressor de ar para operações de calibração e limpeza a seco de rodas e pneus tem capacidade de 30 pés cúbicos por minuto (pcm) e é acompanhado de calibrador pneumático de pressão.
“Outros itens dos nossos caminhões-borracheiros incluem bomba para água, conjunto oxi-corte, baias para acomodação de pneus, bancada para trabalho e carretéis de retração pneumática”, complementa Oliveira.
Para a Bozza, segundo o conceito do engenheiro e coordenador de projetos da empresa, Paulo Takeshi dos Santos, o caminhão-borracheiro constitui uma unidade móvel para transporte, manutenção e reposição de pneus, possibilitando a redução das horas paradas para manutenção à medida que essas atividades são realizadas em campo. “A partir de 2010, vivenciamos um crescimento de demanda expressivo para esse tipo de equipamento, algo que foi impulsionado, principalmente, pelo crescimento da infraestrutura brasileira, graças às obras para atendimento à Copa do Mundo e às Olimpíadas que serão realizadas aqui nos próximos anos”, diz o coordenador, salientando que os segmentos canavieiro, agrícola e florestal compõem o rol de maiores demandantes da solução no país.
Segundo ele, os caminhões borracheiros disponibilizados pela fabricante oferecem inclusive configurações básicas de tanque para armazenamento de água na opção lastro. “Esse componente é construído em chapa de aço carbono, com espessura de 4,76 mm e soldado por arco elétrico de alta fusão por solda MIG”, detalha Takeshi. “Além disso, é revestido internamente com tinta anticorrosiva à base de epóxi, possuindo ainda estrutura metálica constituída em berços, quebra-ondas e longarinas dimensionadas para suportar condições severas de operação.”
O compressor de ar do equipamento da Bozza também tem capacidade de 30 pcm, com dois estágios de 175 psi cada e reservatório de 250 litros. Outros componentes essenciais do caminhão-borracheiro são a bomba centrífuga para lastração de pneus, carretéis retráteis para ar e água com 15 m de mangueira de meia polegada cada, calibrador digital de pneus, suporte para transporte de pneus, painel pneumático com engate rápido para conexão de máquinas e ferramentas pneumáticas, guarda-corpo tubular e suporte para conjunto oxiacetileno com válvulas, mangueiras e caneta para corte.
DIMENSIONAMENTO
Eduardo Agonício, diretor da LDA Tanques, lembra que o caminhão-borracheiro é um equipamento de extrema importância na gestão de frotas com grande quantidade de equipamentos. “Mas, para obter os benefícios de agilidade e economia que ele oferece, é preciso fazer o dimensionamento correto da sua aplicação, algo que considero como o item mais importante para o bom desempenho operacional dos caminhões-borracharia”, diz ele.
Na visão do especialista, um dimensionamento eficiente deve contemplar a quantidade de veículos que será atendida pelo caminhão-borracharia, bem como a distância em que cada equipamento operará, permitindo criar um plano logístico eficiente para a sua atuação.
Segundo Agonício, a LDA passará a oferecer seu caminhão-borracharia para o mercado brasileiro agora em 2013, já com excelentes perspectivas de vendas. “Acreditamos que os mercados mais demandantes são o sucroalcooleiro e a mineração, que necessitam do caminhão-borracheiro para reparos em pneus de máquinas de portes médio e pequeno”, finaliza ele.
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