Revista M&T - Ed.58 - Abr/Mai 2000
Voltar
Dealers

SOTREQ inaugura filial em contagem (MG)

Novas instalações contam com 5.900 m2 destinados às oficinas, laboratório para 130 mil amostras de óleo por ano e almoxarifado com capacidade para 25.000 itens
Almoxarifado para 25.000 itens

Para comprovar a sua disposição em assumír um novo posicionamento no mercado, com ênfase em serviços, a Sotreq inaugurou uma nova filial em Contagem (MG). As novas instalações, concluídas com um investimento de cerca de R$ 12 milhões somente em 1999, contam com 5.900 metros quadrados destinados às oficinas, 3.800 aos armazéns de peças novas e usadas e outros 4.600 aos escritórios, construídos num terreno de 159 mil metros.
Segundo já puderam constatar usuários de equipamentos de todo o país - inclusive o presidente da SOBRATEMA, Afonso Mamede, e os diretores Mario Hamaoka, Petrônio Fenelon e Gilberto Leal Costa — que visitaram a filial a convite da Sotreq , as operações da nova filial diferem completamente da antiga instalação, na Pampulha, em Belo Horizonte. O amplo espaço e os recursos de movimentação de materiais


Almoxarifado para 25.000 itens

Para comprovar a sua disposição em assumír um novo posicionamento no mercado, com ênfase em serviços, a Sotreq inaugurou uma nova filial em Contagem (MG). As novas instalações, concluídas com um investimento de cerca de R$ 12 milhões somente em 1999, contam com 5.900 metros quadrados destinados às oficinas, 3.800 aos armazéns de peças novas e usadas e outros 4.600 aos escritórios, construídos num terreno de 159 mil metros.
Segundo já puderam constatar usuários de equipamentos de todo o país - inclusive o presidente da SOBRATEMA, Afonso Mamede, e os diretores Mario Hamaoka, Petrônio Fenelon e Gilberto Leal Costa — que visitaram a filial a convite da Sotreq , as operações da nova filial diferem completamente da antiga instalação, na Pampulha, em Belo Horizonte. O amplo espaço e os recursos de movimentação de materiais permitiram nova ordenação de fluxos internos nos centros de remanufatura e de reparo de componentes, nas áreas de distribuição de peças novas e usadas e nos escritórios administrativos. ”Hoje estamos integrando os nossos três produtos (máquinas, peças e serviços) em uma mesma concepção de serviço ao cliente”, resume o diretor de operações da Sotreq, Laercio Brazil LenzCesar.
E serviço de uma maneira ampla, diz ele, significa, por exemplo, contratos de manutenção a cada dia mais abrangentes, suporte tecnológico, treinamento de pessoal, disponibilidade de peças, locação de máquinas e até mesmo chegar a assumir total ou parcialmente a operação do cliente e ganhar por tonelagem ou m3 produzido, se conveniente para ambas as partes.
Um dos serviços que tem encontrado maior receptividade junto aos usuários é o aluguel de máquinas novas, que não deve ser confundido com o oferecido pelas Rental Store. A frota de aluguel da Sotreq atende a uma demanda específica por equipamentos em períodos de crises ou incertezas, ou quando for necessário mobilizar equipamentos para obras de curto prazo, oucomplementar a frota em períodos de pico de demanda de serviços. Há duas modalidades disponíveis: o aluguel simples, restrito a alguns equipamentos, em que o usuário compromete- se a adquiriro mínimo de 200 horas de operação por mês, durante 6 meses no mínimo, e o sistema de aluguel, com direito de preferência de compra, que pode envolver todos os modelos e tipos de equipamentos Caterpillar, pelo prazo mínimo de 12 meses.
Laercio Cesar, enaltecendo o apoio da Caterpillar, que participou do empreendimento desde os primeiros estudos, afirma que a Sotreq não poupou recursos para ter o que há de mais atualizado no diagnóstico e reparo de máquinas e componentes, com investimentos também nos seus processos de trabalho.
Nas novas instalações destacam-se dois dinamômetros eletrônicos (um com 1000 HP de capacidade e outro com 3.000 HP), com duas salas de testes acústicas e climatizadas e uma sala comum. Desse modo, é possível remover ou instalar um motor, enquanto o outro está sendo testado, reduzindo de 6 horas para cerca de 30 minutos o tempo gasto na operação. Na filial em Contagem foram alocados 32 guindastes giratórios para a montagem de componentes, duas pontes rolantes de 10te uma de 8t.
Há também guindastes e empilhadeiras de 2 a 10 t para movimentação externa de cargas e rebocadores elétricos para movimentação interna.
Foram instaladas ainda duas lavadoras de grande porte para lavagem a quente de peças e componentes, com capacidade de carga de 3t. Otempo de lavagem, que era de cerca de 4 horas foi reduzido para 30 minutos. A oficina da nova filial conta ainda com aparelhos de retubagem e de conferência de solda através de ultrasom. Além disso, a ferramentaria foi desdobrada: uma destinada ao campo e outra reservada à oficina. Outro destaque da filial Sotreq em Contagem é o almoxarifado, com 3.800 m2 e potencial para armazenar 25 mil itens diferentes. Dos 16 mil itens estocados hoje, 92% estão disponíveis para atendimento imediato.Cerca de 12 mil itens diferentes (75% do total) vão ficar em gabinetes (gaveteiros fechados) e os 4 mil restantes (materiais maiores emais pesados) vão ocupar estantes e porta-pallets.
O novo laboratório S.O.S., com potencial de análise de 130 mil amostras de óleo por ano está trabalhando em dois turnos, com 15 funcionários. Três salas de treinamento e um auditório, equipado com ponto de rede e linha telefônica em cada um dos 40 lugares, também já estão funcionando normalmente.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Mais matérias sobre esse tema