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Revista M&T - Ed.81 - Fev/Mar 2004
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DCML comemora certificação ISO 9001/2000

Foco é a satisfação dos clientes, índice zero de acidentes e de retrabalho inferior a 5%. Estão previstas pelo anuais de treinamento por funcionário.

Maior distribuidor Cummins do Brasil e o único autorizado no país a representar todos produtos da linha Komatsu (incluindo os equipamentos de mineração), a DCML, nos últimos cinco anos, enfrentou o grande desafio de ampliar sua estrutura de atendimento em Minas Gerais, em paralelo a uma persistente campanha pela certificação ISO 9002/94, ocorrida em setembro de 2002, seguida da ISO 9001/2000, uma revisão da ISO 9002/94, mais complexa e exigente — formalizada pela Fundação Vanzolini em novembro de 2003.

O escopo da certificação, formalizado para atender aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade (SCQ) de acordo com a norma NBR ISO 900L2000, é comercializaç&atil


Foco é a satisfação dos clientes, índice zero de acidentes e de retrabalho inferior a 5%. Estão previstas pelo anuais de treinamento por funcionário.

Maior distribuidor Cummins do Brasil e o único autorizado no país a representar todos produtos da linha Komatsu (incluindo os equipamentos de mineração), a DCML, nos últimos cinco anos, enfrentou o grande desafio de ampliar sua estrutura de atendimento em Minas Gerais, em paralelo a uma persistente campanha pela certificação ISO 9002/94, ocorrida em setembro de 2002, seguida da ISO 9001/2000, uma revisão da ISO 9002/94, mais complexa e exigente — formalizada pela Fundação Vanzolini em novembro de 2003.

O escopo da certificação, formalizado para atender aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade (SCQ) de acordo com a norma NBR ISO 900L2000, é comercialização, assistência técnica e manutenção de equipamentos Cummins e Komatsu e de seus componentes. O processo de certificação teve como ponto de partida uma política da qualidade, fundamentada em três tópicos primordiais: atendimento das necessidades e expectativas dos clientes; manutenção e melhoria contínua da qualidade! valorização e promoção do crescimento das pessoas.

Além da política da qualidade, elaborou-se o Manual da Qualidade, contendo os principais pontos da ISO. Os procedimentos diários foram revistos, as não conformidades diagnosticadas e tratadas. Por fim, a empresa definiu indicadores da qualidade — medidores utilizados para um gerenciamento qualitativo dos processos:

(imagem tabela)

Outras ferramentas de qualidade passaram a ser utilizadas com sucesso. O 6 Sigma — um programa de qualidade baseado em dados estatísticos - já possui um projeto piloto completo e três estão em fases diferentes de implantação. O próximo desafio será a conquista da ISO 14000 — certificar que a empresa está trabalhando em harmonia com a ecologia e o meio ambiente.

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