Revista M&T - Ed.80 - Dez/Jan 2004
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NOTAS

Sandvik participa da expansão de Tubarão

A Sandvik, em parceria com a MGS - Manuseio de Granéis Sólidos, venceu a licitação para o fornecimento de dois equipamentos combinados tipo Stacker/Reclaimer (empilhamento e recuperação de material) modelo VASR 1400/50 integrados a um sistema de correias transportadoras destinados à movimentação de minério de ferro dentro do projeto de expansão do Porto de Tubarão, em Vitória (ES). Os dois equipamentos, com 50 metros de comprimento no braço, possuem capacidade de empilhar 10 mil toneladas de materiais por hora e de recuperados em um volume ainda maior - 14 mil toneladas/hora. As máquinas estão sendo fabricadas no Brasil, têm sua instalação prevista para março de 2005 e são as primeiras da Voest-Alpine, do grupo Sandvik, a entrar na América do Sul.

NOVA CONCESSIONÁRIA SCANIA, EM SÃO BERNARDO


A Sandvik, em parceria com a MGS - Manuseio de Granéis Sólidos, venceu a licitação para o fornecimento de dois equipamentos combinados tipo Stacker/Reclaimer (empilhamento e recuperação de material) modelo VASR 1400/50 integrados a um sistema de correias transportadoras destinados à movimentação de minério de ferro dentro do projeto de expansão do Porto de Tubarão, em Vitória (ES). Os dois equipamentos, com 50 metros de comprimento no braço, possuem capacidade de empilhar 10 mil toneladas de materiais por hora e de recuperados em um volume ainda maior - 14 mil toneladas/hora. As máquinas estão sendo fabricadas no Brasil, têm sua instalação prevista para março de 2005 e são as primeiras da Voest-Alpine, do grupo Sandvik, a entrar na América do Sul.

NOVA CONCESSIONÁRIA SCANIA, EM SÃO BERNARDO

A Codema, maior concessionária Scania na América Latina, inaugurou no último dia 10 de dezembro, sua primeira filial na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Localizada no bairro Demarchi, a nova casa será especializada no atendimento aos cegonheiros, que concentram em São Bernardo do Campo cerca de 65% da frota circulante deste segmento no País. “A filial de São Bernardo faz parte de um plano da Codema de especialização nos segmentos mais atuantes de cada região. Ao invés de instalar a concessionária em rodovias de grande circulação, nos posicionamos próximos à base do cliente, neste caso os cegonheiros. Porém, a casa tem estrutura para atender todos os outros segmentos”, explica Antonio Barros, diretor da Codema.

A Codema é uma das dez maiores concessionárias Scania no mundo. São nove filiais no Estado de São Paulo e uma em Minas Gerais, que empregam 250 pessoas e são responsáveis anualmente pela venda de 700 novos caminhões, 100 novos ônibus e cerca de 250 caminhões usados, além da prestação de serviços e vendas de peças.

GRUPO VOLVO TEM NOVO PRESIDENTE NO BRASIL

Desde outubro do ano passado, a Volvo do Brasil está com novo presidente. Tommy Svensson assumiu o cargo em substituição a Peter Karksten, agora responsável pela Volvo Trucks North América. Svensson está há 30 anos no grupo Volvo e até então era presidente da Volvo Trucks Deutschland GmbH, na Alemanha. Sueco, o novo presidente da Volvo do Brasil tem 55 anos e já passou por várias áreas do grupo. Iniciou a carreira na Volvo Truck Corporation (VTC) em 1973, como gerente de negócios baseado em Gotemburgo, sede mundial da empresa. Foi também gerente regional da Volvo International Division. Sua experiência em mercados externos foi adquirida também no Reino Unido, Egito e Alemanha, sempre em posições de direção. Graduado em Economia pela Universidade de Gotemburgo, é casado e tem duas filhas. Poliglota, fala sueco - sua língua natal -, alemão e inglês, todas fluentemente.

PIRELLI ADOTA CURSO ELETRÔNICO

A partir de dezembro a Pirelli Pneus iniciou o treinamento de cerca de sete mil funcionários de sua rede de revendas na América Latina, que inclui 1.200 pontos, por meio de um programa de e- learning que visa acelerar a qualificação dos empregados. O programa foi desenvolvido pela consultoria de tecnologia da informação e educação Gennari & Peartree (G&P). O treinamento significará uma sensível redução de custos para a Pirelli, que irá investir R$ 370 mil no projeto “Clicando e Aprendendo”.

O valor significa menos de 15% do total gasto em 2003 (R$ 2,5 milhões) com um curso presencial aplicado em apenas 700 funcionários em Santo André (SP). Para o responsável pela área de marketing e de treinamento da Pirelli, Inácio Caltabiano Neto, os cursos presenciais, ministrados para grupos de 20 pessoas em média, tinham duração variável entre três e cinco dias, resultando num alto custo para a empresa, já que implicavam em custos adicionais com locomoção, hospedagem e alimentação.

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