Revista M&T - Ed.49 - Out/Nov 1998
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Notas

Retomada de construções rodoviárias motiva simpósio 

Organizado pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia - ABGE, com apoio do Departamenro Escadual de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo - DER, foi realizado, no período de 10 a 13 de agosto passado, o RODO 98, lo. Simpósio de Obras Rodoviárias. Reunindo empresários, especialistas, operadores, projetistas, construtores e prestadores de serviços técnicos em torno de quatro temas - “Conservação e Recuperação de Estradas”, “Concessões Rodoviárias”, “Tendência em Projeto e Construção” e “Escudos de Casos” - o simpósio buscou transmitir as modernas tecnologias acerca do projeto, construção e operação de rodovias, cujas concessões à iniciativa privada impulsionaram uma retomada das obras nesse setor.
Dentro do tema “Conservação e Recuperação de Estradas”, a palestra sobre Desenvolvimento e Implementação de Sistemas de Gerência Rodoviária ficou a cargo do


Organizado pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia - ABGE, com apoio do Departamenro Escadual de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo - DER, foi realizado, no período de 10 a 13 de agosto passado, o RODO 98, lo. Simpósio de Obras Rodoviárias. Reunindo empresários, especialistas, operadores, projetistas, construtores e prestadores de serviços técnicos em torno de quatro temas - “Conservação e Recuperação de Estradas”, “Concessões Rodoviárias”, “Tendência em Projeto e Construção” e “Escudos de Casos” - o simpósio buscou transmitir as modernas tecnologias acerca do projeto, construção e operação de rodovias, cujas concessões à iniciativa privada impulsionaram uma retomada das obras nesse setor.
Dentro do tema “Conservação e Recuperação de Estradas”, a palestra sobre Desenvolvimento e Implementação de Sistemas de Gerência Rodoviária ficou a cargo do engenheiro Ernesto Simões Preussler, diretor da Dynatest Engenharia Ltda., que apresentou uma proposta de natureza técnica para o monitoramento de pavimentos através de avaliações sistemáticas de seus comportamentos funcional e estrutural, para a implementação de um sistema de gerência rodoviária, englobando a programação de investimentos, o projeto de engenharia e o controle de qualidade das obras. Responsável pela implantação, operação e manutenção da malha rodoviária do Estado de São Paulo que opera, hoje, com cerca de 6000 Obras de Arte Especiais - universo de estruturas que reúnem um conjunto diverso de soluções arquitetônicas, modelos estruturais e métodos construtivos - o DER expôs na palestra “Gerência de Obras de Arte”, as diretrizes básicas de seu sistema de gerenciamento nessa área, detalhando os procedimentos de cadastramento, classificação e priorização das Obras de Arte; metodologia de inspeção; critérios de decisão; procedimentos de reparos; previsões orçamentárias e cronograma de serviços.
Sobre “Gerenciamento Geotécnico de Taludes e Fundações" falaram os engenheiros Paulo Afonso C.Luiz, do CENEC, FAAPeUnGe João Augusto de M.Pimenta, da Themag Engenharia, expondo os fundamentos conceituais e a metodologia que vem sendo utilizada e aperfeiçoada desde 1979 em projetos de restauração, principalmente de rodovias da região serrana.
A terceirização dos serviços rotineiros de conservação viária, na palestra “Conservação por Empresas Contratadas”, foi exposta e defendida por especialistas da DERSA - Desenvol-vimento Rodoviário S/A que, ao longo dos últimos anos, tem adotado essa estratégia para otimizar seu rendimento e reduzir custos.
Fechando o primeiro tema foram realizadas as palestras “Operação da Ponte Rio-Niterói”, por José Braz Cioffi, diretor de operações - Ponte S.A. e “Experiência Paulista na Utilização dos Revestimentos Drenantes”, por professores do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A primeira apresentou as condições de operação da Ponte Rio- Niterói, após sua concessão à iniciativa privada, as medidas de engenharia já implantadas e as propostas para melhoria do fluxo de veículos. A segunda relatou experiências realizadas na rodovia dos Bande irantes e rodovia Presidente Dutra (SP), que tiveram trechos executados com revestimentos drenantes.
O tema “Concesssões Rodoviárias” contou com a exposição do secretário dos Transportes do Estado de São Paulo, Michael Paul Zeitlin, acerca da política estatal de concessões de rodovias, cobrança de pedágio como forma de remuneração das concessionárias, volume futuro de investimentos privados e situação atual do programa de concessões. Além disso, foram relatadas por Osmar Castro Ribeiro Junior, diretor de Operações da NOVADUTRA - pool das construtoras Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Norberto Odebrecht e Serveng-Civilsan - as obras e serviços emergenciais já executados na rodovia Presidente Dutra (SP), desde sua concessão em lo. de março de 1996, a estrutura de operação montada, o sistema eletrônico de comunicação para agilizar atendimento de emergências, a cobrança de pedágio e o Projeto “Vida na Dutra”, iniciado em
julho de 97 visando a diminuição do índice de mortalidade e violência na rodovia.
Do quarto tema fizeram parte as palestras “Condicionantes Geológico- Geotécnicos de Projetos e Controle de Erosão”, “Alternativas de Projeto para Travessia Subterrânea de Áreas Serranas”, “Passado e Presente dos Métodos de Dimensionamento de Pavimentos, com Ênfase no Caso dos Pavimentos Rígidos” e “Alarme de Riscos de Deslizamentos de Encostas”. Foram, ainda, apresentados os trabalhos cie classificação geológica do maciço rochoso e de adequação do método construtivo, realizados pela CBPO para a implantação dos Túneis da Mata Fria na rodovia Fernão Dias e, por técnicos da Secretaria de Estado e Meio Ambiente, os critérios para o licenciamento ambiental de empreendimentos rodoviários.

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