Revista M&T - Ed.72 - Ago/Set 2002
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PEÇAS

Os valores agregados do mercado de reposição

Sejam da própria fabricante do equipamento, sejam alternativas compatíveis, a regra básica das distribuidoras de peças é o atendimento just in time.

Qualidade, disponibilidade e agilidade: é esse o tripé que apoia a estrutura de oferta de peças e componentes para reposição tanto de grandes revendas como a Sotreq (Caterpillar) e a Brasif Máquinas (Case e Hyster), que trabalham com produtos originais de fábrica, quanto de distribuidores como a Mundial Tractor, Carajás Peças e CTPX, que representam o chamado mercado alternativo, uma segunda via de fornecimento que cobre um leque bastante flexível de marcas e itens para equipamentos nacionais ou importados.
A qualidade, nos dois primeiros casos, tem o respaldo do selo do fabricante original, enquanto nos outros três resulta de processos de fabricação desenvolvidos por empresas como a ITR Usco SpA, líder mundial de peças de reposição para máquinas Caterpillar e Komatsu. A disponibilidade te


Sejam da própria fabricante do equipamento, sejam alternativas compatíveis, a regra básica das distribuidoras de peças é o atendimento just in time.

Qualidade, disponibilidade e agilidade: é esse o tripé que apoia a estrutura de oferta de peças e componentes para reposição tanto de grandes revendas como a Sotreq (Caterpillar) e a Brasif Máquinas (Case e Hyster), que trabalham com produtos originais de fábrica, quanto de distribuidores como a Mundial Tractor, Carajás Peças e CTPX, que representam o chamado mercado alternativo, uma segunda via de fornecimento que cobre um leque bastante flexível de marcas e itens para equipamentos nacionais ou importados.
A qualidade, nos dois primeiros casos, tem o respaldo do selo do fabricante original, enquanto nos outros três resulta de processos de fabricação desenvolvidos por empresas como a ITR Usco SpA, líder mundial de peças de reposição para máquinas Caterpillar e Komatsu. A disponibilidade tem que ser superior a 90% da demanda existente e a agilidade deve estar assegurada por operações de logística integrada que, em último caso alcança o estoque do próprio fabricante. É um mercado onde, embora dados de demanda, oferta e consumo reais ou potenciais não estejam consolidados em uma amostragem única, há indicadores de grandeza.
Só na Sotreq, essa área responde por 35% - R$ 300 milhões – do faturamento anual da revenda, conta o gerente geral de Peças, Paulo César Moura, o que justifica que o estoque mantido nos 16 centros de distribuição instalados nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, some mais de 85 mil itens originais Caterpillar.

Integração

Na Sotreq, o negócio de reposição de peças, segundo Moura, é parte do programa de suporte ao produto da revenda e, a visão atualmente predominante nos seus 16 Centros de Distribuição de Peças não é centrada no tamanho, mas sim no atendimento proporcionado pelo estoque: "Cada filial tem o estoque adequado para atender à demanda da região correspondente e, quando acontece do pedido não se enquadrar nesse estoque, entra em campo nossa logística", explica.
Em outras palavras, a busca da peça passa a ser feita nas demais filiais, segue para o estoque de 90 mil itens da Caterpillar Brasil em Piracicaba, pode chegar ao de Miami, composto de mais de 150 mil itens e, em casos mais raros, até mesmo ao Centro Mundial de Distribuição da fabricante, em Morton, Illinois (EUA), com cerca de 450 mil itens. Os prazos de entrega são imediatos para a filial local, de 24 horas, no caso de transferência de outras filiais e da Caterpillar Brasil, ou de 7 a 10 dias, para peças importadas de Miami ou Morton, respectivamente.
"Esse sistema de logística integrado Revenda/Caterpillar, que nos permite proporcionar um atendimento de 92% dos itens solicitados em até 24 horas, também contribui para que nossos clientes reduzam seus custos com estoques de peças e garantam uma melhor disponibilidade de seu equipamento", acrescenta Moura.
Além das peças novas, o estoque de peças usadas, que fica nas instalações de Contagem (MG), reúne cerca de 20 mil itens e, segundo o gerente, é alimentado através de compra de estoques de peças de clientes e, principalmente, pelo desmembramento de máquinas usadas que são retiradas do mercado. "Nossas peças são rigorosamente avaliadas por profissionais capacitados e treinados em reutilização de peças", garante Moura. Outros 850 itens, remanufaturados pela própria Sotreq, são disponibilizados para operações à base de troca. As peças originais e remanufaturadas têm garantia de 6 meses, enquanto as usadas são fornecidas no estado e sem garantia.

Estrutura

Na Brasif Máquinas, o conceito de reposição é manter em estoque itens que assegurem aos usuários de máquinas Case e Hyster uma disponibilidade das máquinas da ordem de 90%, em uma primeira consulta, diz Jorge Alberto dos Santos Pereira, gerente de Peças da distribuidora. Isso significa perto de 30 mil peças, desde itens de giro a componentes completos, que também podem ser complementados pelos estoques dos próprios fabricantes.
A Brasif atende aos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Distrito Federal, onde também representa as marcas Michelin e Watts, de pneus para as áreas industrial e de construção. Mantendo o chamado estoque "pesado" na matriz (MG) e estoques "ideais" nas filiais, a divisão operacional de peças atua em duas frentes distintas, explica Pereira: "uma ativa - Call Center - onde vamos aos clientes oferecendo promoções e campanhas especiais de venda, com benefícios no preço, prazo, quantidade e brindes como prêmios e uma receptiva, onde nossos atendentes podem oferecer opções de compra, argumentar tecnicamente sobre cada item e propor peças alternativas de fábrica".
As peças e componentes são adquiridos diretamente dos respectivos fabricantes o que, diz o gerente, "resulta em ganhos de qualidade e agilidade e reflete até mesmo na estrutura do Departamento de Peças, onde focamos o atendimento ao cliente alocando mais recursos para esse fim e menos na área de compras". Também há um estoque de remanufaturados, para venda à base de troca, que inclui motores, eixos, inversores e transmissões, entre outros. Para as peças novas, a garantia é de 6 meses, "respeitadas algumas considerações técnicas, como sua instalação por técnicos treinados na fábrica”, lembram Pereira, para quem o mercado de reposição, com utilização de peças aprovadas pelos próprios fabricantes tem se mostrado em franco crescimento. "Percebe-se cada vez mais a procura por peças originais, onde o cliente além da garantia, ganha na disponibilidade de seus equipamentos e, em muitos casos, no valor de aquisição. Essa mudança de posicionamento se estende, inclusive, a peças alternativas comercializadas pelos próprios fabricantes".

Alternativos

O chamado mercado alternativo, um espaço que tem sido conquistado através da representação de fabricantes nacionais e internacionais de peças e componentes de reposição para equipamentos pesados, como a Vickers, Federal Mogul, Eaton, Miba, Mahel, Metal Leve, Lufer, Fortractor, Usco ITR e Italtractor Landroni, entre outras, também é considerado bastante atraente pelas principais distribuidoras autorizadas dessas marcas. Marçal, diretor de Marketing do Grupo Hidrau Torque, que atua na área através da Carajás Peças, garante que esses produtos são "uma opção cada vez mais segura para o usuário de equipamentos", com o que Roberto Lovisi, diretor da Mundial Tractor, outra distribuidora, concorda: "a tendência é de um crescimento cada vez maior".
A Carajás Peças, uma das nove empresas do grupo, fornece peças para equipamentos Caterpillar, Komatsu e Michigan, para motores Cummins e para transmissões ZF, além de uma linha completa de material rodante e FPS (ferramentas de penetração de solo) para qualquer equipamento agrícola e de terraplanagem, pavimentação, movimentação e mineração. Segundo Marçal, o estoque é de mais de 15 mil itens para pronta entrega e o prazo de disponibilidade para itens não estocados varia entre 24 e 48 horas, com garantia total da Hidrau torque contra qualquer defeito de fabricação. Já a Mundial Tractor tem seu foco em peças de reposição para as linhas Caterpillar e para motores Cummins, nos segmentos de construção pesada, terraplenagem e mineração, entre outros.
Lovisi diz que a empresa mantém as garantias originais de fábrica e que há todo um acompanhamento, após a montagem, para eliminar problemas de compatibilidade. 0 mesmo procedimento pós-venda é adotado pela CTPX, resultado da fusão da TPX, distribuidora de peças e da norte-americana Costex Corporation, que atende às linhas Caterpillar em peças, componentes e material rodante. "Nosso sistema monitora a performance e a durabilidade das peças distribuídas, inclusive revertendo as informações coletadas aos fabricantes", conta Paulo Siriani, diretor da empresa. O estoque permanente de mais de 10 mil itens também tem suporte do estoque da Costex em Miami (EUA), com 25 mil itens, de onde transferências para o Brasil podem ser feitas em até 72 horas em situações de emergência.

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