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Revista M&T - Ed.80 - Dez/Jan 2004
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PEÇAS

CNH centraliza estoques no interior de São paulo

Sistema de logística reduz prazo de entrega em até 50% e melhora atendimento pós-venda.

Localização privilegiada, estoque avançado, tecnologia de ponta, suporte em tempo real e terceirização de toda a operação de logística — transporte e atividades internas. Esses pontos estratégicos, utilizados pela CNH ao montar o seu Centro de Logística e Distribuição

para todo o Brasil e América Latina, já trazem benefícios concretos aos clientes: melhoria do atendimento pós-venda e redução em até 50% do tempo normal de entrega de peças das marcas CNH, de acordo com a disponibilidade em estoque. O centro de logística e distribuição é resultado da consolidação de quatro depósitos das marcas do grupo - Case Agrícola, Case Construção, Fiat Allis e New Holland, ocorrida há dois anos e meio. Localizado em Itu, no interior de São Paulo, em uma área de aproximadamente 26 mil metros quadrados, o centro de logística foi montado logo após a constituição da CNH com a aquisição da Case Corporation pela Fiat S.p.A.. Hoje, a CNH é líder mundial na fabricação de tratores, colheitadeiras e de equipamentos para construção.

O centro de distribuição é o único da empresa na América Latina e possui um estoque de 13 milhões de peças distribuídas num catálogo de mais de 100 mil itens, elaborado de acordo com as solicitações dos 250 concessionários em todo o território nacional e de 60 concessionários nos demais países da AL. Por mês, a movimentação chega a 1,8 milhões de peças recebidas dos fornecedores e igual quantidade despachada aos clientes. Para atender a essa demanda, dez caminhões saem por dia do centro de distribui&ccedi


Sistema de logística reduz prazo de entrega em até 50% e melhora atendimento pós-venda.

Localização privilegiada, estoque avançado, tecnologia de ponta, suporte em tempo real e terceirização de toda a operação de logística — transporte e atividades internas. Esses pontos estratégicos, utilizados pela CNH ao montar o seu Centro de Logística e Distribuição

para todo o Brasil e América Latina, já trazem benefícios concretos aos clientes: melhoria do atendimento pós-venda e redução em até 50% do tempo normal de entrega de peças das marcas CNH, de acordo com a disponibilidade em estoque. O centro de logística e distribuição é resultado da consolidação de quatro depósitos das marcas do grupo - Case Agrícola, Case Construção, Fiat Allis e New Holland, ocorrida há dois anos e meio. Localizado em Itu, no interior de São Paulo, em uma área de aproximadamente 26 mil metros quadrados, o centro de logística foi montado logo após a constituição da CNH com a aquisição da Case Corporation pela Fiat S.p.A.. Hoje, a CNH é líder mundial na fabricação de tratores, colheitadeiras e de equipamentos para construção.

O centro de distribuição é o único da empresa na América Latina e possui um estoque de 13 milhões de peças distribuídas num catálogo de mais de 100 mil itens, elaborado de acordo com as solicitações dos 250 concessionários em todo o território nacional e de 60 concessionários nos demais países da AL. Por mês, a movimentação chega a 1,8 milhões de peças recebidas dos fornecedores e igual quantidade despachada aos clientes. Para atender a essa demanda, dez caminhões saem por dia do centro de distribuição. “O sistema montado para atender a essa grande movimentação, além de dar agilidade ao processo como um todo, permite que os pedidos de emergência sejam atendidos com a rapidez necessária, pois temos transporte de carga várias vezes por dia”, informa Jose Roberto Manis, gerente de logística de peças de reposição. Ele explica que toda a operação de logística foi terceirizada para uma única empresa, a TNT, com o objetivo de dar uniformidade, agilidade e qualidade ao atendimento.

Plantão para emergências —Para garantir que o produto chegue ao cliente no menor tempo possível, a empresa também implantou um software que registra os pedidos dos concessionários em tempo real. Esse software permite à CNH atender no mesmo dia, em qualquer parte do país, os pedidos urgentes de peças para máquina feitos até às 17h, as solicitações de emergência feitas até às 14h e os pedidos para estoque normal em até três dias úteis.

Para os casos de máquina parada, a CNH também mantém no centro de distribuição plantões aos sábados e feriados. “O nosso objetivo é não deixar nenhum cliente perder tempo e ter prejuízo. Por isso, além de disponibilizar os serviços de emergência, nós incentivamos os concessionários a terem itens em estoque”, explica Manis.

Outro fator que ele cita como estratégico para a CNH é a localização do centro de distribuição, no quilômetro 55 da SP 79, no município de Itu, a cerca de 70 quilômetros da capital paulista. Essa região está próxima de 65% dos principais fornecedores de peças, do aeroporto de Viracopos, em Campinas, o principal terminal de cargas do Brasil para os mercados interno e externo, e dos aeroportos de Congonhas e Cumbica. Além disso, é servida por uma das principais malhas viárias do país, o que facilita o acesso aos Estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

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