Revista M&T - Ed.120 - Dez/Jan 2009
Voltar
Geotecnologia

O melhor traçado pelo menor custo

Método de estudo inédito no Brasil é utilizado como ferramenta de apoio na definição de traçado do trem de alta velocidade (TAV) a ser implantado entre São Paulo e Rio de Janeiro

Sob o lema “Otimizando o presente, produzindo o futuro”, realizou-se em Vitória (ES) o primeiro Encontro de Ferrovias, promovido pelas concessionárias Vale, América Latina Logística (ALL), MRS Logística, Transnordestina, Ferrovia Teresa Cristina (FTC) e Ferrovia Centro Atlântica (FCA). O evento ocorreu em outubro de 2008, no complexo industrial de Tubarão, que tem uma área de 14 km2 e abriga o maior porto de minério de ferro do mundo, contando ainda com 250 km de malha ferroviária em seu interior.

Devido à natureza técnica do evento, os participantes – em sua maioria funcionários e fornecedores das concessionárias de ferrovias – compartilharam conhecimentos e apresentaram tecnologias voltadas à melhoria da produtividade em obras e em operação de estradas de ferro. Ao longo de dois dias, este articulista acompanhou palestras e debates que se sucederam em sete salas, abordando temas como automação e tecnologia, operação, locomotivas, via permanente e vagões, entre outras, além das apresentações dos patrocinadores do evento.

Durante uma das apresentações, demonstrou-se aos participantes que a lucratividade de uma ferrovia passa pelo transpor


Sob o lema “Otimizando o presente, produzindo o futuro”, realizou-se em Vitória (ES) o primeiro Encontro de Ferrovias, promovido pelas concessionárias Vale, América Latina Logística (ALL), MRS Logística, Transnordestina, Ferrovia Teresa Cristina (FTC) e Ferrovia Centro Atlântica (FCA). O evento ocorreu em outubro de 2008, no complexo industrial de Tubarão, que tem uma área de 14 km2 e abriga o maior porto de minério de ferro do mundo, contando ainda com 250 km de malha ferroviária em seu interior.

Devido à natureza técnica do evento, os participantes – em sua maioria funcionários e fornecedores das concessionárias de ferrovias – compartilharam conhecimentos e apresentaram tecnologias voltadas à melhoria da produtividade em obras e em operação de estradas de ferro. Ao longo de dois dias, este articulista acompanhou palestras e debates que se sucederam em sete salas, abordando temas como automação e tecnologia, operação, locomotivas, via permanente e vagões, entre outras, além das apresentações dos patrocinadores do evento.

Durante uma das apresentações, demonstrou-se aos participantes que a lucratividade de uma ferrovia passa pelo transporte de grandes volumes e por bons traçados. Na contramão desse raciocínio, operações que movimentem pequenos volumes de carga e envolvam linhas com traçados inadequados estarão fadadas a baixo faturamento e alto custo. Para obter maior qualidade no projeto da ferrovia, os participantes do evento foram apresentados a uma nova ferramenta de geotecnologia: o sistema Quantm, que realiza estudos e fornece múltiplas alternativas de traçado para a otimização dos investimentos e da operação.

Para isto, o sistema precisa de alguns dados básicos, como um modelo digital do terreno, os custos unitários de serviços e os condicionantes geométricos de projeto. Com essas informações, o Quantm determina uma gama de alternativas de traçados, classificadas de acordo com o custo. O objetivo, nesse caso, é fornecer subsídios para um projeto que resulte em alto nível de operação e economia no custo de construção das vias. Mediante a primeira rodada de resultados, os dados do sistema podem ser melhorados e os traçados obtidos vão sendo refinados em direção a uma alternativa ótima.

Experiência brasileira

Um exemplo dessa aplicação é o sistema de trens de alta velocidade (TAV) planejado para a ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro, cujo nível de prioridade estabelecido pelo governo, que se esforça para iniciar sua operação antes da Copa do Mundo de 2014, nos permite prever que esteja prestes a se tornar uma realidade. O trabalhoso processo de determinação de um traçado que atenda aos requisitos técnicos, com a consideração de todos os agentes públicos envolvidos, é o primeiro exemplo de utilização do Quantm no Brasil.

O sistema Quantm é uma ferramenta desenvolvida pelo governo da Austrália para acelerar e otimizar a implantação de projetos próprios. Os bons resultados obtidos no país de origem chamaram a atenção de grandes corporações ao redor do planeta e, hoje, a Quantm é uma empresa privada com participação em mais de 150 projetos de ferrovias e rodovias construídas nos cinco continentes.

O grande diferencial dessa ferramenta reside na capacidade de considerar os diversos requisitos técnicos de geometria da obra, associando-os aos custos de construção  e de desapropriações e às características de sensibilidade sócio-ambiental. Isto resulta na obtenção de traçados de uma forma imparcial e, principalmente, com grande velocidade de resposta aos questionamentos.
(*) Franco Brazílio Ramos é engenheiro civil e gerente de produto da área Machine Control da empresa Santiago & Cintra.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E