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Revista M&T - Ed.87 - Fev/Mar 2005
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NOTAS

O maior motor diesel do mundo

O motor turbodiesel dois-tempos Wartsila-Suizer RTA96-C é atualmente o mais potente e eficiente propulsor primário do mundo. Construído pela Aioi Works da Diesel United Ltd., do Japão, está disponível em versões de 6 a 14 cilindros todos em linha. Eles foram projetados para aplicação em grandes navios para transporte de contêineres. Os armadores apreciam configurações monomotor e monoélice e a nova geração de navios maiores para esta final idade precisavam de um motor maior para impulsioná-los.
O diâmetro dos cilindros é pouco menor que 38 pol (96,5 cm) e o curso dos pistões, ligeiramente maior que 98 pol (2,489 m). Cada cilindro desloca 111.143 poU (1.820 litros) e produz 7.780 HP (7.787 cv). A cilindrada total é de 1.556.002 poP (25.480 litros) na versão de 14 cilindros.

Eis alguns dados da versão de 14 cilindros:
Peso total do motor: 2.300 toneladas (só o virabrequim pesa 300 toneladas)
Comprimento: 27,1 metros
Altura: 13,4 metros
Potência máxima: 108.920 HP (110.430 cv) a 102 rpm
Torque máximo: 776.073 m.kgf (7.613.283 nm) a 102 rpm

O consumo de combustível em potência máxima é de 126 gramas por HP por hora (consumo específico de combustível ao freio). Em regime de máxima economia é de 118 g/HP/h. Nessa condição, a eficiência térmica do motor supera 50%. Ou seja, mais da metade da energia do combustível é convertida em movimento. Para com paração, a maioria dos motores de automóveis e de aeronaves pequenas apresenta consumo específico na faixa de 180 a 270 g/HP/h e eficiência térmica na faixa 25% a 30%. Mesmo no ajuste de potência mais eficiente, o grande motor de 14 cilindros
consome 6.280 litros de óleo combustível pesado por hora.
Internamente, é um pouco diferente da maioria dos motores de automóveis.


O motor turbodiesel dois-tempos Wartsila-Suizer RTA96-C é atualmente o mais potente e eficiente propulsor primário do mundo. Construído pela Aioi Works da Diesel United Ltd., do Japão, está disponível em versões de 6 a 14 cilindros todos em linha. Eles foram projetados para aplicação em grandes navios para transporte de contêineres. Os armadores apreciam configurações monomotor e monoélice e a nova geração de navios maiores para esta final idade precisavam de um motor maior para impulsioná-los.
O diâmetro dos cilindros é pouco menor que 38 pol (96,5 cm) e o curso dos pistões, ligeiramente maior que 98 pol (2,489 m). Cada cilindro desloca 111.143 poU (1.820 litros) e produz 7.780 HP (7.787 cv). A cilindrada total é de 1.556.002 poP (25.480 litros) na versão de 14 cilindros.

Eis alguns dados da versão de 14 cilindros:
Peso total do motor: 2.300 toneladas (só o virabrequim pesa 300 toneladas)
Comprimento: 27,1 metros
Altura: 13,4 metros
Potência máxima: 108.920 HP (110.430 cv) a 102 rpm
Torque máximo: 776.073 m.kgf (7.613.283 nm) a 102 rpm

O consumo de combustível em potência máxima é de 126 gramas por HP por hora (consumo específico de combustível ao freio). Em regime de máxima economia é de 118 g/HP/h. Nessa condição, a eficiência térmica do motor supera 50%. Ou seja, mais da metade da energia do combustível é convertida em movimento. Para com paração, a maioria dos motores de automóveis e de aeronaves pequenas apresenta consumo específico na faixa de 180 a 270 g/HP/h e eficiência térmica na faixa 25% a 30%. Mesmo no ajuste de potência mais eficiente, o grande motor de 14 cilindros
consome 6.280 litros de óleo combustível pesado por hora.
Internamente, é um pouco diferente da maioria dos motores de automóveis. A parte superior da biela não é ligada diretamente ao pistão, mas a uma cruzeta que se desloca em canais-guia. Uma longa haste de pistão l iga estes à cruzeta. Isso é feito para que as forças laterais produzidas pela biela sejam absorvidas pela cruzeta e não pelo pistão. Essas forças laterais são as que fazem os cil indros dos motores de automóveis ficarem com formato ovalado com o tempo.

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