Revista M&T - Ed.178 - Abril 2014
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ConExpo 2014

O grande momento da indústria

Fabricantes de equipamentos exibem novidades exclusivas para o mercado da América do Norte, pontuando as tendências do que vem por aí nos próximos anos

Os lançamentos exibidos na ConExpo-Con/Agg – uma feira inteiramente voltada para o mercado dos EUA e Canadá – devem levar algum tempo para chegar ao Brasil. Entretanto, as tecnologias exibidas no evento norte-americano dão o tom das tendências globais do setor na atualidade. A recém-finalizada edição ficou marcada, por exemplo, pela disseminação da tecnologia Tier IV aos mais diferentes tipos de equipamentos, em uma prévia do que muito provavelmente estará disponível na América Latina dentro de alguns anos. Também houve uma ênfase evidente em sistemas híbridos, o que reforça a convergência da indústria em direção à energia limpa e novas soluções de propulsão. Mas a exibição também reservou novidades que surpreenderam. Confira alguns dos destaques.

GUINDASTES

Com oito novos produtos no estande, a Manitowoc mostrou dois guindastes de esteira que atraíram a atenção dos visitantes. Com capacidades de 300 ton e 650 ton, os modelos MLC300 e MLC650 apresentam recursos inovadores, como o sistema de contrapeso de posição variável (VPC). Exclusiv


Os lançamentos exibidos na ConExpo-Con/Agg – uma feira inteiramente voltada para o mercado dos EUA e Canadá – devem levar algum tempo para chegar ao Brasil. Entretanto, as tecnologias exibidas no evento norte-americano dão o tom das tendências globais do setor na atualidade. A recém-finalizada edição ficou marcada, por exemplo, pela disseminação da tecnologia Tier IV aos mais diferentes tipos de equipamentos, em uma prévia do que muito provavelmente estará disponível na América Latina dentro de alguns anos. Também houve uma ênfase evidente em sistemas híbridos, o que reforça a convergência da indústria em direção à energia limpa e novas soluções de propulsão. Mas a exibição também reservou novidades que surpreenderam. Confira alguns dos destaques.

GUINDASTES

Com oito novos produtos no estande, a Manitowoc mostrou dois guindastes de esteira que atraíram a atenção dos visitantes. Com capacidades de 300 ton e 650 ton, os modelos MLC300 e MLC650 apresentam recursos inovadores, como o sistema de contrapeso de posição variável (VPC). Exclusivo da marca, o sistema posiciona o contrapeso automaticamente, movendo-se ao longo da mesa giratória e ajustando-se às alterações do ângulo da lança. Segundo a fabricante – que também apresentou equipamentos da Grove, National Crane e Potain –, as vantagens incluem preparação reduzida do solo, menor pressão da carga no solo e menor contrapeso, sem diminuir a capacidade de elevação. “Essa tecnologia reduz o tempo de mobilização no local de trabalho e, no fim das contas, ajuda a economizar tempo e dinheiro”, disse John Kennedy, vice-presidente da área de guindastes de esteiras da Manitowoc.

Em sua segunda participação, a Sany lançou exibiu 19 máquinas e realizou o lançamento de três novos modelos, incluindo dois guindastes e suas primeiras miniescavadeiras hidráulicas, os modelos Tier IV SY16C e SY35U. No entanto, quem também brilhou foi o novo modelo de guindaste de esteira SCC8100TBXL, liderando o portfólio da fabricante chinesa. Com capacidade de 110 ton e contrapeso de 37 ton, o guindaste de cinco sessões chamou a atenção dos visitantes por apresentar uma lança exclusiva de 47,5 m com corda de nylon resistente em substituição ao sistema padrão de cabo de aço, o que permite redução no peso sem qualquer perda na força de içamento. “Com lançamentos como esse, queremos oferecer aos clientes um desempenho mais confiável, produtivo e econômico”, resumiu o CEO da Sany América, Mike Rhoda.

A Terex levou 40 máquinas, abrangendo todas as áreas de atuação da empresa. Em destaque, o guindaste sobre esteiras Superlift 3800 foi exibido pela primeira vez na América do Norte. Com capacidade de 650 ton, a versão atualizada é ainda maior que a exibida na Bauma 2013, mantendo características como lança auxiliar articulada e contrapeso de superlift herdadas de seu antecessor, o CC 2800-1. Segundo a empresa, o modelo inclui o Sistema Terex Cranes de Proteção contra Quedas, além de incorporar uma grade protetora em torno da superestrutura. “Aperfeiçoamos o que já era excelente e criamos um modelo inteiramente novo”, disse Tim Ford, presidente da Terex Cranes. “Para isso, combinamos nossa experiência com a determinação de resolver problemas específicos de cada cliente.”

A Liebherr aproveitou a ConExpo 2014 para divulgar suas estratégias para os mercados de equipamentos para concreto e fundações, manipulação de materiais e componentes, mas também garantiu amplo espaço para exibir seus guindastes, em especial o modelo 380 EC-B Litronic flat-top, que atinge altura máxima de 83,1 m e tem capacidade de içamento de 16 ton. Apesar de já conhecido, o equipamento atraiu interesse por seus recursos operacionais, que – segundo a empresa – aumentam a segurança do içamento e tornam o trabalho mais fácil de realizar. Merece citação o mecanismo que minimiza as vibrações do equipamento, assim como o sistema de deslizamento em microvelocidades, que reduz choques e trepidações durante a operação.

Além de duas atualizações, a Link-Belt apresentou três novos produtos: os guindastes TCC-500, RTC-80150 Série II e ATC-3210. O maior deles, o modelo ATC-3210, é um guindaste AT de 210 ton que privilegia requisitos de transporte, de modo a atender às leis rodoviárias norte-americanas. Para tanto, os contrapesos do equipamento nunca excedem 10 ton, além de permitirem agrupamento para maximizar o peso. A fabricante afirma que novas configurações – assim como os motores Tier III – estarão disponíveis no decorrer do ano. “Apresentamos produtos e sistemas que, há apenas alguns meses, ainda estávamos desenvolvendo na Alemanha”, afirmou o diretor de marketing de produto, Pat Collins.

ESCAVADEIRAS

Como muitos outros fabricantes, a Caterpillar enfatizou a expansão da oferta dos motores Tier IV, além de apresentar diversas máquinas novas, incluindo as carregadeiras de rodas da Série M, os caminhões articulados da Série C, os caminhões rígidos off-road da Série G e outras. Dentre as novidades, a escavadeira híbrida 336F H destacou-se com a promessa de uma sensível redução de até 30% no consumo de combustível. Equipada com motor Acert C9.3 de 303 hp, a máquina de 37,5 ton de peso operacional possui ainda bomba hidráulica ESP (Electronic Standardized Programmable), o que ajuda a economizar combustível graças à integração das fontes de alimentação da máquina. Já a válvula Adaptative Control System (ACS) também ajuda a controlar o movimento do equipamento, garantindo que a energia hidráulica esteja disponível onde e quando for mais necessária.

Dentre rolos compactadores, retroescavadeiras e empilhadeiras, a Hyundai exibiu uma escavadeira anfíbia da classe de médio porte (22 ton) que atraiu a atenção dos visitantes. Segundo informações da fabricante, o modelo R220LC-9A é equipado com estrutura anfíbia especialmente projetada para operações não só em ambientes sujeitos a submersão como brejos e pântanos, mas também em vias fluviais de dragagem e construções em zonas úmidas. Com braço de 6,3 m e profundidade de escavação de 10,6 m, a máquina contém flutuadores hidráulicos extensíveis construídos com aço de classe premium, além de design patenteado que utiliza motores hidráulicos multissincronia em cada flutuador.

Amplamente focada no Tier IV, a Volvo CE apresentou 17 novas máquinas, incluindo a nova geração de escavadeiras da Série E, carregadeiras de rodas da Série H, caminhões articulados da Série G e motores da Série Penta, dentre outros. Como destaque, a escavadeira hidráulica sobre esteiras EC380E traz motor Volvo D13 Tier 4 Final, que promete uma redução de 9% no consumo. Além das máquinas, o novo presidente mundial da divisão de construção, Martin Weissburg, foi apresentado à imprensa especializada internacional, apenas dois meses após assumir o cargo. “Temos uma população de equipamentos estabelecida mundialmente e, agora, vamos trabalhar pesado para desenvolver ainda mais o mercado”, disse o executivo.

A chinesa LiuGong revelou sua escavadeira 950E, um equipamento  de 50 ton que é um dos maiores do portfólio da empresa. Atualização da Série D, a nova linha incorpora o recurso Intelligent Power Control System (IPC), que aumenta o controle sobre a velocidade do motor e o fluxo da bomba principal, resultando em – segundo a fabricante – maior potência, resposta mais rápida e operação mais suave da máquina. O modelo traz ainda seis modos de trabalho (Power, Economy, Fine, Lifting, Breaker and Attachment), que possibilitam melhor gestão do consumo de combustível, além de motor a diesel Cummins QSM11 375, dotado com o recurso Electronic Control Module (ECM), responsável por fornecer potência extra em operações mais exigentes.

De olho no crescente mercado de escavadeiras compactas, a JCB apresentou sua nova gama de equipamentos de médio porte. Os modelos 67C-1, 86C-1 e 85Z-1 trazem design renovado com desenho em H, carroceria em aço, cabine 6% mais espaçosa e motores Tier IV Final. Conforme a empresa, os equipamentos receberam outros aprimoramentos que resultam em 10% de redução no consumo de combustível, melhor acesso para manutenção, cabine reclinável em 30 graus, intervalo de lubrificação estendido para 500 horas e aumento da visibilidade em 11%. “Até 2017, o mercado de escavadeiras compactas pode chegar a 200 mil unidades e, com nossa nova gama de produtos, estamos preparados para aproveitar as oportunidades deste crescimento”, disse Tim Burnhope, chefe de inovação e desenvolvimento da JCB.

LINHA AMARELA

A John Deere mostrou oito novas máquinas, incluindo as motoniveladoras da Série G, carregadeiras compactas (de rodas e esteiras) e minicarregadeiras da série E. Ao todo, foram exibidas 35 máquinas e 15 simuladores, também com grande destaque para a tecnologia Tier IV, presente na maior parte dos equipamentos. É o caso dos 12 modelos da Série G de motoniveladoras (670G/GP, 672G/GP, 770G/GP, 772G/GP, 870G/GP, 872G/GP), que possuem motores de 220 a 287 hp e, em seis delas, sistema motriz em seis rodas. Segundo a fabricante, esse detalhe é responsável por aumentar em 30% a tração da lâmina e, consequentemente, diminuir o número de passadas. Como em modelos anteriores, a transmissão de velocidade com deslocamento variável oferece facilidade nas mudanças de marcha e direção.

Com lançamentos de carregadeiras, escavadeiras, compactadores e tratores, a Case CE reservou diversas novidades ao visitante. Destacada pelo presidente da CNH, Mario Gasparri (leia entrevista na pág. 89), a nova linha de tratores de esteiras da série M, por exemplo, inclui cinco modelos que variam em potência líquida de 92 hp a 214 hp, como o 1150M, de 127 hp. Primeira linha de tratores de esteiras da marca equipada com tecnologia de redução catalítica seletiva (SCR), a série foi redesenhada a partir do zero, levando em consideração aspectos cruciais de operação como durabilidade, produtividade, controles, conforto e facilidade de manutenção. Com isso, os equipamentos agora oferecem maior força de tração, alta potência, economia de combustível de até 14%, melhor visibilidade, controles versáteis e cabine pressurizada, garante a empresa.

Dos 24 modelos levados à ConExpo, o maior destaque da Komatsu foi a linha de tratores sobre esteiras equipados com a tecnologia intelligent Machine Control (iMC) e motores Tier IV. Com quatro modelos – D37EXi/PXi-23, D39EXi/PXi-23, D51EXi/PXi-22 e D61EXi/PXi-23 –, a linha oferece um pacote integrado de sensores que eliminam o incômodo diário de instalar e remover as antenas e cabos GNSS da lâmina, assim como aumentam em 13% a eficiência dos equipamentos. “Temos o prazer de adicionar ao nosso portfólio esses equipamentos, que realizam todas as etapas de trabalho com controle automático da lâmina”, disse Peter Robson, diretor do segmento de controles inteligentes da fabricante.

ELEVAÇÃO

A JLG introduziu seu novo equipamento LiftPod FT140. Segundo a fabricante, o produto oferece montagem, operação e transporte simplificados. Equipada com sistema dual de bateria de lítio (36 V) e novo mastro telescópico de alumínio de alta resistência, a plataforma de 4,2 m tem capacidade operacional de elevação de 20 m na extensão máxima. “Ouvimos atentamente nossos clientes para desenvolver esse novo equipamento, buscando oferecer uma solução portátil e acessível que atendesse às suas necessidades no campo de trabalho”, disse Randy Marzicola, diretor de desenvolvimento da JLG Industries.

A nova linha de manipuladores telescópicos todo-terreno de grande capacidade da Manitou também teve pré-lançamento realizado na feira. O modelo MHT 1490 exibe alcance máximo de 9,55 m (sobre pneus) e 9,45 m (com estabilizadores), altura de elevação de 13,6 m (sobre pneus) e 14 m (com estabilizadores), capacidades de carga de 9 ton e, em altura máxima, 6 ton. Dispondo de transmissão hidrostática, o equipamento mede 6,7 m, com 3 m de altura e 19,5 ton de peso. Mas o maior destaque do produto é o fato de ser o primeiro da categoria de movimentação de cargas a receber motorização Tier IV Final, no caso, um propulsor de 177 hp, quatro cilindros e 5 l da Mercedes.

Com uma ampla amostra de produtos em seu estande, a Haulotte deu destaque à nova plataforma telescópica HT67RTJ, que fez sua estreia na América do Norte. Segundo a fabricante, o equipamento superou recordes ao oferecer uma altura de trabalho de 22,5 m e alcance horizontal de 18,3 m, o que representa o acréscimo de um metro acima de similares na categoria, garante a empresa. Na opção de carga dual, a plataforma oferece uma capacidade de elevação acima de 450 kg, além de demandar apenas 56 segundos para alcançar a altura máxima. Outros detalhes estruturais incluem duas rodas motrizes e diretrizes, três ajustes de direção, direção coordenada, motor Kubota, joystick Bosch, componentes hidráulicos Sauer, Bosch e Hydraforce e conectores Deutsch, além de uma inédita cesta totalmente modular.

PAVIMENTAÇÃO

Exibida pela Vögele, marca do Grupo Wirtgen, a nova vibroacabadora compacta Super 1300-3i atende a uma ampla lista de aplicações urbanas de médio porte. Com largura de transporte de apenas 1,8 m, o modelo é equipado com motor diesel Tier 4i da Deutz de quatro cilindros e suas mesas extensíveis podem chegar a 4 m. A produtividade é garantida por uma taxa de pavimentação máxima de 390 ton por hora, sendo reforçada pela mais recente versão da função AutoSet Basic, que permite – segundo a Vögele – movimentação segura e rápida da máquina. Com apenas um clique, os componentes laterais são retraídos à posição de transporte, enquanto as correias são temporariamente revertidas, evitando que o material caia no solo durante a movimentação. Já o sistema Niveltronic Plus permite a automatização de declive e inclinação, sendo integrado ao sistema de controle operacional ErgoPlus 3.

A Astec exibiu um portfólio de 45 equipamentos, grande parte constituída por novidades para a indústria. A empresa reuniu nada menos que 12 subsidiárias ao redor do globo, incluindo marcas como Carlson, CEI, Heatec, Roadtec, Telsmith e outras. Da Astec Industries, o grupo mostrou um dos modelos da nova linha de misturadoras de asfalto fixas Double Barrel HR, que inclui aprimoramentos que permitem uso acima de 65% de RAP (Reclaimed Asphalt Pavement). “O Double Barrel HR é um produto-chave na linha da empresa, que satisfaz simultaneamente às necessidades dos clientes que precisam obter altas percentagens de RAP e dos mercados que precisam aumentar a taxa de reciclagem”, afirmou Malcolm Swanson, presidente da fabricante.

Após incorporar a linha de pavimentação da Terex, o Grupo Fayat reforçou o portfólio da Bomag, uma das marcas que controla. Mas, dos novos equipamentos exibidos na feira, um dos principais destaques foi mesmo a quinta geração de rolos compactadores tandem articulados da classe de 10 e 11 t, que estreiam no mercado norte-americano. Vedete da linha, o modelo BW 190 ADO-5 TanGo mereceu atenção por seu sistema de oscilação tangencial, tecnologia que mantém os rolos de 2 m em contato contínuo com o solo. “Este equipamento permite compactação avançada em operações mais delicadas, como em pontes e no entorno de construções”, detalhou Rogério do Nascimento, gerente comercial para a América do Sul da Bomag.

PERFURAÇÃO

Além de reintroduzir no mercado marcas como Ranger e Optiagg, a Sandvik lançou a nova série RH460 de martelos DTH. A nova série foi desenvolvida para oferecer níveis aprimorados de taxas de penetração, garantindo vida útil de serviço mais longa e custos operacionais significativamente menores. De acordo com a empresa, o novo modelo traz recursos que otimizam a transmissão impacto-energia na rocha, além de utilizar ciclo de ar aprimorado, o que leva a uma redução no consumo de combustível. Com o produto, a gama de ferramentas para perfuração de fundo de poço da empresa foi ampliada em dimensões e modelos, estando agora disponível nos tamanhos de 4”, 5”, 6” e 8”, incluindo versões para uso pesado.

A Atlas Copco promoveu a estreia do novo rompedor hidráulico portátil LH 23 E. A empresa garante que a nova geração da classe de 18 a 40 kg incorpora características melhoradas, como a inserção de um pivô de amortecimento nas empunhaduras, diminuindo a emissão de vibrações. Segundo a empresa, recursos de vibro-redução normalmente também acarretam redução do desempenho, o que não acontece com o novo produto da empresa, que mantém o mesmo nível de produtividade com menor vibração. “Ao trazermos este eficiente mecanismo de nossa linha de rompedores pneumáticos, passamos a oferecer maior conforto ao operador também em nossa linha de rompedores hidráulicos portáteis”, explicou Eudes Defoe, gerente de produtos portáteis da Atlas Copco.

MOTORES

A Doosan Infracore exibiu três modelos compactos a diesel Tier IV sem uso de DPF (diesel particulate filter). Voltados para a indústria OEM de equipamentos compactos, os propulsores D18, D24 e D34 cobrem uma faixa de 50 hp a 110 hp, dependendo da configuração. Os novos modelos utilizam a tecnologia ULPC (ultra-low particulate combustion), que reduz com eficiência o volume de material particulado produzido durante a combustão. “Com a introdução de nossos novos motores compactos, acreditamos que seremos um dos principais players do mundo a disponibilizar as tecnologias mais avançadas e ambientalmente responsáveis”, comentou Dan Rim, vice-presidente de vendas e marketing da empresa.

BRITAGEM

A Metso mostrou seu novo conjunto móvel de britagem da linha Lokotrack. Como principais inovações, o modelo LT220D oferece redução de 25% no consume de combustível e 30% menos intervenções de manutenção. Com as opções de mandíbula, cone ou impacto, o equipamento sobre esteiras dispõe de set-up hidráulico para garantir maior mobilidade, favorecendo a aplicação no segmento de locação. O novo integrante da linha traz ainda motor a diesel Caterpillar C13 de 309 kW, correia centrífuga patenteada, tela ST4.8, controle IC e sistema de esteiras interconectadas. “O aumento dos preços dos combustíveis exige que as plantas sejam cada vez mais eficientes em termos energéticos e na maneira de operar”, comentou Jarmo Vuorenpää, gerente de projetos da Metso.

SISTEMAS

A Topcon anunciou sua mais nova solução para BIM, apontada pela empresa como o primeiro sistema 3D de posicionamento projetado especificamente para o setor da construção. De acordo com a fabricante, o novo LN-100 promove a integração e o fluxo das informações de projeto do design para o campo, permitindo uma operação mais linear ao reduzir a “curva de aprendizado” na realização de tarefas no layout da construção. Munido de um controle sem fio, o operador pode acessar desde dados básicos a desenhos de CAD em qualquer local do canteiro, dentro de um raio de 200 m. “O design simplificado e a facilidade de operação do equipamento afastam a complexidade normalmente associada a esses avançados instrumentos topográficos”, afirmou Eduardo Falcon, gerente geral de soluções de geoposicionamento da empresa.

 

 

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