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Revista M&T - Ed.77 - Jun/Jul 2003
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M&TEXPO’2003

O evento do ano no mercado de equipamentos.

Expositores estão otimistas em relação à retomada das obras no segundo semestre, prometem novidades e esperam realizar bons negócios na feira.

Nem mesmo as incertezas do novo governo federal, que colocaram a economia brasileira em compasso de espera no primeiro semestre, foram capazes de desanimar os expositores da M&TEXPO’2003. O evento - que se realiza entre 16 e 20 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo — é o maior do setor de construção pesada e mineração da América Latina. A feira acontece num momento em que a economia brasileira se reorganiza para ingressar numa etapa de crescimento sustentado, e para que este objetivo se concretize o país tem que contar com a toda a potência das máquinas para construção.

“É emergencial a retomada das obras de infraestrutura econômica, de modo que vias de transporte, instalações portuárias e de energia ofereçam condições favoráveis para o fluxo de riquezas”, observa o engenheiro Gilberto Leal Costa, vice-presidente executivo da Sobratema. “Por outro lado, é notória a necessidade de o governo resgatar suas promessas de campanha através das obras de infra- estrutura social, como saneamento, habitação popular, transportes de massa, todas sabidamente grandes geradoras de empregos”, enfatiza. Grande parte das mais de 350 empresas que participarão da feira levará lançamentos de produtos estrategicamente reservados para a exposição. Importantes associações internacionais já estão com pavilhões confirmados na feira, com delegações dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha, Bélgica, França, Japão, Coréia e China. A expectativa de público para esta edição é de 30 mil pessoas.
“Apesar da atual conjuntu


Expositores estão otimistas em relação à retomada das obras no segundo semestre, prometem novidades e esperam realizar bons negócios na feira.

Nem mesmo as incertezas do novo governo federal, que colocaram a economia brasileira em compasso de espera no primeiro semestre, foram capazes de desanimar os expositores da M&TEXPO’2003. O evento - que se realiza entre 16 e 20 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo — é o maior do setor de construção pesada e mineração da América Latina. A feira acontece num momento em que a economia brasileira se reorganiza para ingressar numa etapa de crescimento sustentado, e para que este objetivo se concretize o país tem que contar com a toda a potência das máquinas para construção.

“É emergencial a retomada das obras de infraestrutura econômica, de modo que vias de transporte, instalações portuárias e de energia ofereçam condições favoráveis para o fluxo de riquezas”, observa o engenheiro Gilberto Leal Costa, vice-presidente executivo da Sobratema. “Por outro lado, é notória a necessidade de o governo resgatar suas promessas de campanha através das obras de infra- estrutura social, como saneamento, habitação popular, transportes de massa, todas sabidamente grandes geradoras de empregos”, enfatiza. Grande parte das mais de 350 empresas que participarão da feira levará lançamentos de produtos estrategicamente reservados para a exposição. Importantes associações internacionais já estão com pavilhões confirmados na feira, com delegações dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha, Bélgica, França, Japão, Coréia e China. A expectativa de público para esta edição é de 30 mil pessoas.
“Apesar da atual conjuntura econômica nacional e mundial, a feira está com sucesso garantido, visto que todas as empresas/fabricantes do setor, pequenas, médias e grandes, já confirmaram participação”, afirma Hugo Ribas Branco, gerente geral da M&T Expo. Um dos termômetros do potencial do evento é a participação do Sebrae-SP. A entidade estará subsidiando 40% dos custos de 25 estandes (de 16 metros quadrados cada) para micros, pequenas e médias empresas fabricantes e distribuidoras de peças, partes e componentes de equipamentos. As empresas subsidiadas pelo Sebrae-SP terão montagem básica de estandes, iluminação, mesa com cadeiras e testeira como o nome fantasia da empresa.

Expectativas positivas — Mesmo sem adiantar exatamente que produtos farão sua estreia na M&T Expo, alguns expositores dão “pistas do que será apresentado e falam sobre suas expectativas em relação aos negócios que a feira pode gerar. Para Jürgen Flemming, superintendente da Liebherr Brasil (leia entrevista nesta edição), a M&T EXPO’2003 deve repetir o sucesso das edições anteriores. “Sempre fomos muito bem sucedidos nesta feira que, para nós, guardadas as devidas proporções, e a “Bauma” da América Latina. Flemming adianta que a Liebherr ampliou sua área de exposições para apresentar, além da linha tradicional de escavadeiras e betoneiras, também pás carregadeiras, guindastes automotivos e uma novidade da Liebherr em nível mundial- uma escavadeira, que pode se movimentar com carga, para trabalhar na área de sucata e de madeira. João Ney Colagrossi Filho, presidente da Metso Minerais na América Latina, também está bastante otimista em relação à M&TEXPO'2003. É uma das feiras mais importantes no setor de construção e mineração que ocorrerá este ano. Temos realmente 5 grandes expectativas”. Ele lembra 2 o que a Metso Minerais ocupará uma grande área externa na Arena, para compartilhar e demonstrar as mais recentes inovações tecnológicas do grupo nas áreas de britagem, peneiramento, compactação e pavimentação. A Metso participará com todas as suas marcas; Faço, Nordberg, Svedala, Dynapac, Trellex, Reedrill e Lindemann. A Ingersoll-Rand estará mostrando novidades na sua linha de equipa- mentos para infraestrutura, incluindo alguns modelos que foram lançados recentemente nos EUA. No estande da empresa estarão a linha Bobcat de carregadeiras compactas, mini escavadeiras e manipuladores telescópicos. Compressores a diesel, perfuratrizes hidráulicas para mineração e martelos hidráulicos Montabert também estarão presentes. “A Ingersoll-Rand irá levar ao evento sua nova estratégia de mercado, bem mais agressiva do que em 2002”, explica Ricardo Navarro, gerente nacional de vendas da Divisão Infraestrutura da empresa.

Para a Goodyear, tradicional expositora da feira, a participação na M&TEXPO’2003 é praticamente obrigatória. Segundo 0 gerente de Pneus Agrícolas e Fora-de-estrada, Ronaldo Rios, a empresa aproveita a oportunidade para receber clientes na “em casa”. Ele acredita que o mercado nacional de pneus para equipamentos pesados ganhe força no segundo semestre. “Se considerarmos a atual conjuntura do país, os negócios da Goodyear 110 segmento de construção pesada e mineração estão dentro da normalidade”, diz Rios. A empresa está preparando um estande arrojadamente futurista para a exposição, que segundo Rios lembra uma nave espacial. Nele estarão expostas com destaque a nova linha de pneus para equipamentos fora-de-estrada e a linha de pneus para transportes severos (caminhões rodoviários).

Impulso às exportações — A Eurobras, fabricante de contêineres para canteiros de obras, é outra empresa que utilizará o evento para reforçar a marca de seus produtos. “A M&TEXPO é a maior feira do hemisfério sul para equipamentos pesados e traz visitantes locais e de países vizinhos, graças à projeção da Sobratema no exterior. Isso abre um leque para exportação de nossos produtos, que têm preços muito competitivos no mercado internacional”, garante Carlos Arasanz Loeches, diretor superintendente da Eurobras. Loeches diz que a feira ajuda a alavancar negócios até três meses após sua realização. A Eurobras irá expor seus módulos metálicos habitacionais destinado aos cantemos de obras. “O material de nossos produtos é 100% nacional e está de acordo com a norma NR18. Aproveitando 0 congresso paralelo à feira, a Eurobras fará uma palestra abordando a vivência em obras, com foco nas normas que regulam 0 tema.

A Randon Veículos trará como principal novidade para a feira a retroescavadeira RK406, ganhadora do prêmio Distinção Indústria 2003 da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Inicialmente difundida nos estados do sul do País, a nova retroescavadeira será mostrada ao mercado paulista. O estande da empresa gaúcha trará também novidades na linha de caminhões fora-de- estrada e implementos rodoviários, como pranchas, semirreboques “carrega-tudo” e basculantes.

O engenheiro Lucien Santos, gerente comercial da Randon Veículos, diz que a empresa tem alguns negócios engatilhados que espera fechar durante a M&T Expo, especialmente em retroescavadeiras. “O primeiro semestre de 2003 foi bom para a Randon, principalmente em relação aos caminhões fora-de-estrada RK 430, com unidades vendidas para grandes mineradoras”, considera Santos, que diz ter havido considerável incremento de vendas em relação ao mesmo período de 2002.

Contatos com clientes
A fabricante de equipamentos para pavimentação Ciber quer marcar de maneira expressiva sua presença na feira. Para isso, aumentou em 100% sua área de exposição, passando de 400 metros quadrados para 800 metros quadrados o espaço de seu estande. A empresa comemora 45 anos de existência e encara o evento como um forte canal de comunicação e contatos com seus clientes.

De acordo com Gilvan Medeiros, gerente de Marketing da Ciber, os principais negócios da empresa no primeiro semestre se concentraram no exterior, uma vez que o mercado interno esteve desaquecido. “As obras rodoviárias do governo e das concessionárias de rodovias foram quase zero. Neste segundo semestre, esperamos vender mais equipamentos para as concessionárias, que devem retomar as obras”, espera. A empresa deve apresenta r palestra sobre novas tecnologias para pavimentação durante o congresso. Uma das maiores fabricantes mundiais de motores, a Cummins é um dos grandes expositores da feira. Para o diretor de Marketing da Cummins Brasil, Luís Pasquotto, a M&T Expo tem características únicas e é um excelente cenário para demonstrar aos clientes, e ao mercado em geral, que a empresa está fortemente dedicada aos segmentos de construção e mineração, empenhada em apresentar produtos e tecnologias inovadoras. “Além de estimular a preferência de nossos clientes pelos equipamentos que utilizam motores Cummins, nós esperamos também desenvolver bons negócios na área de geração de energia (aluguel e venda de geradores) e das nossas power unitá (unidades de força para irrigação, compressores, bombas de incêndio e outras)”, explica Pasquotto. Ele lembra que a participação da Cummins no mercado brasileiro de construção tem se mantido entre 42% e 44% há vários anos e que no setor de mineração a empresa também tem forte atuação (produtos de pequena cilindrada, até 78 litros).

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