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Revista M&T - Ed.87 - Fev/Mar 2005
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NOTAS

Michelin lança pneu sem ar

A Michelin apresentou no Detroit Auto Show uma combinação integrada de pneu e roda - o sistema tweei, que opera inteiramente sem ar. Um protótipo já está sendo testa do em carros de passeio e em breve poderá estar disponível para empilhadeiras, equipamentos de construção e veículos militares.
Apontado como futuro potencial da mobilidade, o Tweei - nome criado a partir da contração das palavras tire (pneu) e wheei (roda) - é fruto dos investimentos em pesquisa da Michelin e surge quase 60 anos depois de a empresa desenvolver o primeiro pneu radial. A nova tecnologia da Michelin constitui-se de uma banda de rodagem feita de borracha, unida ao eixo por raios flexíveis, que se deformam para absorver choques e recuperam rapidamente sua forma original.
Os primeiros testes em automóveis foram realizados com um Audi A4 que apresentou desempenho promissor. A aplicação em cadeiras de rodas também vem sendo testada. Com o Tweei, esses equipamentos poderão subir escadas e percorrer
terrenos irregulares, Com montagem facilitada e a vantagem de não furar, o Michelin Tweei também poderá ser aplicado em veículos militares e máquinas de engenharia civil, que vêm recebendo atenção especial nessa fase de testes.


A Michelin apresentou no Detroit Auto Show uma combinação integrada de pneu e roda - o sistema tweei, que opera inteiramente sem ar. Um protótipo já está sendo testa do em carros de passeio e em breve poderá estar disponível para empilhadeiras, equipamentos de construção e veículos militares.
Apontado como futuro potencial da mobilidade, o Tweei - nome criado a partir da contração das palavras tire (pneu) e wheei (roda) - é fruto dos investimentos em pesquisa da Michelin e surge quase 60 anos depois de a empresa desenvolver o primeiro pneu radial. A nova tecnologia da Michelin constitui-se de uma banda de rodagem feita de borracha, unida ao eixo por raios flexíveis, que se deformam para absorver choques e recuperam rapidamente sua forma original.
Os primeiros testes em automóveis foram realizados com um Audi A4 que apresentou desempenho promissor. A aplicação em cadeiras de rodas também vem sendo testada. Com o Tweei, esses equipamentos poderão subir escadas e percorrer
terrenos irregulares, Com montagem facilitada e a vantagem de não furar, o Michelin Tweei também poderá ser aplicado em veículos militares e máquinas de engenharia civil, que vêm recebendo atenção especial nessa fase de testes.

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