Não é todo dia que uma publicação impressa especializada chega a 200 edições no Brasil. Em um cenário de desafios que mais uma vez põe à prova o braço editorial do setor nacional de máquinas para construção e mineração, a revista M&T pode se orgulhar deste feito. Evidentemente, sem jamais abrir mão de muito trabalho e dedicação.
Primeira revista brasileira do setor a contar com versões para tablets e smartphones, a publicação foi o programa inaugural estabelecido pela Sobratema e vem sendo editada ininterruptamente desde 1989, espelhando em suas páginas os mais importantes acontecimentos da indústria de máquinas e equipamentos móveis, seja em inovações tecnológicas e lançamentos, como em segurança, treinamento, legislação, gestão, serviços, locação, manutenção e eventos.
Nesse ínterim, muita coisa mudou, no setor e na publicação. Com o tempo, a revista tornou-se um ponto de referência para os profissionais, sempre amparada em uma apuração jornalística criteriosa e aprofundada, aperfeiçoando seu projeto gráfico-editorial para privilegiar a experiência dos próprios players
Não é todo dia que uma publicação impressa especializada chega a 200 edições no Brasil. Em um cenário de desafios que mais uma vez põe à prova o braço editorial do setor nacional de máquinas para construção e mineração, a revista M&T pode se orgulhar deste feito. Evidentemente, sem jamais abrir mão de muito trabalho e dedicação.
Primeira revista brasileira do setor a contar com versões para tablets e smartphones, a publicação foi o programa inaugural estabelecido pela Sobratema e vem sendo editada ininterruptamente desde 1989, espelhando em suas páginas os mais importantes acontecimentos da indústria de máquinas e equipamentos móveis, seja em inovações tecnológicas e lançamentos, como em segurança, treinamento, legislação, gestão, serviços, locação, manutenção e eventos.
Nesse ínterim, muita coisa mudou, no setor e na publicação. Com o tempo, a revista tornou-se um ponto de referência para os profissionais, sempre amparada em uma apuração jornalística criteriosa e aprofundada, aperfeiçoando seu projeto gráfico-editorial para privilegiar a experiência dos próprios players e informar um segmento tão ávido por novidades como carente de opções informativas específicas. A revista, afinal, surgiu justamente para preencher essa lacuna, ganhando corpo e consistência conforme o próprio setor se fortalecia no país.
O que não mudou foi o olhar atento da publicação, que é solidamente amparada por um Conselho Editorial e uma Diretoria Técnica com raízes consolidadas no segmento de máquinas e equipamentos, incluindo engenheiros e especialistas das mais destacadas empresas brasileiras, além de uma equipe de jornalistas tarimbados com passagens por diversos órgãos de informação, articulistas e colaboradores de alto nível. Mas foi principalmente a disposição para inovar que – através dos anos – levou o título a se reinventar continuamente, passando a cobrir outros segmentos, introduzir novas plataformas de leitura, acompanhar de perto as principais feiras globais e a consolidar-se como – numa palavra – o mais fiel retrato do setor no mercado editorial brasileiro.
LEGADO
Tal posição pode ser comprovada com um olhar retrospectivo sobre a trajetória da revista, que foi contada em detalhes em sua edição 183, de setembro de 2014, quando completou 25 anos. A reportagem traz uma narrativa completa sobre a história da publicação, mas a cada efeméride é sempre bom relembrar os motivos de seu sucesso. Acima de tudo, o que mantém M&T relevante por duas centenas de edições são seus próprios leitores, que confiam na cobertura e sabem que podem contar mensalmente com reportagens exclusivas e informações atualizadas. Porém, nada melhor que os próprios parceiros de longa data para expressar isso. “Sem dúvida, a M&T é uma publicação indispensável para o setor”, opina Roque Reis, vice-presidente da Case Construction Equipment para a América Latina. “A publicação tem um legado muito importante de levar informações técnicas e de mercado relevantes, com precisão e credibilidade aos seus leitores.”
Esse papel de fomentadora do conhecimento é destacado por vários executivos, como Felipe Ruy, especialista em tecnologias da Caterpillar. “É muito importante para o setor contar com uma publicação com o rigor editorial de M&T, que contribui para o aprimoramento do setor ao trazer informações relevantes e compartilhar conhecimentos que ajudam na tomada decisões nos negócios”, afirma. O vice-presidente de vendas e marketing da Komatsu Brasil, Agnaldo Lopes, por sua vez, vê M&T como “um canal de informação sobre as novidades que estão acontecendo nas frentes de trabalho, na indústria e na legislação, trazendo conteúdo de qualidade para todos os envolvidos em nosso mercado”.
De fato, em sua missão de promover o setor de máquinas e equipamentos, a revista conseguiu angariar um respaldo de respeito dentre as maiores fabricantes com presença no Brasil. “Considero a M&T uma das melhores revistas do setor, pois seu apuro editorial e profundidade das matérias e reportagens chamam a atenção”, atesta Afrânio Chueire, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America. “A riqueza de detalhes das matérias e a originalidade dos artigos de opinião fazem da revista uma necessidade para os executivos do setor.”
Para tanto, a publicação se esforça por trazer o estado da arte do que ocorre na construção, tornando-se um dos elementos que fazem com que o setor seja tão importante para o desenvolvimento do país. “É fundamental contar uma publicação como a M&T, que faz um jornalismo especializado de alta qualidade”, avalia Roberto Marques, líder da divisão Construção e Florestal da John Deere Brasil. “Ao longo dos anos, a revista consolidou sua posição ao trazer as novidades e tendências do setor, com reportagens completas e analíticas.”
Outro aspecto que o setor preza muito é o fato de a revista funcionar como uma bússola, apontando caminhos muitas vezes ainda incipientes. “É importante saber o que os demais fabricantes estão fazendo”, crava Richard Klemens Stroebele, diretor-superintendente da Liebherr Brasil. “E manter-se informado sobre as notícias do setor de equipamentos ajuda a entender os rumos e as tendências desse mercado.”
Na mesma linha, o gerente comercial da Schwing-Stetter para a América do Sul, Luiz Polachini, ressalta a importância da atualização de informações para as companhias. “Tentamos sempre absorver o conteúdo tecnológico que mais se encaixa ao nosso segmento, a fim de introduzi-lo em nossos próprios produtos e beneficiar o cliente, que é o elo mais forte de nossa corrente”, afirma o especialista, fazendo coro com Dionísio Covolo, diretor de agregados da Metso, para quem M&T é de suma importância para o setor, “por ser um veículo que leva informações, conhecimentos e experiências técnicas com qualidade e que agregam valor aos profissionais do setor”.
FERRAMENTA
No momento em que o setor enfrenta dificuldades, inclusive em suas revistas especializadas, é salutar aferir a credibilidade que M&T desfruta no Brasil. Para Nicola D’Arpino, vice-presidente da New Holland Construction para a América Latina, M&T é uma publicação relevante por “apresentar um conteúdo diversificado e de qualidade ligado à nossa área de interesse, desde eventos, notícias relevantes com fabricantes e clientes, até análises e situações de mercado”. Já Marcus Marchesin, diretor de operações da JCB do Brasil, destaca que “a revista M&T é um excelente canal de comunicação do setor de máquinas de construção, pois está sempre trazendo informações úteis para o segmento”. “Estamos sempre atentos aos assuntos relacionados a novos empreendimentos, crescimento do mercado da construção rodoviária, projetos logísticos e gargalos da indústria da construção civil e rodoviária”, diz ele.
Outros executivos destacam a diversidade temática que a publicação se propõe a oferecer, gravitando por diferentes setores que compõem a infraestrutura. “A M&T traz à luz abordagens técnicas de diferentes produtos, tanto no aspecto de manutenção, custos de operação quanto também de aplicação”, comenta Galvão Maia, diretor comercial da Astec do Brasil. “Também é uma importante fonte de informação sobre as condições de mercado e dados estatísticos, além de trazer entrevistas com executivos da nossa indústria que sempre abordam diferentes temas de uma maneira muito clara, como expansão ou enxugamento do mercado, cenários, enfrentamento de adversidades ou de bons tempos.”
O bom relacionamento com as fontes, inclusive, também constitui um dos trunfos dessa já histórica trajetória, como se depreende das palavras de Fernando Groba, gerente geral da Atlas Copco Construction Technique. “Trata-se de uma ferramenta fundamental para manter-se atualizado sobre os negócios, as inovações e os principais eventos do mercado de construção”, sublinha. “Aliás, é sempre uma satisfação quando a revista M&T cobre eventos realizados pela empresa ou as feiras das quais participamos.”
Nesse sentido, a boa penetração no setor é outro aspecto que as companhias valorizam no veículo, até pelos benefícios que a circulação extremamente focada oferece aos seus negócios. “A revista M&T tem sido uma boa fonte para levarmos de maneira rápida aos clientes de todas as regiões do Brasil as informações sobre nosso grupo de empresas, produtos e inovações”, pontua Jandrei Goldschmidt, gerente de marketing da Ciber. “E é importante contarmos com meios que nos auxiliem a difundir com credibilidade informações sobre o setor, reduzindo a distância entre a fábrica e os clientes.”
É exatamente isso que M&T quer continuar a representar para o mercado, ao menos por mais 200 edições. Ou seja, um veículo especializado que municie seus leitores com informações atualizadas, fomente a troca de conhecimento e, ainda, auxilie no desenvolvimento dos projetos das companhias. “É uma publicação-chave do mercado que funciona como uma ferramenta no fornecimento de notícias e novidades sobre a indústria de construção e mineração, bem como as mais recentes tecnologias, inovações, produtos, serviços e recursos”, frisa Marcio Santos Cardoso, vice-presidente de vendas e pós-vendas da JLG Industries para a América do Sul. “A M&T possibilita uma oportunidade de continuar a fortalecer e aumentar as relações comerciais com o público-alvo da publicação.”
"A qualidade visual e editorial da revista M&T é excepcional. Os artigos são educativos e relevantes, bem como alinhados às necessidades de mercado. O conteúdo fornece uma visão para o futuro, enquanto o mercado continua a se desenvolver.”
Marcio Santos Cardoso, vice-presidente de vendas da JLG Industries para a América do Sul
"Uma das reportagens marcantes de M&T foi a que antecedeu a M&T Expo 2012. O Brasil estava extremamente aquecido, os fabricantes tinham uma expectativa ótima e pelas reportagens era possível sentir a pujança do Brasil naquele ano.”
Richard Klemens Stroebele, diretor superintendente da Liebherr no Brasil
"A revista faz um mapeamento completo do cenário para o setor, incluindo indicações de potenciais, riscos e expectativas. Com o atual cenário, este trabalho presta uma ótima contribuição para os seus leitores.”
Felipe Ruy, especialista de tecnologia da Caterpipllar
"A reportagem realizada pela M&T a respeito do nosso aniversário foi uma das mais completas. De fato, o material produzido sobre os 60 anos no país se configura como um documento histórico para a Atlas Copco Brasil.”
Fernando Groba, gerente geral da Atlas Copco Construction Technique
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade