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Revista M&T - Ed.258 - Outubro 2021
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Especial

Fusões e aquisições no século XX

O surgimento e o desaparecimento de muitas marcas definiu a evolução do mercado de equipamentos na segunda metade do século XX

A invenção do motor a vapor e, posteriormente, a explosão, levou à fundação de inúmeras fabricantes de equipamentos de construção e manuseio na primeira metade do século XX. Em grande parte, essas empresas surgiram em torno de um propósito específico, para o qual se descobriu uma aplicação generalizada (Bobcat, por exemplo), um aperfeiçoamento de máquina existente (LeTourneau) ou, ainda, uma ideia nova e simples, como colocar uma lâmina na frente de um trator – que até então só puxava implementos ou materiais.

Até os anos 1950, as poucas fusões que ocorreram (como Holt e Best, formando a Caterpillar) foram fatos isolados. Muitas empresas foram criadas em torno de seu fundador (J. I. Case, John Deere, Harry Ferguson, P&H), enquanto outras nasceram de empresas já existentes (Bucyrus, Marion, Euclid, International, Link-Belt, Michigan) ou foram renomeadas após fusões (Bomag, Lorain,


A invenção do motor a vapor e, posteriormente, a explosão, levou à fundação de inúmeras fabricantes de equipamentos de construção e manuseio na primeira metade do século XX. Em grande parte, essas empresas surgiram em torno de um propósito específico, para o qual se descobriu uma aplicação generalizada (Bobcat, por exemplo), um aperfeiçoamento de máquina existente (LeTourneau) ou, ainda, uma ideia nova e simples, como colocar uma lâmina na frente de um trator – que até então só puxava implementos ou materiais.

Até os anos 1950, as poucas fusões que ocorreram (como Holt e Best, formando a Caterpillar) foram fatos isolados. Muitas empresas foram criadas em torno de seu fundador (J. I. Case, John Deere, Harry Ferguson, P&H), enquanto outras nasceram de empresas já existentes (Bucyrus, Marion, Euclid, International, Link-Belt, Michigan) ou foram renomeadas após fusões (Bomag, Lorain, Metso, VCE).

A partir dos anos 1980 e, principalmente, nos anos 1990, houve uma grande quantidade de fusões e incorporações, que transformou por completo o conjunto dos fabricantes. A AEM (Associated Equipment Manufacturers), grupo voltado para novas soluções e exploração dos recursos de comércio internacional, elaborou um levantamento de todas as fundações, fusões, aquisições e encerramentos ocorridos no período de 1834 a 2009, a partir do qual o presente artigo se origina.

Neste especial, os gráficos apresentados mostram os principais movimentos de mercado das marcas mais representativas do setor. Neles, é possível observar empresas extremamente agressivas no processo de fusão e aquisição (como Terex, Case New Holland e Volvo CE) e outras que, após um longo período de estabilidade, resolveram diversificar a atuação por meio de aquisições (Caterpillar). Alguns grupos tiveram duração bastante efêmera, como o IBH, que entrou em colapso em 1983, após um processo bastante agressivo de aquisições, enquanto certos setores seguiram uma linha de especialização e ajuste ao mercado (guindastes e equipamentos de pavimentação e britagem à frente).

A dinâmica desse processo é apresentada sem preocupação com a cronologia, pois busca mostrar a evolução dos fabricantes, principalmente. Evidentemente, não se sabe como esse processo – que no início do século XXI havia arrefecido – continuará no futuro. Mas se espera que a AEM, como fornecedora de informações de suporte, publique atualizações periódicas, que serão veiculadas aos leitores da Revista M&T.

CATERPILLAR

Fundada por C. L. Best, a Best fundiu-se com a C. H. Holt em 1925, resultando em uma empresa chamada Caterpillar Tractor Co. [v. Gráfico 1]. Seis décadas depois, em 1985, a Albaret foi vendida para a Ray-Go, adquirida pela CMI naquele ano. Em 1984, a Caterpillar passou a comercializar unidades produzidas pela CMI e, em 1988, adquiriu os direitos de fabricação das linhas de compactação e asfalto da Ray-Go e Albaret.

Caterpillar: diversificação de produtos a partir de 1980 foi feita com sucessivas aquisições

Em 1985, a Cat comprou da David Brown os direitos de fabricação dos caminhões articulados DJB. Em 1991, comprou a Barber-Greene da Astec e, em 1995, vendeu a linha de centrais misturadoras Wibau para a Wirtgen. A linha de pavimentação em concreto da Barber-Greene foi vendida para a S. C. Johnson em 1985. Em 1986, a Astec adquiriu a Barber-Greene e, em 1998, a Johnson Crushers. Em 1991, a Caterpillar comprou a Barber-Greene da Astec e, em 2000, a Bitelli.

Em 2005, adquiriu uma participação minoritária na Shandong SEM Machinery, completando a aquisição do controle em 2008.

CASE / NEW HOLLAND

A Case foi fundada em 1863 por J. I. Case para fabricação de equipamentos agrícolas [v. Gráfico 2]. Em 1967, adquiriu a Drott e, em 1976, 49% da Poclain, um dos primeiros fabricantes de escavadeiras hidráulicas. Em 1986, comprou a Steiger (tratores) e, em 1988, vendeu os direitos de fabricação dos guindastes Drott para a Shuttlelift, além de 44% de participação na Poclain para o grupo Legris. Em 1995, vendeu os direitos de fabricação das escavadeiras Drott para a Avis.

Na Linha Amarela, a Allis-Chalmers, adquirida pela Fiat, veio a formar a New Holland, que se juntou à Case Construction para formar a CNH. Na linha de britagem, o início também passa pela Allis-Chalmers, que fez parte do grupo Svedala, que gerou a Metso

Em 1967, a Link-Belt foi adquirida pela FMC. Em 1986, a divisão de construção da FMC foi adquirida pela Sumitomo que, em 1998, formou com a Case uma joint venture chamada LBX para produção de guindastes.

A Allis-Chalmers possuía uma linha de britagem e outra de construção, criada com a compra da Monarch (tratores), Ryan (motoniveladoras) e LaPlant-Choate (scrapers). Em 1987, o grupo Rauma-Repola adquiriu a Nordberg e a Lokomo e, em 1989, a Timberjack. Naquele mesmo ano, a Allis-Chalmers vendeu sua divisão de agregados para a Boliden. A nova empresa se chamou Boliden-Allis, vendida para a Svedala em 2001.

Em 1996, a Allis Mineral Systems e a Trellex haviam mudado seu nome para Svedala. Em 1997, a Svedala adquiriu a Reedrill. Em 2001, a Metso adquiriu a Svedala (inclusive Dynapac e Reedrill) e, em 2005, vendeu a Reedrill para a Terex.

Em 2004, a Ingersoll vendeu a linha de perfuratrizes para a Atlas Copco e a Metso vendeu a linha Dynapac para o grupo Altor, que por sua vez a vendeu para a Atlas Copco em 2007.

A Ford iniciou a fabricação de equipamentos agrícolas com o nome Fordson em 1917. Em 1972, adquiriu a Richier (escavadeiras, carregadeiras e motoniveladoras), por sua vez vendida para a Sanborn. Em 1985, a Ford adquiriu a Sperry New Holland da Sperry Rand, que em 1986 passou a se chamar Ford New Holland.

Dois anos depois, a FiatAllis – resultante da fusão entre Fiat e Allis Chalmers em 1973 – e a Ford New Holland uniram suas linhas de equipamentos agrícolas e de construção. Em 1991, a Fiat assumiu o controle da New Holland, que em 1998 consolidou sua linha e a da FiatAllis para formar a New Holland Construction (NHC). Em 1999, a New Holland e a Case Corporation se uniram, formando a CNH Industrial.

DRESSER / KOMATSU

Em 1883, a Huber começou a produzir escavadeiras a vapor sob a marca Marion. Em 1977, foi vendida para a Dresser, que a repassou para a Bucyrus em 1997.

A International Harvester iniciou suas atividades na construção em 1956. Em 1982, foi vendida para a Dresser. Mas a linha de caminhões foi comprada por outro grupo, recebendo o nome de Payhauler, enquanto a linha agrícola foi adquirida pela Case em 1985. Em 1984, a Wabco, que havia adquirido a LeTourneau em 1953, foi comprada pela Dresser.

Entre 1987 e 1989, a ABG produziu equipamentos com a marca Komatsu. Em 1988, a Komatsu e a Dresser formaram uma joint venture (Komatsu Dresser), que incluiu a Galion, adquirida pela Dresser em 1973 [v. Gráfico 3].

Komatsu: aquisições mais recentes, após a formação da Komatsu-Dresser

Em 1989, as operações na Europa passaram para a Furukawa e a Komatsu adquiriu a maioria das ações da Hanomag. Em 1999, adquiriu o restante da Demag e, em 2003, adquiriu da Krone a linha Partek Forest, incluindo a marca Valmet.

VME / VOLVO CE

Fundada em 1902, a Clark adquiriu a Michigan em 1953. Em 1958, a Melroe começou a produzir minicarregadeiras, que a partir de 1962 receberam o nome Bobcat. Anos depois, a empresa foi adquirida pela Clark (1969) e, posteriormente, vendida para a Doosan (2007).

Décadas antes, em 1902, a Austin foi comprada pela Western, formando a Austin-Western. Em 1951, tornou-se parte do grupo Baldwin-Lima-Hamilton, que foi vendido para a Clark. A linha de motoniveladoras deixou de ser fabricada em 1981, com a linha de guindastes Lima sendo vendida para a Grove no mesmo ano.

Em 1972, a Kockum foi vendida para a Akerman. Em 1982, foi adquirida pela Volvo. Em 1953, a Euclid foi adquirida pela GM, que vendeu sua linha de caminhões para a White Motor em 1968, enquanto seus equipamentos passaram a se chamar Terex.

Em 1981, a Terex foi vendida para o grupo IBH. Em 1984, após o colapso do grupo, a GM comprou novamente a Terex, repassando para a Northwest em 1987, quando essa empresa e demais holdings do grupo formaram a Terex Corp. [v. Gráfico 4].

A Dart produziu seu primeiro caminhão fora de estrada em 1937. Em 1984, foi adquirida pela Unit Rig e vendida para a Terex em 1988. Em 1995, a Terex adquiriu a PPM (guindastes) e, em 1998, vieram a American Crane, Holland Lift, O&K Mining, Payhauler e Peiner. Em 1999, foi a vez da Powerscreen, Cedarapids e Finlay.

Em 2001, a CMI e a Atlas ERS também foram compradas pela Terex que, em 2002, adquiriu a Genie e a Demag. Em 2004, a Terex passou a ter 66% da American. No ano seguinte, adquiriu a Reedrill da Metso.

Em 1983, a Haulmasters foi comprada pela Euclid, por sua vez assimilada pela Clark em 1984. Em 1985, a Clark (marcas Euclid e Michigan) formou uma joint-venture com a Volvo, chamada VME. Em 1990, a VME vendeu a linha florestal Ranger para a Valmet e comprou a Zettlemeyer. Em 1995, a Clark Equipment foi comprada pela Ingersoll-Rand (inclusive a linha Bobcat). Em 1995, a Volvo adquiriu o restante da VME, alterando o nome para VCE (Volvo Construction Equipment). Em 2007, adquiriu a linha rodoviária da Ingersoll Rand.

IBH GROUP

A Zettlemeyer foi vendida para o grupo IBH em 1975. A Pingon foi adquirida pela Creusot-Loire em 1977 e vendida para a IBH em 1979 [v. Gráfico 4]. Em 1980, a IBH adquiriu também a Hymac, a Duomat e a Hanomag, que havia sido adquirida da Rheinstahl pela Massey Ferguson. Em 1981, adquiriu a Terex e, em 1982, a Wibau.

Da GM nasceu a Terex, adquirida pela IBH. Com o colapso da IBH, a empresa passou a produzir guindastes, adquirindo inclusive a Northwest, que já havia comprado a Bucyrus. Clark, Euclid e Volvo formaram a VME, finalmente adquirida pela Volvo, tornando-se a VCE

Em 1983, a IBH entrou em colapso. Em 1987, foi a vez de a Zettlemeyer ser comprada pela Eder e, em 1993, pelo grupo VME. No mesmo ano, a Hymac foi repassada para o Grupo NEI, encerrando as atividades em 1989.

NORTHWEST / BUCYRUS / KOEHRING

Fundada em 1875, a Ruston, Burton & Proctor adquiriu a Richard Hornsby & Sons em 1892, alterando o nome para Ruston & Hornsby. Em 1919, adquiriu a Whitaker & Sons.

Em 1882, a Bucyrus-Erie começou a produzir as escavadeiras Thompson a vapor. Em 1930, juntou-se à Ruston, formando a Ruston-Bucyrus. Em 1946, fundiu-se com a Monihan, inventora do sistema walking dragline. Em 1985, a linha de construção da Bucyrus-Erie foi comprada pela Northwest.

A linha de walking dragline da Ransomes & Rapier foi adquirida pela Bucyrus-Erie em 1988. Em 1989, a linha de guindastes sobre esteiras da R&R foi comprada pela NCK, passando a se chamar NCK-Rapier. Em 1998, foi adquirida novamente pela Bucyrus, que comprou ainda a Marion no mesmo ano.

A Koehring adquiriu a Menck em 1963 (alterando seu nome para Bomag) e a Thew em 1964 (alterando o nome para Lorain). Em 1966, adquiriu a Bantam, mas seria sequencialmente repassada, primeiro para a AMCA (1980) e, depois, para a Master Consolidated (1983) e para a Northwest (1986).

Em 1983, a divisão de compactadores da Hyster (Hypac) foi adquirida pela Esco e, em 1990, a Bomag comprou a Hyster. Em 1992, Bomag e Hypac se uniram, passando a constituir a Compaction America. Em 1988, a Marini foi comprada pelo grupo Fayat, que adquiriu a Bomag em 2004.

AMERICAN HOIST / GROVE / MANITOWOC

Em 1892, a Franklin alterou seu nome para American Hoist & Derrick. Em 1987, foi vendida para a Ohio Locomotive Crane. Antes, em 1983, sua divisão Bros., que fora adquirida por um grupo de funcionários, foi vendida para a Ray-Go.

A Grove foi fundada em 1947, passando a produzir guindastes a partir de 1959. Em 1967, foi vendida para a Kidde. Em 1978, adquiriu a National Crane. Na sequência, absorveu a Manlift (1979), a linha de guindastes Lima da Clark (1981) e a Coles (1984) [v. Gráfico 4].

Em 1987, a Grove e a Kidde foram compradas pela Hanson. Em 1995, a Grove adquiriu a Krupp Mobilkrane e, em 1998, foi vendida para a Keystone. Em 1998, a Manitowoc Cranes adquiriu a U. S. Truck Crane. Em 2001, comprou a Potain e, em 2002, a Grove. A Manitowoc foi vendida para a Quantum nesse mesmo ano.

A P&H foi fundada em 1884 por Alonzo Pawling e Henry Harnischfeger. Em 1974, adquiriu a Rheinstahl, que passou a se chamar Harnischfeger. Em 1991, incorporou a linha de perfuratrizes da Gardner-Denver, depois vendida para a Reedrill, em 1993. A linha de compressores portáteis da Gardner Denver foi vendida para a LeRoi no mesmo ano.

Já a Joy Technologies foi adquirida pela Harnischfeger em 1994. Em 2001, a Harnischfeger mudou seu nome para Joy Global Inc.

ATLAS COPCO/ DEMAG/ INGERSOLL

Em 1988, a Ingersoll adquiriu as marcas AB Best Matic, Fortress Allatt e Midland Machinery, além da linha de compactadores da Tampo, depois vendida para a Dynapac, em 1989. Em 1991, adquiriu a alemã ABG, fabricante de compactadores e acabadoras de asfalto. Em 1995, foi a vez da Clark Equipment, inclusive a linha Bobcat, que fazia parte da VME, enquanto vendeu a linha de fresadoras para a Wirtgen.

Atlas Copco: consolidação no segmento de ar comprimido e escavação em rocha através da aquisição de concorrentes

Em 1987, a Chicago Pneumatic passou a fazer parte do grupo Atlas Copco. Em 1989, a empresa adquiriu a Robbins (tuneladoras) e a Kango (rompedores). Em 2001, passou a integrar a Atlas Copco Construction Tools. Em 2004, a Atlas Copco adquiriu a linha de perfuração da Ingersoll Rand [v. Gráfico 5].

Em 1988, a Tamrock adquiriu a Drilltech e a Mission Drilling. Em 1997, a Sandvik adquiriu a Tamrock e, em 2007, a Extec e a Fintec (equipamentos de britagem).

GRADALL

Fundada em 1940, a Gradall foi adquirida pela Warner & Swasey em 1946, que adquiriu a Badger em 1957. A Warner & Swasey foi vendida para a Bendix (em 1979) e para a Allied (em 1982). Em 1983, a linha de equipamentos de construção foi vendida para um grupo de funcionários, passando a se chamar The Gradall Company.

Em 1984, a Warner & Swasey adquiriu a Valmet e, no ano seguinte, foi vendida para a ICM. A Valmet passou a fazer parte da Sisu Corp. em 1994 [v. Gráfico 6]. Em 1999, a JLG comprou a Gradall. Em 2006, a Gradall seria vendida para a Alamo, enquanto a Oshkosh adquiriu a JLG.

Gradall e O&K: vendas sucessivas ao longo do tempo

O&K

A O&K adquiriu a linha de carregadeiras da Yale (Trojan) em 1979, repassando para a Faun, por sua vez comprada pela O&K em 1986 [v. Gráfico 7]. Em 1990, foi vendida para a Tadano.

Em 1988, a O&K adquiriu o controle da Wesserhutte, vendida em 1990. Em 1992, a Krupp se fundiu com a Hoesch, que detinha 75% da O&K.

WIRTGEN

Fundada em 1961, adquiriu em 1989 a SGME, fabricante de equipamentos para pavimentação em concreto. Em 1995, englobou a linha Wibau de centrais misturadoras da Astec e parte da Vögele (acabadoras de asfalto), comprando ainda a subsidiária alemã da Astec. Nesse mesmo ano, adquiriu a linha de fresadoras de asfalto da Ingersoll Rand.

Em 1997, assumiu o controle da Vögele e, em 2000, comprou a Hamm. Em 2001, adquiriu a Global Asphalt, alterando seu nome para Vögele America [v. Gráfico 8].

Wirtgen: consolidação na área de pavimentação se deu entre 1999 e 2000, por meio de fusões e aquisições de concorrentes

Saiba mais:
AEM: www.aem.org

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