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Revista M&T - Ed.18 - Jul/Ago 1993
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NAS EMPRESAS

KOMATSU E LOTUS ASSINAM CONVÊNIO 

Desde 1991, a Komatsu patrocina a Lotus, uma das mais tradicionais e fortes equipes inglesas competindo na Fórmula 1, fornecendo apoio técnico e financeiro sob um contrato de três anos. Recentemente, as empresas fecharam um acordo de apoio tecnológico a ser prestado durante 1993.
Este ano, a Lotus iniciou a temporada como modelo 107B, versão avançada do antecessor, equipado com sus- pensão ativa integral. Após a sua estreia no GP da África do Sul, o novo 107B terminou a prova em quarto lugar, demonstrando, juntamente com a sexta colocação obtida no GP do Brasil, possuir um alto potencial para vitórias.
A suspensão ativa integral usada no modelo é funcionalmente idêntica à usada em 1987. Entretanto, conta com a vantagem de substanciais melhorias no software, resultado de esforços em pesquisas e desenvolvimento por vários anos.
Contribuição
A Komatsu tem contribuído para o bom desempenho da Lotus através de equipamentos, do desenvolvimento de programas, incluindo o fornecimento de sensores de pressão, bombas hidráulicas e outros componentes, e pelas análises das condições da pista do autódromo de Suzuka, no Japão, visando, assim, fornecer dados que melhorem a compreensão das características dinâmicas do carro.

A Lotus espera conseguir refinamentos adicionais à suspensão ativa integral através de testes fora e após a temporada. Também pretende instalar uma caixa de marchas em seus carros ainda neste ano. A tecnologia de ponta viabilizada pela Komatsu tem papel de destaque nestes planos da equipe, e na esperança de conquista de vitórias.


Desde 1991, a Komatsu patrocina a Lotus, uma das mais tradicionais e fortes equipes inglesas competindo na Fórmula 1, fornecendo apoio técnico e financeiro sob um contrato de três anos. Recentemente, as empresas fecharam um acordo de apoio tecnológico a ser prestado durante 1993.
Este ano, a Lotus iniciou a temporada como modelo 107B, versão avançada do antecessor, equipado com sus- pensão ativa integral. Após a sua estreia no GP da África do Sul, o novo 107B terminou a prova em quarto lugar, demonstrando, juntamente com a sexta colocação obtida no GP do Brasil, possuir um alto potencial para vitórias.
A suspensão ativa integral usada no modelo é funcionalmente idêntica à usada em 1987. Entretanto, conta com a vantagem de substanciais melhorias no software, resultado de esforços em pesquisas e desenvolvimento por vários anos.
Contribuição
A Komatsu tem contribuído para o bom desempenho da Lotus através de equipamentos, do desenvolvimento de programas, incluindo o fornecimento de sensores de pressão, bombas hidráulicas e outros componentes, e pelas análises das condições da pista do autódromo de Suzuka, no Japão, visando, assim, fornecer dados que melhorem a compreensão das características dinâmicas do carro.

A Lotus espera conseguir refinamentos adicionais à suspensão ativa integral através de testes fora e após a temporada. Também pretende instalar uma caixa de marchas em seus carros ainda neste ano. A tecnologia de ponta viabilizada pela Komatsu tem papel de destaque nestes planos da equipe, e na esperança de conquista de vitórias.

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