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Revista M&T - Ed.52 - Abr/Mai 1999
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Financiamento

Komatsu assina convênio com Citibank

Linha de US$ 50 milhões para usuários da marca

O Citibank abriu uma linha de crédito de USS 50 milhões para financiamento de equipamentos Komatsu no Brasil. A iniciativa integra um amplo programa de parceria estabelecido nos Estados Unidos pela Komatsu Latin America e o Citibank para atendimento de todos os clientes da marca na América Central e América do Sul. No Brasil, o acordo envolve a KBI (Komatsu Brasil International), empresa criada em junho de 1998 para comercialização e suporte dos
produtos da marca, e a agência centraldo Citi, em São Paulo.
Segundo o diretor financeiro da KBI, Sergio Leão, trata-se de um programa que disponibilizará recursos através das várias alternativas de financiamento existentes no mercado, do leasing, passando pelo Finame Leasing e o Finame Total, até o CDC (Crédito Direto ao Consumidor). “Esse programa é valido para toda linha de importados e equipamentos produzidos no Brasil e esse montante de recursos, exclusivo para o usuário brasileiro dos equipamentos Komatsu, é o previsto para ser utilizado somente nos primeiros 12 meses".
Sérgio Leão garante também que uma das principais reivindicações da Komatsu junto ao Citibank foi a de que banco ofereceria a seus clientes taxas mais competitivas do que as praticadas no mercado. Segundo ele, no momento, a melhor alternativa é o Finame, incluindo o Finame Leasing (onde o próprio banco obtém os recursos junto ao BNDES e depois repassa o financiamento através de uma operação de leasing). Nesse raso, onde continua válido para a região Sul do país, o teto de 60% do valor total que pode ser financiado com recursos do BNDES, diz ele, os clientes poderão conseguir no próprio Citi a complementação, total ou parcial, para aquisição do equipamento. “Isso dependerá obviamente da avaliação do crédito, caso a caso".
Além do acordo firmado com o Citibank, Sérgio Leão lembra que a Komatsu mantém, desde agosto do ano passado, um programa de financiamento com o BCN. “Nós optamos por dois bancos, com metodologias diferencia


O Citibank abriu uma linha de crédito de USS 50 milhões para financiamento de equipamentos Komatsu no Brasil. A iniciativa integra um amplo programa de parceria estabelecido nos Estados Unidos pela Komatsu Latin America e o Citibank para atendimento de todos os clientes da marca na América Central e América do Sul. No Brasil, o acordo envolve a KBI (Komatsu Brasil International), empresa criada em junho de 1998 para comercialização e suporte dos
produtos da marca, e a agência centraldo Citi, em São Paulo.
Segundo o diretor financeiro da KBI, Sergio Leão, trata-se de um programa que disponibilizará recursos através das várias alternativas de financiamento existentes no mercado, do leasing, passando pelo Finame Leasing e o Finame Total, até o CDC (Crédito Direto ao Consumidor). “Esse programa é valido para toda linha de importados e equipamentos produzidos no Brasil e esse montante de recursos, exclusivo para o usuário brasileiro dos equipamentos Komatsu, é o previsto para ser utilizado somente nos primeiros 12 meses".
Sérgio Leão garante também que uma das principais reivindicações da Komatsu junto ao Citibank foi a de que banco ofereceria a seus clientes taxas mais competitivas do que as praticadas no mercado. Segundo ele, no momento, a melhor alternativa é o Finame, incluindo o Finame Leasing (onde o próprio banco obtém os recursos junto ao BNDES e depois repassa o financiamento através de uma operação de leasing). Nesse raso, onde continua válido para a região Sul do país, o teto de 60% do valor total que pode ser financiado com recursos do BNDES, diz ele, os clientes poderão conseguir no próprio Citi a complementação, total ou parcial, para aquisição do equipamento. “Isso dependerá obviamente da avaliação do crédito, caso a caso".
Além do acordo firmado com o Citibank, Sérgio Leão lembra que a Komatsu mantém, desde agosto do ano passado, um programa de financiamento com o BCN. “Nós optamos por dois bancos, com metodologias diferenciadas para aprovação de crédito, para podermos atender ao maior número possível de clientes”, file explica que, no BCN, a aprovação de crédito é feita pela rede de agências e no Citi esse trabalho é centralizado, a partir das informações enviadas pelos distribuidores. “Essa flexibilidade émuito importante, porque se, por exemplo, um cliente estiver estabelecido em uma região muito isolada, a agência local não irá até lá, mas o distribuidor sim. Por outro Iado, as agências estão mais próximas dos clientes do que a agência do Citi na avenida Paulista”.
De qualquer modo, diz Sergio Leão, a ligação entre o cliente final e o banco será intermediada pelo distribuidor. Eles inclusive já passaram por treinamento nos bancos para melhor atendimento ao cliente final. E, quando houver necessidade, umaequipe do próprio agente financeiro irá atender o cliente pessoalmente.

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