P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.78 - Ago/Set 2003
Voltar
PERFURAÇÃO E BRITAGEM

Furos e fracionamentos matemáticos

Aperfeiçoamentos mecânicos, eletrônicos e cibernéticos tornam atuais equipamentos mais precisos nas operações de perfuração e brifagem, além de gerar conforto extra para operadores.

Rompedores com tecnologia italiana A Copex Importação e Comércio Ltda - especializada em equipamentos e ferramentas para demolição e desmonte de rochas e distribuidora exclusiva dos cortadores de rocha tipo rompedores hidráulicos Indeco - traz para a M&T Expo 2003 as últimas novidades e tecnologias em pinças demolidoras e multiuso, conchas selecionadoras de materiais e engates rápidos da VTN Europe, empresa italiana líder no mercado de movimentação de materiais, além da Fiori S.p.A, igualmente italiana, também líder em autobetoneiras e Dumpers. No estande da Copex estarão os seguintes lançamentos C


Aperfeiçoamentos mecânicos, eletrônicos e cibernéticos tornam atuais equipamentos mais precisos nas operações de perfuração e brifagem, além de gerar conforto extra para operadores.

Rompedores com tecnologia italiana A Copex Importação e Comércio Ltda - especializada em equipamentos e ferramentas para demolição e desmonte de rochas e distribuidora exclusiva dos cortadores de rocha tipo rompedores hidráulicos Indeco - traz para a M&T Expo 2003 as últimas novidades e tecnologias em pinças demolidoras e multiuso, conchas selecionadoras de materiais e engates rápidos da VTN Europe, empresa italiana líder no mercado de movimentação de materiais, além da Fiori S.p.A, igualmente italiana, também líder em autobetoneiras e Dumpers. No estande da Copex estarão os seguintes lançamentos Cortador de Rocha modelo Indeco UP 462 e o Compactador Hidráulico de fabricação 100% nacional, além da gama completa de ponteiras e peças de reposição para todo e qualquer rompedor hidráulico. Os produtos Indeco estão disponíveis em 28 modelos de rompedores hidráulicos para veículos de 0,2 a 70 toneladas, tipo “skid steers loaders”, retroescavadeiras e escavadeiras hidráulicas. Rompedores de última geração “inteligentes” com sistema de variabilidade de golpes e recuperação de energia, duplo sistema de amortecimento hidráulico e mecânico, bocais de desgaste intercambiáveis com troca rápida. Têm carcaça slim-line com proteção contra ruídos e sua tecnologia é italiana.

pela Copex estão disponíveis para todo e qualquer rompedor hidráulico em operação no mercado, nos mais diversos modelos e para qualquer tipo de aplicação. Os visitantes da feira também poderão veios engates rápidos VTN, com sistema de troca rápida rompedor x concha e/ou concha x concha, permitindo disponibilidade total para a escavadeira. Eliminam as horas paradas da máquina, têm sistema de acionamento mecânico e/ou hidráulico, tecnologia italiana e estão disponíveis para todas as marcas de escavadeiras hidráulicas.

Outro destaque são as autobetoneiras Fiori, unidades completas e independentes de produção de concreto. Concebidas e desenhadas para misturar e transportar concreto “on site”, são verdadeiras centrais de concreto, auto-propelidas, autônomas e “off-road”.

Equipamentos versáteis e econômicos

A Atlas Copco estará nesta M&T Expo destacando suas linhas de equipamentos e ferramentas para perfuração. Os destaques serão o rompedor portátil Cobra MK1, os rompedores hidráulicos da linha Tex, os equipamentos de perfuração da linha DTH da Atlas Copco Secoroc e a motoperfuradora/ rompedora Pionjár. combustível (lh30 de operação com um litro de combustível) e é dotado de sistema antivibração que reduz ao máximo o nível de vibrações. Dentre suas principais aplicações destacam-se o corte de asfalto, demolição de concreto e compactação do solo.

O rompedor portátil Cobra MKl, desenvolvido e produzido pela Atlas Copco, é um rompedor portátil, compacto, peso leve movido à gasolina e totalmente voltado a ergonomia e aspectos ambientais. Compete em potência e eficiência com rompedores pneumáticos, hidráulicos e elétricos tradicionais, bem como supera outros modelos à gasolina existentes no mercado. O equipamento preenche as demandas ambientais mundiais mais rigorosas em termos de baixa emissão de gases além de utilizar apenas 2% de óleo 2 tempos na mistura. Pesa apenas 24 Kg: consome pouco combustível (lh30 de operação com um litro de combustível) e é dotado de sistema antivibração que reduz ao máximo o nível de vibrações. Dentre suas principais aplicações destacam-se o corte de asfalto, demolição de concreto e compactação do solo. A nova série de rompedores hidráulicos manuais Tex H combina dimensões adequadas e elevada potência, com características que facilitam o manuseio e transporte. São tão potentes quanto os rompedores pneumáticos pesados e ainda são mais fáceis de manusear e transportar. Estão disponíveis com ou sem punho ergonômicos e em três tamanhos; 20, 23 e 26 Kg.

De acordo com a empresa, os equipamentos de perfuração da Unha DTH da Atlas Copco Secoroc proporcionam uma perfuração rápida combinada com um baixo consumo de ar e alta taxa de penetração. Esses produtos “oferecem os mais baixos custos por metro perfurado da indústria”, afirma o site da Atlas. Também presente na feira, a motoperfuradora/rompedora combinada com motor a gasolina Pionjár é um potente e versátil equipamento para utilização em pequenos trabalhos de perfuração e abertura de solos. A Pionjár rompe asfalto e concreto, quebra grandes blocos de pedra e concreto e escava solos duros e até congelados.

Disponível em quatro modelos (duas motos perfuradoras/rompedoras e duas só rompedoras) com peso variando de 23 a 25 Kg, permitem a utilização de até 17 tipos de ferramentas e acessórios (como martelos, corta-asfalto, ponteiro e compactador).
A divisão CMT da Atlas Copco também deverá estar divulgando suas carretas de perfuração, como a Roc D7. Trata-se de uma carreta de perfuração sobre esteiras, especificamente projetada para trabalhar em pedreiras ou na construção civil, com alta produção e velocidade de perfuração. A nova geração de perfuratrizes de topo, COP 1800, proporciona alta produtividade na execução de furos de 2 V2” (64mm) a 4” (l02mm) de diâmetro. Equipada com um braço articulado e acionado por motores de tração, com duas velocidades de deslocamento, esta carreta é ideal para operar em terrenos acidentados e locais de difícil acesso, sem que sua produtividade seja comprometida. Entre seus principais acessórios, destacam-se^ Duplo guia de tubos durante 0 emboque, magazine e trocador automático de tubos, inclinômetro e medidor de profundidade eletrônico, além de cabine com ar condicionado. A Atlas Copco mostra também nesta feira a sua linha de geradores e compressores GX (veja na seção Geradores e Compressores).

Maior jumbo de perfuração

Em uma área de 525 m2, a Sandvik leva para a M&T Expo 2003 suas linhas de produtos para perfuração e britagem. O jumbo de perfuração Tamrock Axera T08S 290C será a grande estrela da empresa na feira. O jumbo Axera T08 é 0 maior jumbo disponível no mercado equipado com chassis articulado, permitindo a ele ter aplicações que vão desde a indústria de mineração até a construção civil.

Com capacidade real de alcance de até 8,7 m e de largura de 14,4 m, pode executar perfuração em túneis pequenos, devido a seu chassi articulado e túneis grandes devido a sua grande área de cobertura. O Axera T08 é também dotado do sistema de controle inteligente TPC 560. Segundo a empresa, este sistema, lançado juntamente com a nova linha Axera T, possui características exclusivas que garantiram à Tamrock a patente de vários recursos que tornam a perfuração mais econômica e eficiente, com grande redução do consumo de ferramentas de perfuração e performance bastante superior aos jumbos comuns atualmente em operação no mercado. O jumbo exposto é também equipado com o sistema TMS de monitoramento de ângulos, que garante a execução furos paralelos com ângulos de emboque perfeitamente controlados, de forma a otimizar o perfil do túnel e o paralelismo entre os furos.

No Brasil, os jumbos da linha Axera T já estão sendo empregados em várias obras de construção de hidrelétricas, como as de Campos Novos, Ceran e Irapé. Na obra de Irapé, um só jumbo T08S 390 de três braços está substituindo um conjunto de três jumbos antigos de três braços, com grande economia e performance. Nas obras de Campos Novos e Ceran, as unidades empregadas (dois Axera TIOS 312C, com alcance vertical superior a 10 m) dispõem também do sistema computadorizado TCAD de monitoração da operação. Através dele, é possível a execução de furos conforme alinhamento e locação precisos em relação a um plano de fogo previamente programado num computador comum. Após a execução dos furos, o operador grava em um disquete comum um relatório com todo o desempenho da perfuração, contendo a localização exata de cada furo e seus desvios em relação à sua localização planejada.

A Sandvik também estará expondo os rompedores hidráulicos da linha Rammer. Desde os pequenos, como o S23 de 450 kg, para pequenas obras de demolição, até o grande Cl00 de 4 toneladas, que pode ser empregado em quebra de grandes matacos ou em desmonte primário a frio em operações onde o desmonte por explosivos é indesejável.

A área de britagem, as novidades que a Sandvik leva para esta feira são o britador de mandíbulas Jawmaster 1108 HD para motor elétrico de 150 hp, o britador de cone Hydrocone H3800 EC para motor elétrico de 200 hp e o Sistema ASRi de controle automático de abertura e monitoramento de britadores de cone Hydrocone. Estes novos britadores Jawmaster e Hydrocone são modelos fabricados no Brasil em parceria pela Sandvik RockProcessing e Brumazi Equipamentos § Industriais, na fábrica localizada em £ Sertãozinho (SP). Entre os diferenciais competitivos dos britadores lançados, estão o patenteado sistema hidráulico Hydroset (que possibilita a regulagem de abertura com carga), grande boca de alimentação e vários tamanhos de excentricidades (para cada necessidade) e também sistema interno de pressurização para vedação eficiente contra pó do óleo lubrificante.

Os britadores de mandibulas Jawmaster são empregados no primeiro estágio dos processos de britagem para redução das rochas provenientes dos desmontes da jazida. Os britadores de cone Hydrocone são empregados nos processos de britagem em todos os estágios após os britadores de mandíbulas ou giratórios. Em alguns casos podem ser utilizados como primário em jazidas naturais, cujos tamanhos de alimentação não excedam 300/400 mm.

O sistema ASRi é o novo lançamento mundial da Sandvik desse controle automático computadorizado de abertura e monitoramento para todos os britadores Hydrocone. Este sistema não tem similar sendo comercializado no Brasil devido aos demais equipamentos concorrentes não terem este tipo de dispositivo já desenvolvido.

Soluções para mineração e construção

A Air Service Indústria e Comércio Ltda. — empresa nacional fornecedora de equipamentos, acessórios e peças de reposição especialmente para os ramos de mineração, construção civil e siderurgia — estará na M&T Expo 2003 expondo seus principais produtos e serviços. Fundada em 1971, produz rompedores pneumáticos manuais, perfuratrizes pneumáticas manuais, perfuratrizes pesadas (pneumáticas e hidráulicas), carretas de perfuração, afiadores de brocas e coroas, motores pneumáticos, equipamentos para siderúrgicas, peças de reposição e acessórios, além de prestar serviços de reforma de compressores de ar e carretas de perfuração.

Britadores, perfuratrizes, peças e serviços

A Metso Minerais estará na M&T Expo 2003 ocupando uma grande área externa na Arena, para compartilhar e demonstrar as mais recentes inovações tecnológicas do grupo nas áreas de britagem, peneiramento, compactação e pavimentação. A Metso participará com todas as suas marcas: Faço, Nordberg, Svedala, Dynapac (ver seção Pavimentação), Trellex, Reedrill e Lindemann. Entre os equipamentos expostos, estarão os de grande porte, como britadores, perfuratrizes, peças de desgaste e peças fundidas.

Os visitantes que passarem no estande da empresa também poderão conhecer a nova divisão Metso Service. Com ela a Metso passa de simples fabricante de máquinas e equipamentos à condição de fornecedora de soluções integrais, o que inclui não somente assistência técnica, automação de instalações e softwares de controle operacional, mas também contratos de manutenção, financiamento e aluguel de equipamentos, administração de estoques e monitoramento de equipamentos à distância. Num primeiro momento, os “produtos” da Metso Service são os contratos de reforma, manutenção e operação de instalações. A nova unidade de negócios se beneficiará, quando necessário, de todos os recursos das instalações industriais da empresa em Sorocaba, mas conta com equipes próprias de engenharia e existem planos de abrir pequenas instalações para atendimento local - as Centrais de Serviços.

Perfuratrizes rotativas para fundações

A B.S Tubos, empresa estabelecida em Betim, polo industrial de Minas Gerais, também está representada na M&T Expo. A empresa inicialmente fabricava e comercializava acessórios para fundação e geotecnia. Há pouco mais de 2 anos iniciou a fabricação de perfuratrizes rotativas hidráulicas para execução de fundações. Nessa linha de equipamentos, pode-se destacar a perfuratriz BS-1000 — perfuratriz hidráulica montada sobre “Os shields são verdadeiras fábricas que vão ‘navegando’ debaixo do solo”, diz o engenheiro Edson Peev, gerente de Negócios da Asserc. “Além do computador de bordo, e do computador na superfície o sistema permite que a operação seja monitorada também a partir da Alemanha, sede da fabricante Herrenknecht. O computador de superfície pode ficar conectado via modem e receber o suporte do fabricante”.

“Os shields são verdadeiras fábricas que vão ‘navegando’ debaixo do solo”, diz o engenheiro Edson Peev, gerente de Negócios da Asserc. “Além do computador de bordo, e do computador na superfície o sistema permite que a operação seja monitorada também a partir da Alemanha, sede da fabricante Herrenknecht. O computador de superfície pode ficar conectado via modem e receber o suporte do fabricante”.

Tecnologia nacional em perfuratriz hidráulica

A Metalúrgica Wolf, apresentará na M&T Expo mais uma opção de sua linha de equipamentos de perfuração. Trata-se da “carreta de perfuração totalmente hidráulica, MW-4000”, com compressor de ar incorporado e perfuratriz de superfície para perfuração de até o 4”, como um equipamento autônomo. A MW- 4000 é um equipamento que foi desenvolvido com o enfoque para o mercado brasileiro, tendo em vista, segundo a Wolf, alto rendimento, baixo consumo de óleo diesel, menor desgaste no material seccionado, menor custo homem hora, simplicidade na operação, e baixo custo. A MW-4000 pode ser equipada com coletor de pó, trocador de haste e cabina.

Carreta de projeção — Enrique Altstadt, da Asserc, destaca que outras vedetes no estande da Asserc serão a bomba de projeção Aliva AL 263, tipo rotor, com capacidade para até 15m3/h e a Carreta de Projeção AL 505 com tanque de aditivo incorporado, equipamentos que permitem projeção de concreto tanto na via seca, úmida e semiúmida, também utilizadas com sucesso. “Esta característica de multi- funcionalidade permite que com uma bomba possam ser atendidas as diversas fases de execução da obra, envolvendo o revestimento de túneis e taludes”.

Tanto a bomba Aliva AL 263 quanto a carreta de projeção AL 505 permitem a projeção de concreto tanto na via seca, quanto úmida e semi-úmida. A Carreta de Projeção de Concreto AL 505 pode receber alternativamente uma das seguintes bombas: a AL 262.1B, com capacidade de Projeção de 5 a 10 m3/h; a AL 263, com capacidade de Projeção de 4 a 15 m3/h; e a AL 285, com capacidade de Projeção de 8 a 20 m3/ h. O equipamento tem ainda em sua montagem padrão os seguintes componentes: bomba dosadora de aditivo liquido AL 403.2B; tanque de aditivo com capacidade de 1.000 1; enrolador de cabo; conjunto de projeção completo com mangote, bico, misturador suporte do mangote; carreta rebocável com duplo eixo; patolas para estabilizar o conjunto; e freio de estacionamento.

Para manter a tradição, o estande da empresa dará um show à parte de criatividade e estilo. A montagem terá o formato de uma taberna, decorada com toque e personalidade ítalo - germânica. Nele, estarão expostas 12 marcas de equipamentos representadas pela Asserc no Brasil - Herrenknecht e Aliva (segmento de túneis e valas), BSP (equipamentos para perfuração e escavação para fundações), Bernold-Ceresola (anéis segmentados), Casagrande (perfuratrizes), Alimak (Suécia) - plataformas e equipamentos para “shaft”, Condat (França) - lubrificantes e espumas e graxas especiais para shield, Schõma (Alemanha) — locomotivas, Eickhoff (alemã) — frezadoras e cabeçotes de frezagem para abertura de túneis, Fiori, Mühlháuser (Alemanha) - carros especiais e vagões para transporte de rocha.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E