Revista M&T - Ed.54 - Ago/Set 1999
Voltar
Perfuração e britagem

Contra todas as pedras do caminho

De rompedores, equipamentos de demolição e resgate, carretas de perfuração a centrais de britagem e máquinas especiais para fundações
Permínio Amorim (esq.) e equipe da Getefer

Marathon anti-desgaste
Atuando na área de representação e distribuição de equipamentos internacionais para construção e mineração desde 1983, a Getefer apresentou na M&T Expo’99 os rompedores hidráulicos HM 220, 780, 1000, lançamentos da Krupp Berco Bautechnik e o novo Compactador/Estaqueador 8700 da norte-americana Allied.
Novo modelo da série de rompedores leves, segundo Permínio Amorim, da Getefer, o HM 220 tem peso de serviço de 360 kg pressão de trabalho de 120-150 bar e frequência de 530 a 1050 golpes/min. O HM 780, semi-pesado, tem peso de1200 kg, pressão de 160 a 180 bar efrequência de 340 a 680 golpes/min, enquanto o HM 1000, da série pesada, tem peso de serviço de 1700 kg, pressão de trabalho de 160 a 180 bar e frequencia de 320 a 600 golpes/min. Os dois últimos são equipados com si


Permínio Amorim (esq.) e equipe da Getefer

Marathon anti-desgaste
Atuando na área de representação e distribuição de equipamentos internacionais para construção e mineração desde 1983, a Getefer apresentou na M&T Expo’99 os rompedores hidráulicos HM 220, 780, 1000, lançamentos da Krupp Berco Bautechnik e o novo Compactador/Estaqueador 8700 da norte-americana Allied.
Novo modelo da série de rompedores leves, segundo Permínio Amorim, da Getefer, o HM 220 tem peso de serviço de 360 kg pressão de trabalho de 120-150 bar e frequência de 530 a 1050 golpes/min. O HM 780, semi-pesado, tem peso de1200 kg, pressão de 160 a 180 bar efrequência de 340 a 680 golpes/min, enquanto o HM 1000, da série pesada, tem peso de serviço de 1700 kg, pressão de trabalho de 160 a 180 bar e frequencia de 320 a 600 golpes/min. Os dois últimos são equipados com sistema Marathon, deproteção contra o desgaste, com Auto Control que permite adaptar automaticamente co equipamento às condições de trabalho.

Demolição e resgate
Representante no Brasil dos produtos da alemã Darda, especializada na fabricação de equipamentos para demolição & ereto, rocha e alvenaria, a Nors Comércio Importação e Representação Ltda. reservou para a M&T Expo’99 o lançamento do HCS 5, uma ferramenta hidráulica combinada.
Indicado para demolições em alvenaria e resgate veicular ou defesa civil, a HCS 5 pode ser usada como tesoura ou tenaz, através da troca de acessórios, lâminas ou mandíbulas. A Tesoura Hidráulica (HSC 5 C) corta chapas, tubos, estruturas metálicas, cabos de aço, madeira e vergalhões de aço de até 18 mm. Suas lâminas, com abertura de até 32 cm, podem ainda desmontar guarnições de metal ou madeira, remover tubulações, auxiliar no resgate de acidentados cm veículos ou sustentar placas de concre¬to em desabamentos. Já a Tenaz Hidráulica (HSC 5 B), equipada com pontas articuladas de aço, realiza demolições de paredes de alvenaria de até 32 cm de espessura.

Estande da Darda na M&T Expo

Tecnologia italiana
Outra que repetiu a participação de 1997, duplicando a área do stand e a quantidade de equipamentos expostos foi a Carmix do Brasil, que atua na área de máquinas e equipamentos para argamassa, bombeamento, concreto, fundações, geotecnia e pesquisase rocha.
A Carmix representa a Beretta Alfredo, fabricante de perfuratrizes hidráulicas de pequeno e médio porte, a Mait, de perfuratrizes de médio e grande porte, a Turboexpot Engineering, fabricante de bombas e misturados para argamassa e concreto, a IVG, que produz mangotes de borracha para transporte de materiais, a MetalGalante, líder mundial em auto-betoneiras e fabricante de escavadeiras e dumpers, a Tecniwell, fabricante de bombas, misturadores e injetores para Jet Grouting e a FM Gruas, líder de mercado italiano no setor de gruas de torre e do mercado brasileiro, onde tem uma joint venture com a SITI, fabricante nacional.

Unidade hidráulica para rompedor
Um compressor à gasolina, de 42 PCM e uma unidade hidráulica para 1 rompedor de 30 kg ou 2 rompedores de 20 kg, foram os lançamentos da Armeq Máquinas e Equipamentos Ltda.
Com 22 anos de atividade e filiais em Alphaville e Santana do Parnaíba, a empresa fabrica, ainda, compressores a diesel elétricos, escavadeiras com martelo hidráulico e ferramentas pneumáticas, hidráulicas, elétricas e com jato de areia e atua também como locadora de equipamento

Carretas e rompedores
Rompedores, jumbos e carretas hidáulicase ferramentas de perfuração foram os escolhidos pelas divisões Sandvik TamrockSandvik Rock Tools para representar o grupo em seu stand da M&T Expo.
Fabricado pela finlandesa Rammer oG120, um dos modelos da linha que incluirompedores hidráulicos de 80 a 6600 kg éindicado para aplicações mais pesadas tendo sua carcaça projetada em uma única peça e sendo equipado com um sistema de amortização de vibrações. A linha dejumbos ecarretas destacou os modelos 500, 600 e 700 da série Ranger e os modelos 800, 900, 1100 e 1500, da série Pantera.
O stand também trazia produtos de outrosfabricantes representados no Brasil pela Sandvik como as carretas de perfuração,martelos e bits de fundo de furo da Driltechamericana e equipamentos para escavação de túneis em rochas pouco consolidadas, da Voest Alpine austríaca.
Carmix: bombas e perfuratrizes hidráulicas

Centrais de britagem
Presente em 1995 e 1997, a Betomaq Indl.Ltda trouxe para a M&T Expo, pela terceira vez, não só nomes como os da Whiteman, Marshalltown, Edco, Rev, Turbosol, USF Surface Preparation, Kennametal e Imer, entre outros, fabricantes de bombas e misturadores para argamassa e concreto e de equipamentos para preparação e concretagem, como também a Hartl e a Pipe Hawk, por exemplo, visando a introdução denovos produtos nas áreas de mineração e entulhos.
Assim, concentrou seus esforços, durante a feira, na divulgação de novas centrais de britagem sobre esteiras e usinas recuperadoras de entulhos da Hartl, sonares para análises de interferências em sub-solos da Pipe Hawk, lâminas escarificadoras e ferramentas para corte e perfuração da Kennametal e centrais de usinagem móveis para manutenção de equipamentos pesados da Sir Meccanica srl.

Torres para cravação
A IHC Hydrohammer BV, empresa holandesa de equipamentos para fundação, esteve pela primeira vez na M&T Expo.Apesar de ser um grupo de alcance mundial, com 26 filiais em diversos países, a IHC optou, durante o evento, por privilegiar a divulgação de máquinas e equipamentos fabricados pela brasileira Fundex, que adquiriu no início deste ano, como torres para cravação, estacas hélice contínua e de perfuração dupla.
Compactadores para escavadeiras
Fabricante italiana de compactadores e martelos hidráulicos, que expõe pela segunda vez na M&T Expo, a Idromeccanica Italiana apresentou durante a feira dois novos modelos de compactadores, o C-180 e o C- 900. O C-180 é indicado para escavadeiras de 1 a 2.5 t, tem peso de 170 kg, 1200 a 2200 rpm e força centrífuga máxima de 1000 kg. Já o C-900 tem aplicação em escavadeiras de 12 a 19 t, como os modelos 688 da Case ou 312, 315 e 317 da Caterpillar, entre outras e tem peso de 950 kg, 1000 a 2000 rpm e força centrífuga máxima de 12000 kg.
A nova linha conta também com o modelo C 420, intermediário entre o C-180 e o C- 900, para escavadeiras médias - de 5 a 9 t - com peso de 410 kg, 1000 a 2000 rpm e força centrífuga máxima de 2900 kg.
Perfuração a céu aberto
A M&T Expo’99 foi o cenário escolhido para que a Atlas Copco Brasil divulgasse o ROC F7, primeira carreta de perfuração da nova geração de equipamentos de perfuração a céu aberto da empresa. OROC F7 tem motor MercedesBenz de 230 HP,refrigerado à água e turboalimentado, compressor de parafuso Atlas Copco com pressão de 10,5 bar e 143 l/s, esteiras com capacidade de oscilação de cerca de 10°, projetadas para transmitirem solo a menor pressão possível, sistema mecanizado de troca de hastes (para até 8 hastes), coletor de pó com pré-separador e sistemas duplo para guia de hastes, automático para anti-engrimento de bits e de limpeza auxiliar com água. A cabina
tem ar condicionado e vidros rayban eperfuratriz, da série COP1800 tem capacidade de perfuração de 3 a 4½’“.
A Atlas Copco deve , ainda, lançar em outubro próximo o ROC L8, projetado para operar com martelos DTH com diâmetro de perfuração de 4.5/16” até 6.1/2”. O motor é um Caterpillar (water cooled) de 2000 RPM, o compressor tem pressão de 25 bar e405 l/s. O equipamento tem velocidade máxima de deslocamento de 3,4 km/h e inclinação máxima de 20° e 35°, com e sem guicho, respectivamente.
Recentemente lançada no Brasil, os geradores Atlas Copco também foram apresentadosdurante o evento. Com potências que variam de 40 a 1500 kVA, conforme o modelo, o produto destina-se à utilização emsituações de emergência, em horáriosdeponta, para co-geração ou como fonte principal de energia.
Guindastes de pórtico
Participando pela primeira vez da M& Expo, a Braz-Tools Com.Imp.Exp.Ltd. teve como meta consolidar sua atuação no mercado como distribuidora e representante exclusiva da italiana Casagrande SPA.
Entre os produtos eequipamentos fabricados pela Casagrande edivulgados durante o evento estavam os guindastes de pórtico, máquinas especiais para fundações, estacas hélice contínua, estações parede diafragma, micro-estacas, estacas raiz, tirantes e túneis.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E